Por em 24 de maio de 2022
Como fazer networking, cultivar e desenvolver relações profissionais
Saber como fazer networking é uma estratégia que pode auxiliar qualquer profissional a alcançar melhores resultados na sua carreira – e até mesmo na sua vida pessoal. Afinal, o networking contempla a ação de criar e cultivar relacionamentos profissionais.
Isso acontece porque vivemos em uma sociedade na qual a indicação de pessoas de confiança e o relacionamento interpessoal tem muito valor. Dessa forma, conhecer boas práticas para saber como fazer networking é algo que pode ajudar todo e qualquer indivíduo, independentemente da sua área de atuação.
Somente para se ter uma ideia do poder da indicação de profissionais, de acordo com o estudo da consultoria especializada em gestão de talentos, Right Management, 70% das contratações são motivadas por indicações de outros profissionais.
Com certeza, muitas dessas indicações foram feitas por pessoas que se conheceram por meio do desenvolvimento de um bom networking. Vem saber mais sobre o assunto!
O que é networking?
Networking é um termo em inglês que significa, literalmente, “rede de trabalho” (“net” é rede e “work” é trabalho).
Traduzindo e aprimorando o seu significado, networking é uma rede de pessoas que criam uma conexão que visa trazer resultados positivos para ambos os lados.
Ou seja, o objetivo de uma pessoa que está em busca de saber como fazer networking é o de conhecer e compartilhar conhecimento com outros profissionais visando colaboração e crescimento mútuo.
Ademais, é essencial ressaltar que construir um bom networking também é de grande valia para as relações sociais. Assim sendo, é comum que, durante a busca por uma oportunidade profissional, surja uma amizade duradoura, um auxílio para outras áreas e, até mesmo, a possibilidade de encontrar um sócio para o seu negócio.
Aliás, não são raros os casos de sócios que empresas que se conheceram durante a graduação, via redes sociais ou, então, em eventos corporativos, e desenvolveram um networking promissor.
Porém, engana-se que networking é apenas distribuir apertos de mão, sorrisos e cartões de visita. Também, ele não se resume em conhecer muita gente ou ter uma agenda recheada de contatos.
Mas sim, é uma prática que envolve o estabelecimento de relações, a criação de conexões e o compartilhamento de interesses profissionais que façam sentido para todos os envolvidos.
Qual é a importância do networking?
Além de saber como fazer networking, vale ressaltar a importância dessa prática.
Assim sendo, conforme já citamos anteriormente, o networking é importante para o desenvolvimento de relacionamentos profissionais.
Entretanto, seus benefícios vão muito além disso. Dentre eles, destaque para:
- Maiores oportunidades de crescimento na carreira, pois há uma maior troca de experiência com outros profissionais;
- Aumento na visibilidade, credibilidade e autoridade profissional, fazendo com que você passe a ser visto como uma referência na sua área. Isso acontece porque mais pessoas conhecem seu trabalho e suas realizações;
- Possibilidade de conhecer e fazer parte de novos projetos, afinal, ao desenvolver um contato mais próximo com outros profissionais, convites podem surgir. Estamos falando desde a participação em podcasts e entrevistas, passando por um convite para dar palestras e, até mesmo, participar na criação de um novo negócio;
- Conhecer pessoas que podem acrescentar em diversas áreas da sua vida;
- Desenvolver habilidades e soft skills que vão desde melhorar a sua comunicação, passando por um aumento na empatia, a melhora na capacidade de se conectar com as outras pessoas e de mostrar interesse pelo outro. Ou seja, você poderá se tornar uma pessoa melhor em inúmeros aspectos!
Como fazer networking?
Agora que você já sabe o que é networking e a sua importância, é hora de saber como fazer networking, certo? Preparamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.
1. Ajude as pessoas e seja gentil
Ajudar as pessoas e ser gentil é a melhor maneira de começar a desenvolver um relacionamento positivo. E estamos falando de fazer essas ações de forma genuína e sincera, realmente buscando ser útil para as pessoas.
Para iniciar, pense nas pessoas da sua lista de contatos que você pode ajudar sem querer/esperar nada em troca. Se você conseguir demonstrar um interesse real em auxiliar essa pessoa, ela jamais esquecerá de você.
Ademais, a frase “gentileza gera gentileza” faz todo o sentido no mundo corporativo.
Pessoas arrogantes, que não se mostram dispostas a ajudar e/ou a melhorar dificilmente conseguirão estabelecer um bom networking profissional. Por fim, isso poderá ter um impacto negativo na carreira.
2. Seja visto para ser lembrado – tanto nas redes sociais quanto em eventos presenciais
Outra máxima que faz muito sentido no mundo dos negócios é: “quem não é visto, não é lembrado”. Isso significa que, para saber como fazer networking, é muito importante que você se faça presente na vida das pessoas. Somente assim você será lembrado.
Isso significa tanto manter as suas redes sociais atualizadas e com conteúdos relevantes, quanto marcar presença em feiras, congressos e eventos que façam sentido para você/sua carreira.
Ainda, vale lembrar que o networking é importante em todos os momentos da sua carreira, esteja você empregado e satisfeito com o seu cargo ou em busca de uma nova oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho.
3. Saiba como se expressar/comunicar
Para ter um relacionamento, seja ele pessoal ou profissional, é muito importante que você saiba como se comunicar e se expressar. Por isso, busque sempre dizer o que precisa de forma clara, objetiva, segura e simpática.
Também, para saber melhor como se comunicar, é importante dedicar-se a consumir conteúdos diversos, ler e ser bem informado. Essa dedicação fará com que você seja uma pessoa mais interessante e, assim, tenha mais facilidade para se relacionar e se comunicar com os outros.
4. Invista na manutenção dos relacionamentos
Conforme falamos anteriormente, o networking envolve a criação de relacionamentos reais. Assim sendo, para manter essas conexões, é muito importante investir na manutenção delas. Ou seja, manter os contatos ativos e garantir que as pessoas lembrem de você.
Para isso, procure conversar com as pessoas com frequência, não somente quando precisar de algo. Hoje, com as redes sociais e demais tecnologias, é ainda mais fácil manter esse contato vivo.
Às vezes, uma simples reação positiva e/ou um comentário em uma postagem já podem significar muito para as pessoas.
5. Faça abordagens verdadeiras e sinceras, sem “forçar a barra”
Cada um é cada um. Por isso, ao criar a sua rede de contatos, seja autêntico e sincero, sem forçar a barra na hora de conversar.
Ninguém quer ser visto como interesseiro. Assim sendo, para evitar essa situação, mostre interesse real pela outra pessoa. Engaje na conversa e reforce o quanto aquele “papo” está sendo positivo e produtivo.
6. Para saber como fazer networking, jamais fale mal dos outros
A última dica para quem deseja saber como fazer networking é extremamente importante. E ela é curta e objetiva: não fale mal dos outros.
Ser visto como interesseiro é péssimo, sim. Entretanto, ser visto como traiçoeiro ou fofoqueiro, que comenta de forma negativa sobre as outras pessoas, pode ser ainda pior.
Por isso, se não tiver algo positivo para falar sobre alguém, apenas cale-se ou seja gentil, dizendo que não tem como opinar sobre o assunto.
Veja que não estamos falando para mentir ou fazer elogios falsos, mas sim, ser cuidadoso na hora de escolher as palavras. Você nunca sabe quem será a pessoa que você poderá conhecer nos próximos dias. Assim sendo, preste atenção nas suas palavras.
Agora você já sabe mais sobre como fazer networking!
Então, gostou das nossas dicas para saber como fazer networking? Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você poder melhorar o seu relacionamento interpessoal. Ademais, acreditamos que todos os relacionamentos sempre podem ser melhorados.
Assim sendo, se além de buscar potencializar o seu networking você também estiver buscando melhorar o relacionamento com os seus clientes, confira: Bom relacionamento com o cliente: 4 dicas incríveis para você aplicar
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]