Por em 24 de novembro de 2020
Varejista: é hora de fazer o planejamento para 2021
Você já está fazendo o seu planejamento para 2021? Pois chegou a hora de debruçar-se no calendário do próximo ano e começar a definir como será 2021 para o seu negócio.
Sabemos que 2020 pegou todos nós desprevenidos. Os varejistas se viram obrigados a adaptar o seu negócio “no susto”, sem um planejamento prévio ou operações prontas para lidar com as novas demandas. Porém, 2021 tem tudo para ser diferente.
Afinal, já estamos mais adaptados à tal “nova realidade”. Também, passamos a conhecer melhor as tendências e comportamento dos consumidores que vieram para ficar, assim como as preferências dos clientes na hora de fazerem as compras.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) divulgados pelo InfoMoney, existem três grandes tendências do varejo que vieram para ficar e devem receber um destaque no seu planejamento para 2021.
Planejamento para 2021: 3 tendências do varejo que vieram para ficar
Mais do que compreender estas tendências, é importante que você saiba como interpretá-las e como desenvolver ações que estejam em sintonia com elas. Estamos falando de:
1. “Faça você mesmo” e consumo local
Depois de passar mais tempo em casa devido à pandemia, e, também, das possíveis restrições financeiras impostas pelo Covid-19, o consumidor passou a fazer seus próprios produtos – e ele gostou desta ideia. O prazer do “faça você mesmo” voltou à rotina e deve permanecer como uma tendência para o ano que vem.
Além desta tendência, a escolha por consumir produtos vendidos localmente e de forma segura também é algo que veio para ficar. O consumidor atual valoriza os micro e pequenos empreendedores locais. E essa valorização não se deve apenas pela comodidade de fazer suas compras em um local perto de casa, mas também por sentir que está ajudando a economia da região.
Para corroborar ainda mais essa nova tendência, vale destacar que, segundo dados divulgados pela SA Varejo:
- 72% dos consumidores estão comprando mais em lojas de bairro;
- Lojas de vizinhança cresceram 10,1% do início do ano até a metade de junho, na comparação com o mesmo período de 2019.
2. Slowlife e consumo crítico/colaborativo
“Slowlife” ao pé da letra significa “vida devagar”. Este conceito está relacionado com o novo ritmo da vida adquirida com a pandemia e com a eliminação daquilo que não é essencial.
A chegada do Covid-19 fez com que o consumidor desenvolvesse uma visão mais analítica sobre aquilo que ele consome e, também, a repensar algumas das suas necessidades. Há o aumento da valorização de experiências do que de itens.
Há uma mudança de pensamento da vontade de “ter o bem” para “ter acesso ao bem”. O Uber é um exemplo disso: você abre mão de ter um carro (um bem), para ter acesso a ele (a partir do uber e demais aplicativos que facilitem o deslocamento).
3. Redes sociais, interação remota e digitalização
As redes sociais já vinham desempenhando um papel importante para o varejo e, com a pandemia, sua função tornou-se ainda mais valorizada. Assim sendo, ao pensar no seu planejamento para 2021, é essencial dar um papel de destaque para esses poderosos canais de comunicação e de “vitrine” para o seu varejo. Falaremos mais disso logo abaixo.
Agora que você sabe quais são três fortes tendências de consumo para o próximo ano, é hora de começar o planejamento para 2021 no seu varejo.
Planejamento para 2021: como aproveitar essas três tendências no seu varejo?
Conheça o seu cliente
O “Consumo local”, que citamos lá no primeiro tópico, está diretamente ligado com o atendimento personalizado que você, e somente você, oferece ao seu cliente. E, para isso, é essencial que você conheça-o e saiba muito bem como atendê-lo e tratá-lo.
Para isso, além de apostar em um atendimento impecável na sua loja, é hora de contar com a tecnologia para te ajudar nessa missão. Sim, a tecnologia não só pode, como deve, estar no seu planejamento para 2021. E cabe a você saber como utilizá-la das maneiras mais proveitosas para o seu supermercado.
Um bom investimento é passar a contar com um software de gestão de clientes para o seu negócio. Essa ferramenta faz com que você compreenda de forma mais precisa e assertiva quem são os seus consumidores.
Assim, você passa a entender a maneira a qual eles se comportam, o que desejam quando vão até a sua loja, qual o ticket médio das compras, entre outros. Você identifica o seu faturamento e cria o seu próprio clube de descontos, fidelizando e valorizando o seu cliente.
Valorize a região
Falando em valorização, outro ponto importante para o planejamento para 2021 é compreender que o varejo de proximidade está em alta. Então… Aproveite!
Que tal buscar parcerias com outras empresas da região? Estamos falando desde fornecedores para o seu supermercado, até academias, lotéricas, salões de beleza, lojas, pet shops, gráficas, entre outros. Entenda o seu papel na região em que está localizado e ajude a torná-la mais rica.
Assim, além de atrair os consumidores que moram e/ou trabalham por perto, você também terá maior capacidade de chamar atenção daqueles que não costumam estar sempre presentes na região, mas que estão curiosos para conhecer o seu varejo.
Use os canais de comunicação e redes sociais de maneira inteligente
Suas redes sociais são extremamente poderosas. Além delas, canais de comunicação como o e-mail, WhatsApp e SMS, e ferramentas como o chatbot (assistente virtual) e o Push também devem ser exploradas pelo seu varejo e fazer parte do seu planejamento para 2021.
Além de divulgar informações mais “óbvias” e relacionadas apenas com a venda de produtos – como o encarte do seu supermercado, por exemplo, – você pode usar seus canais de comunicação para estreitar o relacionamento com o seu cliente, conhecê-lo melhor e, até mesmo, ensiná-lo.
Por exemplo, conforme citamos no início do texto, o “Faça você mesmo” está em alta. Assim sendo, já pensou em criar uma série nas suas redes sociais em que você ensine o seu consumidor a fazer artigos por conta própria? Você pode fazer vídeos tutoriais, carrossel de fotos ou, até mesmo, incluir um “faça você mesmo” em um dos seus encartes. No fim, você ressalta que todo os produtos utilizados podem ser encontrados na sua loja.
Explore este universo! Você pode sugerir desde receitas diferentes, passando por brinquedos feitos à partir de itens recicláveis, enfeites para casa, quadros decorativos, porta-retratos, vasos de flores, entre outros! Assim, você está incentivando o seu cliente a colocar em prática a criatividade e, em alguns casos, até auxiliando-o a criar uma nova fonte de renda. Sirva de inspiração, o seu negócio tem este poder! Basta saber como aproveitá-lo.
É hora de fazer o planejamento para 2021
Agora você já sabe um pouco mais sobre algumas das tendências de consumo que vieram para ficar. Então, que tal começar a fazer o seu planejamento para 2021 e oferecer destaque para elas?
Ademais, lembre-se de que a Mercafacil está aqui para te auxiliar neste processo. Entendemos que cada cliente é diferente buscamos te ajudar a compreender e a fidelizar cada um deles. Ficou interessado? Então conheça as nossas soluções completas para o varejo. Agende uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas e surpreenda-se.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]