SUMÁRIO


Por em 1 de outubro de 2020

Por que contratar uma startup para alavancar meu varejo?

O futuro do varejo passa pelas startups e, sim, contar com o suporte de uma – ou mais de uma – startup pode ser o que falta para fazer com que o seu negócio alavanque de vez.

Isso acontece porque as empresas varejistas precisam acompanhar as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo dos clientes. E, se isso não parece ser uma tarefa fácil, as startups surgiram para tentar tornar essa adaptação ao futuro algo mais plausível e positivo para os negócios.

Aplicando estratégias mais ousadas, usando a tecnologia e dados para embasar as ações, as startups trazem a inovação para o setor varejista. E, o quanto antes começar a ser feito o investimento nessa área, antes poderão ser colhidos os frutos dessa mudança.

Além de tudo, vale lembrar que a parceria com uma startup vai muito além do ganho financeiro. Ela representa um avanço no posicionamento da sua empresa. Afinal, mostra que você está, sim, preocupado e preparado para o futuro próximo, buscando trazer as melhores soluções para o seu cliente.

Mas afinal, o que é uma startup?

Segundo algumas definições do Sebrae, startup é “uma empresa que tem a capacidade de desenvolver um produto ou serviço inovador que tenha como objetivo criar uma solução inovadora que ainda não foi solucionada pelo mercado”. 

Normalmente, as startups estão ligadas a soluções tecnológicas e, por terem esse pilar de inovação muito forte, costumam enfrentar um início marcado por incertezas. Porém, quando dão certo, são marcas que possuem alta escalabilidade e se tornam referências naquilo que fazem. Afinal, são visionárias e, mais do que acompanhar o comportamento do consumidor, elas ditam tendências de consumo. 

Alguns exemplos de startups que você provavelmente conhece são: Google, Uber, Spotify, Netflix, Nubank, entre outros. Nomes poderosos, não é mesmo?

O crescimento das startups no varejo

Pensando mais especificamente no setor varejista, as startups estão começando a ocupar um espaço cada vez mais relevante no mercado. No caso da Mercafacil, por exemplo, o objetivo é facilitar a vida do varejista, entregando soluções completas, automatizadas e, ao mesmo tempo, humanizadas. Como? Unindo o que há de melhor em tecnologia, inteligência artificial e CRM. 

Assim, a startup armazena os dados dos consumidores e oferece ao varejista a possibilidade segmentar esses dados em diversas categorias. Dessa forma, a Mercafacil colabora para que os varejos façam campanhas mais assertivas e pessoais, tratando seus clientes de maneira singular, respeitando os seus gostos, particularidades e preferências. 

Além disso, oferece soluções que aproximam e agilizam o relacionamento entre marca e cliente, como a utilização do chatbot e o envio de SMS. Tudo é planejado e desenvolvido com o objetivo de trazer mais resultados positivos para o varejista e, é claro, tornar a vida do cliente final mais fácil.

Vantagens de contratar uma startup para o seu varejo 

Pois bem, agora você sabe um pouco mais sobre o que é uma startup e como ela atua, certo? Então, chegou a hora de conhecer de forma mais detalhada as vantagens que ela pode trazer para o seu supermercado.

1. Enxergar oportunidades que empresas tradicionais nem sempre percebem – mas que a startup percebe

As startups normalmente são compostas por um time de profissionais multidisciplinares e focados em trazer soluções inovadoras em um menor espaço de tempo para o seu negócio. Essa é a mentalidade que rege os profissionais da empresa.

O resultado disso é que a startup, costuma enxergar oportunidades e trazer soluções para o seu varejo antes mesmo de você perceber que precisava de uma mudanças. Ou seja, antecipa as tendências e traz aquilo que o cliente nem sabia que precisava mas que, depois, tornam-se imprescindíveis. Basta pensar nos exemplos que citamos anteriormente, como o Google e o Uber, por exemplo. 

2. Trazer alto retorno sobre o investimento 

É claro que, para contratar uma startup, você precisa fazer um investimento financeiro. Porém, como já dissemos anteriormente, as startups costumam ter uma alta rentabilidade e escalabilidade. Assim, podem representar um alto retorno sobre o investimento para o seu varejo. 

Para isso, é importante buscar uma startup que ofereça algumas soluções integradas para o seu negócio e, é claro, seja confiável. Assim, pesquise a história dessa startup, assim como os feedbacks sobre seus serviços, portfólio de clientes, entre outros.

3. Ter uma equipe dedicada para escalar o seu negócio

Ao contratar uma startup, você foca todo o seu esforço e tempo nas atividades que possui conhecimento e experiência. Enquanto isso, terá uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalhando em busca de trazer as melhores soluções inovadoras para o seu negócio. 

4. Ser bem-visto pelos clientes, fornecedores e parceiros – e ser temido e respeitado pela concorrência

Por fim, mas não menos importante, contar com todo esse suporte tecnológico é algo extremamente positivo para aqueles que “veem a sua marca de fora”. Por exemplo: os clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros.

Quando as pessoas percebem que a sua marca está evoluindo constantemente, trazendo novas soluções e facilidades para os clientes, elas percebem que o seu varejo tem valor. Sua marca passa a ser mais reconhecida e comentada.

Vale lembrar que isso também reflete internamente, pois acaba fazendo com que os colaboradores queiram fazer parte do seu time e, assim, você tem uma maior retenção de talentos. 

Ou seja: contratar uma startup é um investimento que pode trazer inúmeros benefícios para a sua marca em diversos setores. Porém, antes de escolher a empresa – ou as empresas – que será(serão) sua(s) parceira(s), faça uma busca detalhada até encontrar aquela que mais se encaixe naquilo que o seu varejo precisa. Assim, o investimento será mais certeiro. 

Ps: interessou-se pelo assunto? O site TechTudo traz um artigo em que explica o que é uma startup e como ela funciona. Fica aqui a nossa dica de leitura! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]