SUMÁRIO


Por em 15 de abril de 2021

Dicas para supermercados: como vender mais em maio?

Se você está em busca de vender mais em maio no seu supermercado, esse texto é para você. Sempre que um novo mês se aproxima, vem com ele a chance de você realizar campanhas relevantes para o seu público e faturar mais.

Em maio, como você poderá acompanhar a seguir, temos excelentes datas comemorativas para o comércio. Dentre eles, destaque para ele: o Dia das Mães.

Ademais, lembre-se de que aproveitar de maneira criativa as celebrações sazonais é algo que diferencia o seu varejo dos dos concorrentes. Ainda, essas ações ajudam a promover o encantamento dos clientes, a atrair novos consumidores e, também, a fidelizar aqueles que já costumam comprar na sua loja.

Ou seja: deixar as datas comemorativas passar em branco é um erro e tanto! E você não quer isso para o seu negócio, certo?

Assim sendo, confira as principais datas para você vender mais em maio, surpreender os seus consumidores e aumentar o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

Datas especiais e oportunidades para vender mais em maio

01/05 Dia Mundial do Trabalho

O mês de maio já começa com uma data importante. Logo no dia 1º é comemorado o Dia Mundial do Trabalho. A data cai em um sábado e pode ser uma oportunidade para você fazer ações internas para seus colaboradores e, também, para os seus clientes. Confira nossas sugestões:

Ações para colaboradores

Que tal aproveitar a data para estimular o engajamento da equipe? Ou, então, dar algum kit/brinde/vale compras para os funcionários da sua equipe? Afinal, o seu supermercado está onde está muito devido ao trabalho em conjunto de todos.

Esse tipo de ação auxilia a motivar o time e a aumentar a sensação de satisfação dos colaboradores. Aproveite para parabenizar os profissionais e reforçar o quanto eles são importantes para o seu varejo.

Como não é possível fazer encontros e aglomerações – como um café da manhã para a equipe ou um happy hour, – a solução é buscar novas maneiras de incentivar os profissionais e fazê-los se sentirem felizes ao trabalharem no seu supermercado.

Esse tipo de ação interna pode refletir em uma melhora na sua operação de loja. Por isso, olhe para ela com carinho!

Ações para clientes 

Agora, pensando em vender mais em maio e em agradar os seus clientes, o Dia Mundial do Trabalho pode ser uma boa oportunidade para criar ofertas especiais para eles.

Além de parabenizá-los pelo dia nas suas redes sociais, também use esses canais para reforçar o relacionamento com os seus clientes. Por exemplo: pergunte para eles o que eles vão fazer para aproveitar a data. Também, você pode dar dicas de filmes/séries/leitura/brincadeiras para fazer em casa durante o dia, evitando aglomerações.

Criar um encarte especial para a data, contendo alguma mensagem para os trabalhadores, também é uma boa ideia. Ele pode ser enviado via SMS ou WhatsApp para os seus clientes. Essa ação, além de trabalhar o relacionamento, pode te ajudar a vender mais em maio.

Ademais, se fizer sentido, é possível criar ofertas e ações exclusivas para clientes aproveitarem a data em grande estilo. Que tal verificar quais são os consumidores que costumam comprar carnes, cervejas e demais bebidas alcoólicas e petiscos e criar uma campanha segmentada para eles? As chances de você ter sucesso em uma ação assertiva dessas é muito maior!

09/05 Dia das Mães

Impossível falar de vender mais em maio e não citar o Dia das Mães. A data, considerada por muitos como a principal celebração do primeiro semestre, deve movimentar bastante o seu comércio.

Essa é uma oportunidade para inovar, aproximar-se dos clientes fiéis e, também, conquistar novos consumidores. Algumas ações que você pode fazer para aproveitar essa festa são:

  • Parabenizar todas as mães! Movimente suas redes sociais com campanhas especiais para a data e estimule tanto a participação dos colaboradores quanto dos clientes, para tornar a ação ainda mais real. 
  • Criar uma segmentação de mulheres na sua base de clientes e analisar os produtos mais consumidos. Após isso, você pode criar um encarte especial de Dia das Mães e enviá-lo via push, SMS e/ou WhatsApp
  • Estimular o aumento do ticket médio realizando promoções de produtos que podem vender bem na data. Desde flores, vinhos e demais bebidas alcoólicas, eletrônicos, chocolates, produtos de beleza e decoração, entre outros. Lembre-se de sair do clichê e não oferecer promoções apenas de chocolates, por exemplo. Existem mães de todos os perfis, gostos, idades e preferências. E todas elas devem ser celebradas! 
  • Selecionar produtos para os filhos(as)/companheiros(as) presentearem as mães.
  • Oferecer brindes e sorteios para compras acima de um valor pré determinado. Entre outros!

Ademais, é essencial que você analise o histórico do seu supermercado e confira quais ações foram feitas no ano passado e trouxeram um bom resultado. Além disso, mais do que aumentar as suas vendas, lembre-se do quanto é importante trabalhar o relacionamento nessa data, já que ela é muito ligada à relação e afeto.

– Ps: O Dia das Mães é tão importante que nós preparamos um texto completo só com ações para você fazer no dia. Confira:  Supermercado no Dia das Mães: 9 ideias criativas para vender mais

10/05 Dia do Cozinheiro / Cozinheira 

Logo após o Dia das Mães, é celebrado o Dia do Cozinheiro/Cozinheira. A data celebra  pessoas que se dedicam a fazer maravilhas na cozinha, seja de forma profissional ou informal.

Essa é uma excelente data para você promover o engajamento nas suas redes sociais e até mesmo, quem sabe, vender mais em maio. 

Lembre-se de que durante a pandemia muitas pessoas passaram a cozinhar mais em casa. O consumo de produtos como açúcar de confeiteiro e fermento caseiro, por exemplo, aumentou de maneira exponencial.

Assim sendo, para celebrar o dia em grande estilo, você pode verificar na sua base de clientes quais consumidores adquiriram esses – e demais produtos relacionados à cozinha – nos últimos meses e enviar ofertas exclusivas. 

Além disso, outras ações que podem fazer sucesso nessa data são:

  • Nas suas redes sociais, perguntar aos seus seguidores qual é a melhor receita que eles já comeram e/ou fizeram;
  • Perguntar se eles passaram a cozinhar mais nos últimos tempos e se tornaram “cozinheiros”
  • Convidar algum cozinheiro/a para falar sobre o assunto – seja nas redes sociais ou em algum espaço do seu encarte;
  • Sugerir receitas deliciosas para serem feitas durante a semana. Essas receitas podem ser postadas nas suas redes sociais ou, então, acrescentadas no seu encarte. Entre outros! 

Outra sugestão é postar uma frase agradecendo aos cozinheiros por tudo o que eles fazem por nós. Por exemplo:

“Com você, a vida de todos nós tem mais sabor” ou “Quem cozinha com amor, nunca perde o tempero”.

Então, aproveitar essa postagem sugerindo que os seus seguidores marquem nos comentários o melhor cozinheiro/cozinheira que eles conhecem. Esse tipo de ação pode aumentar o alcance e o engajamento das suas redes sociais.

17/05 Dia Internacional Contra a Homofobia 

Essa é uma data importante para o seu supermercado trabalhar o relacionamento e apoio a causas importantes. Promover ações para o Dia Internacional Contra a Homofobia é uma maneira de tornar sua empresa mais humana e demonstrar preocupação com clientes, colaboradores e a sociedade em geral.

As redes sociais são um bom caminho para se comunicar com os consumidores sobre o tema. Porém, mais importante do que o canal escolhido é você passar uma mensagem valiosa.

Reforce que a sua loja luta pela igualdade, é contra qualquer tipo de preconceito e está sempre de portas abertas para todos os clientes e colaboradores. Você pode sugerir filmes, séries, podcasts e leituras sobre o tema e, também, dar espaço para colaboradores falarem sobre a data, caso seja do interesse deles.

18/05 Dia Nacional do Cocktail 

Voltando às datas mais descontraídas para vender mais em maio, temos o Dia Nacional do Cocktail.

Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma campanha segmentada do setor com clientes que costumam consumir produtos do setor de bebidas.

Basta verificar no histórico quais consumidores adquiriram, nos últimos três meses, produtos como vodka, whisky, gin, rum, cachaça, saquê, espumante, xaropes e demais bebidas e enviar, via SMS, ofertas exclusivas para eles! A chance de eles irem até a sua loja para comprar esses produtos é muito maior. Afinal, você já sabe que eles gostam dessas mercadorias.

Um exemplo de SMS a ser enviado pode ser:

“[Primeiro nome], você sabia que hoje é o Dia Nacional do Cocktail? Para comemorar em grande estilo, preparamos ofertas exclusivas para você. [link para as ofertas]”

Além disso, aproveite para: 

  • Estimular o consumo de outros produtos para fazer drinks, como frutas e especiarias, aumentando o ticket médio das compras;
  • Sugerir receitas de cocktails em suas redes sociais e encartes. É possível ensinar a fazer desde uma caipirinha de cachaça “clássica” até drinks mais elaborados;
  • Perguntar para os seus seguidores quais são os cocktails preferidos deles, fazendo uma “batalha” divertida nos seus stories.

22/05 Dia do Abraço 

O Dia do Abraço, comemorado no dia 22/05, pode ser uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes e humanizar a sua marca. Lembre ao público que, apesar de não ser possível abraçar a todos nesse período, você está enviando um “abraço virtual” para todos. E que, mesmo longe, é possível estar perto.

Você pode fazer uma postagem nas suas redes sociais sobre o assunto e, se possível, pensar em ações do tipo:

  • Caso o seu supermercado ofereça serviço de entrega/delivery, incentive o cliente a fazer uma compra de um presente especial e enviar para a pessoa que ele queria abraçar. Por exemplo: 

“Não pode abraçar uma pessoa querida hoje? Então aproveite para enviar um presente especial para ela”.

Essa ação pode te ajudar a aumentar a vender mais em maio e, ainda, deixar uma boa imagem perante ao público. 

28/05 Dia Mundial do Hambúrguer

Quer vender mais em maio? Então aproveite para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer no seu supermercado!

Um dos lanches mais queridinhos do brasileiro, o hambúrguer é extremamente versátil. Além disso, lembre-se daquilo que já citamos anteriormente: as pessoas estão cada vez mais cozinhando em casa. Então, pensar em ações que relacionem o hambúrguer caseiro com o seu supermercado é uma excelente ideia.

Neste cenário, algumas sugestões são: 

  • Divulgar receitas de hambúrguer para fazer em casa e produzir um encarte virtual com todos os ingredientes das receitas;
  • Apostar também nas versões vegetarianas e veganas dos hambúrgueres, já que cada vez mais pessoas se tornam adeptas a esses estilos de vida/alimentação. Descubra produtos que possam substituir os “tradicionais” e envie ofertas para sua base de clientes. Segmente por aqueles clientes que já consumiram algum produto à base vegetal.
  • Colocar os ingredientes e acompanhamentos dos hambúrgueres em oferta no seu clube de descontos para chamar ainda mais atenção dos clientes. Essa ação pode aumentar a taxa de cadastro no Clube e a sensação de satisfação dos clientes.
  • Fazer uma grande promoção em hambúrgueres congelados;
  • No PDV, colocar banners de receitas de hambúrguer próximos ao açougue para estimular os clientes a comprarem.
  • Trabalhar as vendas casadas para aumentar seu ticket médio. Pense em como posicionar produtos complementares ao hambúrguer, como refrigerantes, molhos, pães, queijos e verduras próximos aos principais itens das receitas.

Por fim: aproveite essa data para realizar ações criativas, atrair, cativar, surpreender e fidelizar os seus clientes! 

31/05 Dia Mundial do Combate ao Fumo

O último dia do mês traz uma data de conscientização importante. Estamos falando do Dia Mundial de Combate ao Fumo. Essa é mais uma oportunidade para você posicionar a sua marca e desenvolver ações que estimulem o cuidado com a saúde – tanto dos seus colaboradores quanto dos seus clientes. 

É possível convidar, em suas redes sociais, um médico para falar sobre o assunto e, também, fazer postagens educativas e incentivadoras para parar de fumar. Relembre que a saúde é o nosso maior bem e que seu varejo valoriza muito isso.

Pronto para vender mais em maio?

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em maio, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2021 e organize-se.

Com ele, além de vender mais em maio, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano!

Por fim, se você tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a alavancar os resultados do seu supermercado.

Comentários

  1. Gerson disse:

    Boas dicas

  2. Andréia Gomes Portella disse:

    Excelente Dicas

  3. Rosiel Lima Oliveira dos Santos disse:

    Dicas extraordinárias, ajudará bastante o Filiado a desenvolver o seu negócio.

  4. Rosiel Lima Oliveira dos Santos disse:

    Ajudará muito o Filiado a se policiar na execução das campanhas.

  5. IGOR SILVA AMORIM disse:

    Muito boas as dicas apresentadas. Conhecer mais a fundo as datas comemorativas de cada mês, ajuda a traçar estratégias para melhor as vendas e surpreender os clientes.

  6. Roaiel disse:

    Bom material.

  7. Selma Aparecida Teodoro disse:

    Ótimo material

  8. simone disse:

    muito bom

  9. DANILO disse:

    Material muito bom, reforça as datas comemorativas para expor as mercadorias para os cliente com intuito de alavancar as vendas

  10. Obrigada, Gerson! Que bom que você gostou das nossas dicas. Continue nos acompanhando por aqui!
    Att,

  11. Oi, Andréia!
    Que bom que você gostou das nossas dicas.
    Continue nos acompanhando por aqui para ficar sempre por dentro das novidades do varejo 🙂

  12. Obrigada pelo elogio, Rosiel!
    Nosso objetivo é sempre ajudar os varejistas a evoluírem cada vez mais.
    Att,

  13. Obrigada, Igor!
    Isso mesmo! Trabalhar com calendário promocional é sempre uma excelente ideia para alavancar os resultados do seu varejo.

  14. Obrigada, Danilo!
    Que bom que você gostou do nosso conteúdo. Continue sempre de olho no nosso blog para ficar por dentro de dicas e conteúdos para o varejo.

  15. Marcílio disse:

    Excelente material, muito rico em informações.

  16. Marcílio Antônio da Silva disse:

    Excelente dicas, muito bom Mesmo!

  17. Obrigada, Marcílio! Que bom que você gostou do nosso conteúdo. Continue sempre de olho no nosso blog para ficar por dentro de dicas e conteúdos para o varejo.

  18. Obrigada, Marcílio!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]