SUMÁRIO


Por em 27 de agosto de 2019

Como avaliar o sucesso da implantação de um clube dos descontos

Lançar um clube dos descontos em supermercados é um primeiro passo para a mudança na estratégia de gestão.

O principal aspecto que muda é a maior atenção em relação aos clientes e o comportamento de compra deles.

Um programa de fidelização como esse, é apenas uma das formas que existem para criar a base de dados da sua loja. Que na sequência será utilizada para a criação de suas ações de venda e até mesmo para a tomada de decisões estratégicas.

Acompanhe este post para entender como gerenciar o seu clube de descontos e como aproveitar seus benefícios para melhorar os resultados da loja a longo prazo.

Lançamento de um clube dos descontos em supermercados

Mais importante do que lançar um clube, ou qualquer outro programa de fidelização, é dar atenção integral a ele durante todo o projeto.

É fundamental estar comprometido com a ideia, pois só assim você irá atingir os resultados que deseja.

Além disso, é importante ter um líder para o projeto e também treinar toda sua equipe para a correta execução da estratégia.

Podemos dizer que esses são quase que processos obrigatórios para que a ideia do clube de descontos funcione na prática.

Na sequência, começam os trabalhos mais operacionais de loja como a escolha de produtos e a produção de materiais de comunicação.

Essas etapas que vão levar até o lançamento são muito significativas para toda a estratégia. Afinal, se existirem falhas logo no início a aceitação dos consumidores tende a ser menor.

Por esse motivo, é preciso concentrar o seu trabalho e o da sua equipe para criar uma ótima tática de lançamento do clube dos descontos do seu supermercado.

Essa situação certamente terá grande relevância para o futuro da sua estratégia de gestão de clientes.

Um aspecto que merece a sua atenção e que já comentamos é o engajamento da equipe. É interessante que todos se sintam parte do projeto e sejam devidamente treinados para executar suas funções.

Quanto a escolha de produtos acreditamos que nem é preciso falar, não é mesmo?

Busque criar relevância para o seu clube, crie a necessidade nos clientes para que eles se cadastrem. Para isso, você pode adotar táticas mais agressivas de precificação, por exemplo.

Ações no ponto de venda aliadas a uma comunicação clara e objetiva sobre o clube também não podem faltar.

Uso de um clube dos descontos a longo prazo

Um clube de descontos tem um objetivo bastante claro para os consumidores. Oferecer um preço mais baixo para aqueles que se cadastram e se identificam.

Para isso, a loja começa a trabalhar com 2 preços. O preço 1 para os não cadastrados e o preço 2 para os cadastrados.

A vantagem do consumidor está em receber esse desconto e posteriormente ações segmentadas durante a estratégia de Gestão de Clientes.

Porém, o objetivo da loja não é o de que os clientes comprem apenas os produtos que fazem parte do clube, não é mesmo?

Certamente você quer que os clientes aumentem o consumo de maneira geral, não apenas em itens selecionados.

A coleta e o uso dos dados existe para que as vendas sejam potencializadas de maneira geral, não apenas em itens específicos.

A principal função do clube dos descontos a longo prazo é mapear os hábitos de consumo do seu supermercado. Serão essas informações as responsáveis por conduzir as suas táticas de vendas independente dos seus objetivos.

Precisa aumentar o ticket médio? Você pode analisar quais são os outros produtos que os clientes que compram carne costumam comprar. Com os resultados pode criar uma ação com kits de produtos relacionados, por exemplo.

Essa é apenas uma das opções que se tornam realidade após o uso inteligente de uma base de dados.

Um programa de fidelização existe para entender os consumidores. Ele é o responsável por guiar a sua estratégia com decisões baseadas em dados e consequentemente campanhas mais efetivas.

Se você não está satisfeito com sua situação atual temos mais um material interessante para você.

Confira nosso webinar “Como usar informações dos clientes para fazer campanhas que funcionam” e comece agora mesmo a estruturar uma estratégia mais efetiva para o seu supermercado.

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Daniela Hendler