Como o layout de supermercado bem feito vai aumentar suas vendas

layout de supermercado bem feito

Sumário

Você já deve saber que apostar em um layout de supermercado bem pensado pode fazer toda a diferença para o seu negócio, certo?

Afinal, quando bem feito, o layout de loja é uma excelente estratégia para ajudar os clientes e a terem uma melhor experiência de compras na sua loja. E isso, por si só, já deveria ser o suficiente para te motivar a estudar mais sobre o assunto. 

Porém, acertar a mão e fazer um bom layout de supermercado traz ainda outras grandes vantagens para o seu negócio. E é para te mostrar quais são elas que nós, em parceria com a Paranáfrigor, preparamos este material para você. Acompanhe!

Mas afinal, o que é um bom layout de supermercado?

De acordo com Carlos Fin, gerente comercial da Paranáfrigor com mais de 40 anos de experiência em supermercados, um bom layout de supermercado ajuda o estabelecimento a vender mais, melhor e reduz despesas. “Ele é tanto um mapa estratégico de vendas quanto de operação”, diz.

E não trata-se de apenas de desenhar a posição de cada gôndola, expositor ou checkout. O bom layout deve ser pensado e executado considerando os indicadores do negócio, o público-alvo da loja e a operação da equipe.

“Também, é necessário levar em conta outros fatores, dentre os quais estão: o estacionamento, a retaguarda (produção e armazenagem), a acessibilidade e as vias de acesso ao estabelecimento”, explica o gerente comercial.

Qual a importância de ter layout de supermercado bem pensado?

Prosseguindo, o consultor para projetos especiais da Paranáfrigor e especialista em gerenciamento de categorias, Silvio Cabrero, comenta que “é muito importante pensar muito bem o layout para que a operação da loja seja otimizada e para que os clientes tenham a melhor experiência de consumo”.

Para entender melhor, ele ressalta que a otimização de operação leva em consideração: 

  • O recebimento de mercadorias na retaguarda;
  • A agilidade no armazenamento – para não ser quebrada a “corrente do frio”, que nada mais é do que manter a integridade dos itens perecíveis;
  • A reposição eficiente na área de vendas sem causar transtornos aos clientes, sem aumentar as perdas de mercadorias
  • A boa distribuição de equipamentos refrigerados sem comprometer a eficiência do maquinário, evitando que haja o aumento de custos com a operação do supermercado.

Também, levando em consideração a melhor experiência de consumo possível para o cliente, é essencial compreender que o layout de supermercado deve ter:

  • Lógica de circulação;
  • Corredores confortáveis;
  • Clima agradável para os clientes que circularão pela loja;
  • Checkouts bem distribuídos;
  • Estacionamento dos carrinhos de compra sempre organizado;
  • Boa setorização do mix;
  • Exposição adequada para produtos que causem o desejo de compra pela autoindulgência. 

São todos esses fatores que, atuando em conjunto, causam maior satisfação no cliente e fazem com que ele tenha vontade de retornar à sua loja. Afinal, ela atendeu e superou as expectativas de consumo do consumidor.

Como fazer um bom layout de supermercado?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre tudo o que abrange o bom layout de supermercado, é hora de entender como fazê-lo. Segundo o gerente comercial da Paranáfrigor, “tudo começa com a integração do escopo comercial com o escopo operacional nas áreas de vendas e retaguarda. É necessário balizar todas as definições do layout através das duas perspectivas”, explica.

Neste cenário, ações que podem auxiliar no desenvolvimento do layout são:

  • Contar com a ajuda dos fornecedores, que possuem informações estratégicas para impulsionar as vendas;
  • Ouvir o que os colaboradores têm a dizer, já que eles trabalham na área de vendas e podem contribuir com informações relevantes;
  • É claro, conhecer muito bem o seu cliente. Afinal, todo o seu layout de supermercado é feito com o objetivo de garantir a melhor experiência para ele. (Ps: esse é um ponto tão importante que, abaixo, você verá um tópico exclusivo para ele. Continue a leitura!) 

A importância da distribuição correta dos setores dentro da loja

Carlos Fin também ressalta a necessidade de uma correta distribuição dos setores dentro da loja. “A isto chamamos de ‘departamentalização’. É nesta etapa que as categorias de produtos correlatas são agrupadas, oferecendo ao shopper (a pessoa que compra, interage com o ponto de venda e vivencia a experiência de loja) uma experiência de compra lógica e sequencial, mesmo que inconscientemente”, explica.

Assim sendo, os setores são organizados de modo que um “puxa” o outro. Por exemplo: ao entrar em uma sessão de “cuidados com os cabelos”, o shopper é impulsionado a levar um pente ou uma escova, quando seu objetivo de compra seria apenas um shampoo.

Favorecendo o fluxo de clientes e a operação

Outro ponto que é importante ressaltar é a área de instalações da loja. Isso vale desde o estacionamento até as docas. Afinal, não adianta ter uma boa loja se ela não oferece uma boa acessibilidade.

Por isso, na hora de pensar no layout de supermercado, é fundamental levar em consideração a melhor localização e distribuição de:

  • Gôndolas e balcões refrigerados em locais de fácil reposição e abastecimento;
  • Investir em bons expositores de perecíveis;
  • Ter uma casa de máquinas bem localizada e dimensionada, proporcionando baixo consumo de energia e menores custos de manutenção.

Quais os resultados que o layout bem feito pode trazer para a loja?

De acordo com Silvio Cabrero, sob a ótica da experiência de consumo:

“Uma loja que possui um layout bem feito consegue conquistar novos clientes, aumentar o ticket médio das vendas e fidelizar os clientes habituais, aumentando a frequência de compras deles. Além disso, é natural que haja a propaganda ‘boca a boca,’ por parte dos clientes, pois a experiência de consumo agrada e surpreende eles”. 

Silvio Cabrero, consultor para projetos especiais da Paranáfrigor.

Já sob a ótica operacional, também existem outros ganhos que o layout de supermercado bem feito oferece. Dentre eles:

  • A organização aumenta;
  • As perdas diminuem consideravelmente;
  • A equipe necessária para a operação da loja fica mais enxuta. 

“É dessa forma que o layout bem feito proporciona economia ao supermercadista”, conclui o consultor.

Como conhecer o hábito de compra do consumidor pode ajudar na definição do layout?

Em um dos tópicos acima, falamos brevemente sobre a importância de conhecer bem o seu cliente na hora de fazer um bom layout de supermercado. Agora vamos destrinchar um pouco mais sobre esse assunto de extrema relevância.

Primeiramente, é importante afirmar que ter informações e dados assertivos sobre os hábitos de compra dos seus consumidores é essencial para você ter um bom layout de loja. 

Isso acontece porque são essas informações que permitem que o supermercadista formate o layout do supermercado buscando oferecer um nível de satisfação e conforto para o seu cliente. O resultado? o shopper prioriza o seu supermercado frente aos outros.

Conhecimento é a chave

Além disso, vale ressaltar que conhecimento é a palavra-chave para qualquer negócio. E, no varejo em geral, em que o foco principal deve ser sempre o cliente, conhecê-lo bem faz toda a diferença. “É o cliente/shopper que vai garantir o sucesso da sua loja”, comenta o gerente comercial da Paranáfrigor.

Assim sendo, é importante que haja uma união entre o varejista, a indústria e softwares de gestão tecnológicos. Afinal:

  • O varejista conhece mais sobre a cultura local e o público-alvo da loja;
  • A indústria conhece o potencial de venda e alcance dos produtos que produz;
  • Ferramentas tecnológicas trazem os dados reais sobre o supermercado.

Com isso, cabe ao varejista interpretar esses dados e transformá-los em ações que irão auxiliar no aumento de vendas e de rentabilidade.

Porém, muito além disso, bons softwares de gestão de clientes, como é o caso do CBM (Consumer Behavior Management – Gestão de Comportamento do Consumidor) da Mercafacil, além de mostrar os itens que estão agradando mais ou menos os shoppers, traz dados precisos que te mostram de forma detalhada o comportamento de compras do seu consumidor.

Com ele, o supermercadista passa a  compreender quais produtos saem mais e em quais épocas. Também, o software oferece todo o histórico de compras dos consumidores, assim como o valor de ticket médio, número de cupons, dados pessoais (como endereço, idade, sexo, estado civil), entre outros.

Ao unir de forma estratégica essas informações, o varejista tem todo o material que precisa para oferecer ao cliente uma loja de excelência em exposição, sempre com inovações e na vanguarda.

Use a tecnologia a seu favor na hora de fazer um bom layout de supermercado

Utilizar ferramentas tecnológicas que identifiquem o comportamento do shopper é uma vantagem competitiva fundamental neste “novo normal”. 

E você, já utiliza um bom software de gestão de clientes como o CBM da Mercafacil?

Com ele, você compreenderá cada um dos seus consumidores e terá uma chance maior de acertar em cheio no bom layout de supermercado. Ficou interessado? Então agende uma demonstração gratuita com um dos especialistas da Mercafacil e surpreenda-se.

* Material produzido pela Mercafacil em parceria com a Paranáfrigor

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