Métricas de Varejo

O seu supermercado está pronto para a inovação no varejo?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A inovação no varejo já é uma realidade. Na verdade, o caminho que o segmento tem seguido nos leva a crer que as transformações estão apenas no começo.

Ano após ano surgem novas metodologias, estratégias e soluções para o mercado varejista. Sejam elas em formatos de vendas, de gestão ou na forma como consumidor e marca se relacionam.

Apesar desse olhar para o futuro e o constante surgimento de formas de inovar, o futuro do varejo é agora. Quanto antes sua empresa perceber isso, mais rápido você poderá impulsionar os seus ganhos.

Acompanhe o post para entender como o mercado tem se adaptado a essas transformações e como você pode começar a mudar o futuro da sua empresa hoje!

A inovação no varejo já começou

Se engana quem pensa que o varejo está no início do seu processo de transformação. É verdade que ainda existem muitos caminhos a serem explorados.

Apesar disso, já existe muito trabalhado sendo colocado em prática e grandes redes varejistas como Amazon e Alibaba falam por si só.

Ambas já atuam com diversas ferramentas tecnológicas e estratégias que até pouco tempo não eram realidade no segmento varejista. Não é a toa que essas empresas têm crescido ano após ano e se tornaram referências para os demais.

Segundo o ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2019 feito pela WPP e Kantar na Bolsa de Valores de Nova York, a Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo. Já o Alibaba alcançou o status de marca chinesa de maior valor no mercado.

No mercado brasileiro essa movimentação de inovação no varejo também se faz presente. De 2018 a 2019, o número de startups focadas no mercado varejista chegou perto de 40% de crescimento.

O  melhor é que a atuação dessas empresas é variada. Temos exemplos desde lojas virtuais até ferramentas de inteligência artificial. Além disso, outro aspecto importante é que existem ferramentas com valores acessíveis para vários tipos de lojas.

Essa ampla área de ação dá ao varejista uma série de possibilidades para começar a investir em inovação. Aqueles que forem mais atentos às novidades e implementarem novas soluções e metodologias certamente vão sair na frente.

Nos últimos meses o que você tem feito para se manter atualizado? Em quantas ferramentas tecnológica investiu para sua loja?

Uma resposta positiva para essas questões certamente podem mostrar que a sua empresa está no caminho certo.

Como o varejo alimentar tem evoluído constantemente, não seguir essa tendência pode significar a queda nos resultados e consequentemente o enfraquecimento no mercado.

Comece agora a mudar o futuro da sua empresa

Como já foi falado, a quantidade de soluções para o varejo é ampla e certamente podem se adaptar a realidade da sua empresa. No entanto, para iniciar esse trabalho na sua loja é importante que você tenha objetivos bem definidos para a contratação de uma solução.

Será preciso que internamente você identifique os pontos com os quais não está satisfeito e com base nisso escolher a melhor forma de realizar o seu investimento.

Contudo, nem sempre é fácil encontrar os dados certos para serem analisados ou até mesmo descobrir qual é o problema que tem acontecido na sua operação para um resultado negativo.

Esse é um dos principais motivos para que você se mantenha atualizado com o que há de novo no mercado. Já que muitas das soluções disponíveis no mercado têm como principal objetivo identificar sinais que antes eram imperceptíveis ou muito difíceis de serem encontrados.

Se manter atualizado é algo que precisa se tornar uma rotina no seu dia a dia de gestão. Para contribuir com isso temos um convite especial para você, confira:

 

Ainda não investe em inovação, tecnologia ou não consome conteúdos sobre esses temas? Saia da sua zona de conforto e aproveite esse evento que vai mudar o futuro da sua empresa!

Acesse o site do MF On Tour e garanta já a sua participação!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment