Por em 9 de maio de 2021
Conheça as principais diferenças entre retenção e fidelização de clientes
Você sabe quais são as principais diferenças entre retenção e fidelização de clientes?
Pois bem, não só as grandes empresas, mas também os pequenos e médios comerciantes, principalmente no varejo, disputam entre si uma clientela variada para a comercialização – igualmente variada – de suas marcas, serviços e produtos.
O grande número de empresas e estabelecimentos, bem como a quantidade diversificada de produtos e ofertas, criam dilemas de escolha para os clientes, que acabam comprando onde é mais barato, onde se encontra um melhor atendimento, na loja mais próxima, entre outros fatores.
As estratégias de retenção e fidelização de clientes tornam-se mais e mais necessárias, deste modo, a fim de que seja possível manter a sobrevivência do negócio, aumentar os lucros e garantir o seu crescimento.
Mas você sabe quais são as diferenças entre retenção e fidelização de clientes? Ademais, sabe o que pode ser feito para reter e, também, fidelizar sua clientela? Acompanhe e entenda!
O que é retenção de clientes
Existem dois conceitos importantes que fazem referência à manutenção dos consumidores: o de retenção e o de fidelização de clientes
Embora muitos confundam os conceitos, eles apresentam algumas diferenças entre si.
Retenção de clientes é a consequência de atitudes estratégicas que devem estar nas bases do modelo de negócio de cada empresa, com a função de manter os clientes satisfeitos.
A retenção não chega a se constituir, por si só, uma atividade e uma estratégia e, portanto, não precisa ser gerada dentro de estruturas específicas. Ela é mais um resultado das estratégias traçadas.
Para que haja retenção de clientes é preciso, sobretudo, respeitar e seguir uma premissa básica: manter os clientes satisfeitos.
E como manter os clientes satisfeitos?
Alguns especialistas recomendam como fundamentais três atividades internas que se complementam:
- Análise contínua do comportamento de consumo e do perfil dos clientes;
- Análise da adequação do produto consumido versus perfil do cliente;
- Atuação ativa e transparente no intuito de aprimorar essa adequação do produto.
O conceito de retenção de clientes a partir da premissa de mantê-los sempre satisfeitos é o primeiro passo para o desenvolvimento de um CRM eficiente com aplicações de estratégias de fidelização e ações que visem à rentabilização (aumento do volume de negócios com o cliente).
– Veja também: Como fazer retenção de clientes – tudo sobre marketing de retenção
O que é fidelização de clientes
Já a fidelização constitui realmente uma estratégia cuja finalidade é prolongar mais e mais o relacionamento entre a empresa e o cliente.
Não o satisfazendo apenas em dado momento, mas obtendo sua satisfação permanente com a loja, com seus serviços e produtos.
Trata-se de conquistar a fidelidade do consumidor ao seu negócio, fazendo dele efetivamente um cliente.
Para que haja fidelização, é preciso que se conheça bem o cliente, identificando suas características, desejos e necessidades.
Também, é importante utilizar essa informações para estreitar ainda mais o relacionamento com ele, estabelecendo um elo de confiança, facilitando a sua vida e reduzindo as possibilidades de que ele venha a trocar sua loja por outra (favorecendo a retenção), já que o concorrente teria que começar o relacionamento do zero.
Ademais, lembre-se de que clientes atuais são de cinco a sete vezes mais rentáveis do que os novos, e que é bem mais econômico manter clientes antigos do que conquistar pessoas que ainda não conhecem a sua empresa.
– Você pode se interessar por: Fidelização de clientes: por que é um bom negócio investir?
As principais diferenças entre retenção e fidelização de clientes
- Fidelização engloba um programa de estratégias; retenção é um ponto de partida e, ao mesmo tempo, um resultado a ser obtido;
- Fidelização envolve longo prazo; retenção pode envolver um momento;
- Fidelização trata-se da valorização do cliente, prolongando o relacionamento com ele e incrementando as possibilidades de retorno financeiro; retenção implica em ações para evitar a saída do cliente (começa no primeiro contato com o cliente e permanece, destacando-se sempre em momentos específicos, durante todo o relacionamento).
Como anda seu relacionamento com os consumidores da sua empresa? O que tem feito para ter sucesso na retenção e fidelização de clientes?
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]