SUMÁRIO


Por em 22 de outubro de 2021

5 erros no varejo que todo varejista deve evitar

Falhas existem em todos os setores, entretanto, saber como evitar alguns dos principais erros no varejo é algo que impactará positivamente o sucesso do seu negócio.

Para se ter uma ideia, o varejo brasileiro é um dos grandes responsáveis pela geração do PIB brasileiro, atuando como protagonista em toda a economia nacional. Dessa forma, isso significa dizer que, via de regra, o varejo possui excelentes resultados na economia, mas nem por isso é possível se descuidar de como ter um varejo de sucesso.

Acreditando simplesmente no potencial do setor, muitos empreendedores acabam cometendo erros no varejo que podem prejudicar o negócio de maneira definitiva. Porém, é possível, sim evitá-los ou minimizá-los ao máximo. Para isso, o primeiro passo é conhecê-los.

Acompanhe o texto e confira quais são cinco dos principais erros que todo varejista deve evitar.

Erros no varejo: as 5 principais falhas que a sua empresa pode estar cometendo

1. Não definir um planejamento de negócio

Sem um planejamento de negócio, seu varejo tem poucas chances de atingir resultados realmente positivos e, principalmente, escaláveis.

Isso significa que, sem o planejamento, você estará muito mais dependente da sorte e de outros fatores incontroláveis do que do seu próprio trabalho e qualidade de serviço.

O resultado disso? Menos vendas, resultados instáveis e uma dificuldade cada vez maior em permitir que o negócio se mantenha.

Por isso, realize o planejamento do seu varejo o quanto antes. Defina:

  • Metas;
  • Objetivos
  • Missão;
  • Valores;
  • Prazos;
  • Ferramentas de controle.

O cuidado com o desenvolvimento desse tópicos é importante para evitar futuras falhas no seu varejo.

2. Ter metas que não condizem com a realidade

Se por um lado não ter metas e objetivos é um erro que o varejista deve evitar, ter metas que não condizem com a realidade também faz parte da lista e é um dos grandes erros no varejo.

Por isso é muito importante conhecer bem o seu negócio, desenvolver metas realistas e tê-las documentadas.

Buscar alcançar números mirabolantes não fará bem para o empreendedor. Também, é algo que poderá prejudicar o desempenho dos colaboradores, afinal, eles sentem que estão sendo cobrados além do que podem cumprir.

Por fim, os clientes também podem sentir o excesso de pressão feito pelos vendedores (que estão em busca de bater as suas metas), prejudicando as vendas.

Com isso, o resultado é de uma imobilização e até mesmo desperdício de recursos, fazendo com que o negócio perca competitividade e saúde em geral.

3. Não conhecer seus clientes

Como um varejista pretende vender se ele sequer sabe quem são os clientes ou do que eles gostam? Para evitar esse erro é essencial conhecer o perfil dos seus clientes. Porém, mais do que isso, é importante saber quem é cada um dos clientes. Ter em mãos dados como:

  • Do que o cliente gosta – quais os seus produtos preferidos;
  • Quando ele faz as compras;
  • O que ele espera quando compra na sua loja, física ou virtual;
  • Qual o ticket médio das compras;
  • Quantos itens costuma levar;
  • Perfil: idade, sexo, local em que mora, entre outros.

O seu varejo precisa conhecer esses fatores para ter sucesso. Isso porque, sem esse conhecimento é impossível direcionar as vendas e, portanto, reduzem-se as chances de fechar negócio.

Ademais, as campanhas de marketing feitas pelo seu varejo não serão efetivas e assertivas sem esses dados. Afinal, você não saberá para quem direcionar suas ações.

4. Não investir no ambiente

O processo de compra é influenciado por uma série de fatores e, dentre eles, o ambiente de vendas conta bastante. Ademais, se o ambiente parecer pouco atrativo, os clientes sequer considerarão entrar no local.

Também, se o ambiente for bagunçado e confuso, os clientes sentirão pouco interesse em adquirir qualquer produto.

Por isso, é importante que o varejista invista no ambiente para que ele seja agradável, confortável e atrativo.

É preciso que o cliente queira estar no local e se sinta satisfeito com a experiência como um todo, pois isso aumenta as chances de venda.

– Confira: Como o layout de supermercado bem feito vai aumentar suas vendas

5. Dimensionar o estoque incorretamente

O estoque é como se fosse o coração do varejo e qualquer problema com ele influenciará diretamente nos resultados.

Por isso, quando o varejista não dimensiona o estoque corretamente ele fica exposto ao desabastecimento (rupturas de gôndolas) ou então à imobilização de recursos do negócio (congelamento do capital de giro caso os produtos não sejam vendidos como esperado).

Dessa forma, um estoque pequeno demais faz com que os clientes não possam comprar aquilo que desejam, desperdiçando uma oportunidade de negócio.

Já um estoque grande demais faz com que o varejo perca liquidez e tenha sua capacidade de investimento diminuída, por exemplo.

Por isso, o ideal é atuar de modo a realizar uma gestão efetiva do estoque, garantindo o máximo de resultados.

– Complemente a leitura com: Gestão de estoque para supermercados: tudo que você precisa saber

Evitar esses erros no varejo e melhore seus resultados

Pois bem, como você pôde perceber, os principais erros que todo varejista deve evitar incluem questões como a falta de planejamento, de investimento no local e de conhecimento sobre os clientes.

Dessa forma, ao evitar esses erros no varejo, maiores são as suas chances de ver o seu negócio decolar e estar sempre com ótimos resultados de vendas, prevenindo a perda de clientes. E então, consegue se lembrar de alguma outra falha a ser evitada nessa área?

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]