Veja a importância do calendário promocional no varejo e faça o seu!

Calendário promocional no varejo

Sumário

Se você ainda não tem o seu calendário promocional no varejo, acredite: passou da hora de planejar isso com urgência e o quanto antes, melhor. O calendário pode ser um aliado poderoso para guiar as principais ações da sua loja durante todo o ano.

Além disso, ele evita que você esqueça datas importantes e facilita o planejamento das celebrações que exigem antecedência.

Ao ter o seu calendário promocional no varejo para 2026, você terá muito mais chances de criar campanhas com calma, assertividade e criatividade. Isso significa melhores resultados, maior previsibilidade e oportunidades mais claras para aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para te mostrar a importância de seguir o calendário promocional no varejo, atualizamos este conteúdo especialmente para você. Acompanhe!

Ps: se você ainda não está totalmente convencido sobre criar o seu próprio calendário promocional, confira 5 motivos para estruturar o da sua loja agora mesmo.

Entendendo o funcionamento do calendário promocional no varejo

Ideal para guiar suas ações, o calendário promocional no varejo pode ser dividido de algumas formas para facilitar o planejamento da sua loja.

Nossa dica é: analise o calendário anual de 2026 e anote as principais datas do comércio. Em seguida, inclua outras celebrações relevantes para o seu supermercado. Para te ajudar a compreender melhor, veja algumas sugestões:

1. Principais datas do comércio

A primeira dica é listar as datas que mais movimentam o varejo ao longo do ano:

  • Dia das Mães
  • Natal
  • Black Friday
  • Páscoa
  • Dia dos Namorados
  • Dia dos Pais
  • Ano Novo
  • Carnaval (atenção: Carnaval 2026 cai em fevereiro)
  • Outros eventos nacionais e internacionais que impulsionam vendas

Ter conhecimento dessas datas com antecedência facilita negociações com fornecedores, possibilita campanhas multicanais mais assertivas e permite a produção de materiais mais completos e estratégicos.

2. Datas mensais secundárias

Além das grandes datas, cada mês traz celebrações menores, mas muito valiosas para o varejo.

Elas ajudam a aquecer as vendas e também podem ser usadas para ações de conscientização com colaboradores e clientes. Exemplos:

  • Setembro Amarelo
  • Outubro Rosa
  • Novembro Azul

E, claro, as datas promocionais menores:

  • Dia da Cerveja
  • Dia do Café
  • Dia do Consumidor
  • Entre muitas outras!

Para facilitar ainda mais sua organização, você pode baixar gratuitamente o Calendário Promocional da Mercafacil 2026 com todas as datas e sugestões de ações para o ano. 

[Baixar Calendário Promocional 2026]

3. Setores a serem explorados a cada dia da semana

Outra ótima estratégia é planejar dias fixos de promoção para setores específicos. Por exemplo:

  • Segunda da limpeza
  • Terça do hortifruti
  • Quarta da padaria
  • Quinta do açougue
  • Sexta do petshop

Quando seus clientes passam a reconhecer esses dias como padrão da sua loja, a previsibilidade aumenta o fluxo semanal e incentiva compras recorrentes.

Além disso:

  • O supermercado se organiza melhor com fornecedores
  • Os clientes podem planejar compras para aproveitar os descontos de cada setor

Todos saem ganhando!

4. Ações extras que surgem inesperadamente

Mesmo com tudo planejado, fique sempre atento às oportunidades espontâneas.

  • Exemplo: surgiu a chance de comprar um lote de cerveja com preço muito abaixo do mercado? Verifique seu histórico de vendas e aproveite, se fizer sentido.

Supermercados organizados atraem mais oportunidades da indústria, que passa a ver sua loja como parceira estratégica.

Como criar o meu calendário promocional no varejo?

Você pode baixar gratuitamente o nosso Calendário Promocional para 2026 para visualizar todas as principais datas comemorativas do ano. A partir dele, personalize o seu planejamento incluindo:

  • Ações locais
  • Eventos relevantes da sua comunidade
  • Horários de maior fluxo
  • Temas que fazem sentido para o seu público

E aqui vai uma SUPER atualização importante para 2026.

Tendências de comportamento do consumidor para 2026

O consumidor de 2026 está diferente e isso precisa refletir diretamente nas ações do seu calendário promocional. Entre as principais tendências do ano, destacamos:

  • Consumo mais consciente e busca por marcas alinhadas a propósito
  • Preferência por conveniência, rapidez e experiências omnichannel
  • Promoções personalizadas, baseadas em comportamento e histórico de compras
  • Crescimento das carteiras digitais, cashback e meios de pagamento alternativos
  • Adoção massiva de programas de fidelidade, como forma de valor recorrente

Por isso, suas campanhas precisam ser mais inteligentes, segmentadas e conectadas ao comportamento real do cliente.

E aqui entra o próximo ponto:

Clube de Benefícios Mercafacil: seu calendário + fidelização

Além de planejar as promoções do ano, o Clube de Benefícios da Mercafacil ajuda a transformar cada ação em oportunidade de fidelização, aumentando o ticket médio, a recompra e o retorno por cliente.

Quando campanhas promocionais se integram à estratégia de fidelização, o impacto nas vendas é maior e mais previsível.

Calendário Promocional 2026: o que mudou e quais são as novas oportunidades?

2026 promete ser um dos anos mais intensos para o varejo. O segredo é transformar cada momento em uma experiência relevante para o cliente, conectando comunicação, operação e inteligência de dados.

Confira os destaques e o que muda na prática:

✔ Carnaval (fevereiro/2026)

Com a data caindo mais cedo, o tempo de planejamento fica mais curto e isso exige campanhas enxutas, rápidas e muito bem segmentadas.

Oportunidades:

  • Aumento na demanda por bebidas, snacks, carnes, carvão e itens de verão.
  • Perfeito para kits temáticos e ofertas “para curtir o feriado”.
  • Crescimento na busca por praticidade: combos, embalagens econômicas e ofertas relâmpago.

✔ Páscoa 

Uma das datas mais fortes para o varejo alimentar. E, em 2026, teremos um mês inteiro para ativação.

Oportunidades:

  • Forte giro para chocolateria, confeitaria, padaria, presentes e decoração.
  • Espaço para ações de experimentação, degustações e campanhas omnichannel.
  • Crescimento de categorias premium e artesanais, consumidores estão dispostos a pagar mais por exclusividade.

✔ Copa 2026

A cereja do bolo do calendário! Ao longo de um mês inteiro, o consumo dispara em diversas categorias.

Oportunidades:

  • Aumento expressivo nas vendas de bebidas, carnes, snacks, TVs, eletros e produtos de bazar.
  • Campanhas temáticas com foco em repetição de compra e ativação por jogo.
  • Lives, sorteios, placares e interações gamificadas elevam engajamento.
  • Criação de “rotas do consumidor da Copa”: churrasco + bebidas + itens de torcida.

✔ Segundo semestre reforçado

2026 traz uma segunda metade do ano mais intensa, com várias datas que incentivam compra recorrente, aumento de ticket e atração de novos clientes.

Black Friday

– Período ideal para limpeza de estoque, estratégias de upsell e campanhas inteligentes baseadas no histórico de compra.

Dia do Cliente

– Data perfeita para ações de fidelização, cashback, ofertas personalizadas e ativações no app.

Semana do Consumidor (setembro/outubro)

– Possibilidade de ações escalonadas, criando uma “mini Black Friday” antecipada para aquecer o mercado.

Volta às aulas do 2º semestre

– Demanda por material escolar, organização, eletrônicos, papelaria e alimentação infantil.

Conclusão

Criar e seguir um calendário promocional no varejo em 2026 é fundamental para ganhar previsibilidade, melhorar negociações, personalizar promoções e vender mais ao longo de todo o ano.

Com o Calendário Promocional da Mercafacil 2026, o seu supermercado ganha uma ferramenta completa para planejar ações estratégicas, aproveitar datas sazonais e fortalecer a fidelização com o Clube de Benefícios.

Baixe gratuitamente o Calendário Promocional 2026e comece agora mesmo a planejar um ano inteiro de vendas mais inteligentes! 

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