SUMÁRIO


Por em 17 de dezembro de 2020

Conheça as oportunidades de janeiro para o varejo e comece bem o ano

Para começar o ano com boas vendas, nada melhor do que conhecer as principais oportunidades de janeiro para o varejo, não é mesmo?

As campanhas sazonais devem fazer parte do planejamento do seu supermercado e, o quanto antes você conhecer as principais datas de cada mês, antes pode começar a desenvolver suas ações.

Aqui, para te ajudar a começar o ano com o pé direito, vamos trazer as oportunidades de janeiro para o seu supermercado. Entretanto, ao final do texto, você poderá baixar o nosso Calendário Promocional do Varejo – Edição 2021, material que traz todas as datas comemorativas do ano. 

Ideias de campanhas sazonais e as principais oportunidades de janeiro para vender mais

03/01 Super Saldão / Balanço de início de ano

Começar o ano movimentando a sua loja e oferecendo boas ofertas é uma ótima forma de atrair clientes – tanto novos quanto antigos – para o seu supermercado. Assim sendo, uma boa dia é liquidar os produtos que restaram no estoque após o final de ano, apostando em um super saldão. O que acha?

O início de ano traz consigo uma energia de “renovação”, então… Pode ser uma ótima oportunidade para você lançar o seu clube de descontos ou, então, fazer uma grande divulgação dele, caso ele já exista.

Ademais, aproveite o início do ano para apostar na atualização cadastral dos seus consumidores e, é claro, utilizar esses dados de maneira inteligente ao longo do ano. Como? Utilizando o software de Gestão de Clientes, que vai te auxiliar a compreender melhor o comportamento do seu consumidor e, assim, te ajudar a:Fazer ações de relacionamento mais assertivas;

Enviar as ofertas certas, para o cliente certo, na hora certa, pelo canal ideal. E muito mais!

04/01 Resgate de inativos de dezembro

Dezembro é um mês que costuma atrair muitos clientes para o varejo, principalmente por causa das festas de final de ano e do 13º salário. Ainda assim, é importante começar janeiro pensando em boas ações de resgate e reativação de clientes. Afinal, é possível, sim, que no final do ano, seus clientes tenham feito compras nos concorrentes.

Criar uma campanha voltada para esse público certamente pode contribuir para que os clientes que estão há um tempo sem comprar na sua loja voltem a fazer negócio contigo. É sempre bom lembrar que, para ações de reativação, as segmentações são o principal meio de obter os melhores resultados.

Para isso, é claro, você deve cadastrar e identificar os seus clientes. Se você já faz esse trabalho, fortaleça-o! Se ainda não faz,  agende um bate-papo com nossos especialistas e passe a incluir essa ação na sua estratégia.

Transformar dados de compra em ações de comunicação é uma tendência do mercado. Essa estratégia vem crescendo anos após ano e certamente pode fazer toda a diferença na sua loja.

06/01 Dia da Gratidão

Dentre as oportunidades de janeiro para o varejo, destaque para o “Dia da Gratidão”, que acontece logo no dia seis. A data é ótima para reforçar o relacionamento com os seus clientes e, também, promover uma ação interna com os seus colaboradores.

Ainda, que tal aproveitar e fazer uma postagem nas suas redes sociais enaltecendo o valor da gratidão? Ou então mandar SMS para seus clientes reforçando-os o quanto eles são importantes para a sua marca?

A data é uma ótima forma de humanizar a sua comunicação e tornar a sua marca mais próxima dos consumidores. Aproveite-a com assertividade.

15/11 Dia do Adulto

O Dia do Adulto pode ser usado para você criar campanhas segmentadas em diversos setores da sua loja. Uma boa dica é fazer algo do tipo “hora de relaxar na vida adulta”, com ofertas casadas, que podem fazer sentido para essa parcela do público. Por exemplo:

  • Promoção nas carnes e na cerveja… Afinal, relaxar na vida adulta pode estar relacionado com fazer churrasco com os amigos/família;
  • Ofertas em bebidas alcoólicas diferenciadas, como vinhos e destilados;
  • Até mesmo promoções em itens de limpeza, já que a vida adulta também traz a necessidade de cuidar da própria casa. 

Para ter sucesso na campanha, é importante lembrar de segmentar o público de acordo com seu perfil de compra. Assim, as chances de sucesso da ação certamente serão maiores.

24/01 Dia Nacional dos Aposentados  

Além do Dia do Adulto, outra das oportunidades de janeiro para o varejo é o Dia Nacional dos Aposentados. Então… Você sabe se muitos aposentados costumam frequentar a sua loja? Que tal, usando o seu software de gestão de clientes, saber melhor quem são esses clientes?

Uma opção é criar uma segmentação de acordo com a faixa etária e fazer uma campanha especial para esses consumidores. Identifique quais são as mercadorias preferidas dessa parcela de público e crie uma ação assertiva para o seu supermercado. 

Essa estratégia pode ser ótima para aproximar a sua loja dos clientes e, ainda, aumentar as suas vendas. Assim sendo, que tal criar um encarte com ofertas exclusivas para esses clientes e enviar um SMS do tipo:

“Hoje, no dia do aposentado, ofertas exclusivas apenas para voce que e cliente do clube de descontos do Supermercado XXX”

Se no cadastro dos seus clientes você tiver as informações da profissão do consumidor, a campanha segmentada pode ser ainda mais efetiva!

Além dessa campanha, lembre-se, é claro, de utilizar as suas redes sociais para fazer postagens sobre a data.

26/01 Dia da Gula

É claro que o Dia da Gula pode ser uma ótima data para você movimentar a sua loja ao final do mês, não é mesmo?

Que tal aproveitar essa oportunidade de janeiro para ofertar produtos deliciosos, que despertam a gula? Os setores de padaria, mercearia e panificadora podem ter um boom de vendas se você fizer uma ação estratégica na sua loja. 

Além disso, você pode aproveitar o dia para fazer brincadeiras e enquetes nas suas redes sociais. Por exemplo, para gerar engajamento nos seus stories, que tal fazer uma disputa entre comidas deliciosas e perguntando qual é o preferido dos seus clientes?

  • “Hamburguer x Pizza”; “Brigadeiro x Sorvete”; “Coxinha x Pão de queijo”, entre outros. 

Ao fim, é claro, você pode ressaltar que no seu supermercado o cliente encontra todas essas delícias fresquinhas esperando por eles.

Além das enquetes, as redes sociais também podem ser utilizadas para você postar receitas deliciosas e despertar a vontade do seguidor ir até a sua loja para comprar os ingredientes. Aproveite a data! 

30/01 Dia da saudade  

Para finalizar as oportunidades de janeiro no varejo, temos também o Dia da Saudade. A data pode ser ótima para você criar uma campanha de resgate de inativos e de clientes perdidos.

Dessa forma, veja em seu software de gestão de clientes quais são os consumidores que estão há pelo menos 30 dias sem comprar na sua loja e envie ofertas personalizadas para eles. Sempre, é claro, de acordo com o histórico de compras e gosto daquela pessoa.

Aproveite que é o Dia da Saudade e envie uma SMS com uma mensagem que tenha esse teor. Por exemplo:

“Hoje é dia da saudade e nós, do Supermercado XX, estamos sentindo sua falta. Veja as ofertas que separamos especialmente para você. Elas são válidas até amanhã [link]”

Essa ação pode trazer tanto aumento nas vendas como a reaproximação e a reativação de clientes. E o mais legal é que, utilizando um bom software de gestão de clientes, você saberá mensurar de maneira exata a taxa de sucesso da ação.

Muito além das oportunidades de janeiro para o varejo. Veja dicas para iniciar o ano com as vendas em alta

Todas essas dicas de ações e datas, quando bem trabalhadas, podem trazer bons resultados para a sua loja. Ademais, vale lembrar que todos os meses do ano são recheados com datas comemorativas. Ou seja: momentos ideais para você:

  • Aumentar suas vendas;
  • Estimular o cadastro de clientes no seu Clube de Descontos;
  • Fortalecer o relacionamento com o seu consumidor;
  • Tornar a sua marca mais forte, e muito mais!

Você já deve saber que apostar em uma comunicação recorrente com os clientes pode melhorar os seus resultados. Entretanto, para fazer isso de maneira assertiva, é essencial planejar como será a execução dessa estratégia.

O ideal é fazer um plano que contenha as datas que você irá fazer ações especiais e, também, qual será a verba investida em cada ação. Para isso, uma boa dica é criar um calendário promocional e definir as táticas utilizadas para o ano todo.

Pois então, que tal baixar agora mesmo o Calendário Promocional para 2021 que a Mercafacil desenvolveu para os varejistas? Com ele, você poderá começar o ano com o pé direito e, mais do que isso, manter esse ritmo durante todos os meses.

Quer saber mais sobre como aplicar essas ações na sua loja? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções personalizadas para o seu negócio.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]