SUMÁRIO


Por em 13 de junho de 2024

8 dicas para supermercados se posicionarem melhor no Meu Negócio

Saber como aproveitar ao máximo o potencial do Google Meu Negócio pode ser importante para aumentar a visibilidade do seu supermercado e, assim, atrair mais clientes para a sua loja. Mas afinal, como fazer isso? Aqui vamos compartilhar dicas valiosas sobre como os supermercados podem se posicionar melhor nesta plataforma e aproveitar ao máximo suas vantagens. Acompanhe!

A importância do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que os negócios gerenciem sua presença online no Google, incluindo a Pesquisa e o Maps. Assim sendo, quando otimizada de forma correta, essa ferramenta pode aumentar significativamente a visibilidade do seu supermercado, atrair novos clientes e, ainda, melhorar a experiência do usuário.

Aliás, isso acontece porque um perfil atualizado, bem otimizado e ativo no Google Meu Negócio não só atrai mais visitantes ao seu site, mas também ao seu estabelecimento físico. Dessa forma, com mais clientes encontrando e visitando seu supermercado, você pode ver um aumento nas vendas.

Além de atrair mais clientes para o seu supermercado e, com isso, estimular o aumento das suas vendas, o Google Meu Negócio também pode ser importante para:

Melhorar a credibilidade da sua marca

Perfis completos e bem mantidos no Google Meu Negócio transmitem confiança aos consumidores. Isso acontece porque as avaliações positivas e a resposta ativa aos comentários mostram que você valoriza a opinião dos clientes e está comprometido em fornecer um ótimo serviço.

Promover o engajamento direto com o público

Através da plataforma, você pode interagir diretamente com seus clientes, respondendo a perguntas, comentários e avaliações. Por fim, o foco nesse relacionamento ajuda a melhorar a experiência do cliente e é mais uma forma de reforçar que você se importa verdadeiramente com eles. E já sabemos o quanto a experiência do consumidor é essencial para o sucesso do seu supermercado, não é mesmo?

Conhecer insights importantes do seu supermercado

O Google Meu Negócio oferece estatísticas detalhadas sobre como os clientes estão interagindo com seu perfil. Isso inclui quantas pessoas visualizaram seu perfil, pediram direções, visitaram seu site ou ligaram para seu supermercado. Então, esses dados podem ser utilizados para você entender melhor seu público e ajustar suas estratégias de marketing.

– Veja também: 3 ações de marketing para supermercados atraírem clientes

8 dicas para se posicionar bem no Google Meu Negócio

Agora que você sabe um pouco mais sobre os benefícios de ter um perfil atualizado no Google Meu Negócio, é hora de conferir dicas para fazer isso com maestria. Para isso, siga o nosso passo a passo: 

1. Complete todas as informações

O primeiro passo para começar a obter bons resultados com o Google Meu Negócio é preencher de forma completa todos os campos disponíveis no perfil do seu negócio. Isso inclui:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Site;
  • Categorias;
  • Descrição da empresa.

Aliás, lembre-se sempre de que: quanto mais informações você fornecer, mais fácil será para os clientes encontrarem seu supermercado. Por isso, busque deixar o seu perfil o mais completo possível, já que isso pode trazer bons resultados para o seu negócio.

2. Mantenha suas informações atualizadas no Meu Negócio

Pois bem, além de preencher adequadamente o seu perfil na plataforma, certifique-se de que todas as informações estejam sempre corretas e atualizadas. Assim sendo, caso existam mudanças no horário de funcionamento, telefone para contato, localização, site, entre outros, atualize imediatamente para evitar confusões e possíveis avaliações negativas.

Afinal, você não quer gerar uma experiência negativa ao cliente que vê o horário de funcionamento da sua loja no Google Meu Negócio e, ao chegar lá, se depara com ela fechada, pois descobre – apenas após ter se deslocado até a loja – que o horário mudou, certo?

3. Utilize fotos de alta qualidade

Fotos de alta qualidade do interior e exterior do seu supermercado, bem como dos produtos e promoções, podem atrair mais clientes. Assim sendo, lembre-se de caprichar nas fotos, tendo a certeza de que elas transmitem a imagem que você deseja que o seu supermercado transmita. Então, ao fazer os cliques, cuide com a iluminação, qualidade das imagens e escolha com cuidado as fotos que você quer que representem a sua marca na plataforma do Google.

4. Incentive a interação e responda as avaliações no Google Meu Negócio

As avaliações são muito importantes para a credibilidade do seu supermercado. Por isso, incentive seus clientes a deixarem avaliações e sempre responda aos comentários, seja para agradecer um elogio ou para resolver uma reclamação. Acompanhar as avaliações e respondê-las mostra que você se importa com a opinião dos clientes e, também, está sempre por dentro do que acontece com o seu supermercado.

5. Permita a troca de mensagens

A troca de mensagens funciona como uma espécie de chat, garantindo que você estabeleça mais um canal de comunicação direta com o público. Dessa forma, poderá esclarecer dúvidas de forma ágil e estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes.

6. Faça postagens no Google Meu Negócio

Você sabia que é possível fazer postagens no Google Meu Negócio? Isso mesmo! Então, aproveite essa funcionalidade para compartilhar novidades, promoções e eventos. Ao fazer isso, você manterá o seu público informado e engajado e, além disso, estará atuando de forma positiva para melhorar o SEO do seu perfil.

7. Monitore as estatísticas

O Google Meu Negócio oferece insights valiosos sobre como os clientes estão encontrando e interagindo com seu perfil. Use esses dados para ajustar suas estratégias e melhorar continuamente sua presença online

8. Acompanhe as tendências

Por fim, vale lembrar que o Google Meu Negócio, assim como grande parte das ferramentas tecnológicas, está sempre sendo atualizado em busca de trazer melhores resultados – tanto para as empresas, potencializando os seus resultados e aumentando a credibilidade da marca, quanto na criação de melhores experiências para o público.

Assim sendo, busque acompanhar as novidades promovidas pela plataforma e aproveitar as novas funcionalidades que forem surgindo com o passar do tempo. Dessa forma o seu supermercado não ficará para trás!

Quer saber mais sobre como acompanhar as principais tendências do universo do varejo e melhorar de forma contínua os resultados do seu supermercado? Então continue acompanhando o blog da Mercafacil e aprofunde o seu conhecimento sobre os temas supermercadistas que estão em alta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

Daniela Hendler