Por em 15 de janeiro de 2019
Cadastro de clientes: porque você deve prestar atenção aos dados e como fazer do jeito certo
Fazer vendas com o cadastro de clientes é extremamente útil para todas as lojas e é capaz de trazer benefícios importantes. Sobretudo no que diz respeito a personalização de ofertas para os seus clientes.
Possuir os dados dos clientes é o primeiro passa para conhecê-los e assim começar a orientar sua estratégia com foco neles. É dessa forma, com a captação dos dados que se começa a fazer gestão de clientes.
O principal objetivo dessas práticas é aumentar a efetividade das ações e melhorar os resultados da loja.
Entenda um pouco melhor sobre a importância de um cadastro de clientes para seu supermercado.
Cadastro de clientes como a base a estratégia de vendas
Fazer um planejamento estratégico de vendas é uma ótima ideia para que sua loja consiga bons resultados. Ele por si só já pode trazer sucesso para você, mas com um cadastro de clientes como base os resultados podem ser ainda melhores.
Com a captação de dados dos seus clientes fica inclusive mais fácil que você consiga atingir a maior parte dos seus clientes. E melhor do que isso, tornar suas ações mais efetivas.
Isso acontece principalmente por conta da possibilidade da criação de segmentações da sua base de clientes. Com uma estratégia de campanhas segmentadas certamente sua loja melhorar seus ganhos.
Também é possível usar canais de comunicação como SMS e WhatsApp (quando o cliente tiver o seu número cadastrado) para disparar as suas campanhas.
Em suma, você ganha diversas possibilidades para contatar os clientes e melhorar a efetividade das suas campanhas.
Outro benefício de ter os dados dos clientes é que você consegue identificar seus hábitos e frequência de compras. Posteriormente esses dados servirão de base para suas campanhas segmentadas.
Com essas informações você também pode observar se os seus clientes estão ativos ou inativos. Caso estejam sem comprar a algum tempo, ou seja inativos, você pode segmentar esses clientes e criar uma ação para que eles voltem a comprar na loja.
Caso você tenha uma plataforma de gestão de clientes, como a da Mercafácil, pode usar o mapa de geolocalização para identificar as regiões em que os consumidores deixaram de comprar. Dessa forma, pode planejar ações como entrega de encartes para que eles voltem a comprar com você.
A principal razão de ter um cadastro de clientes é criar oportunidades de venda, aumento de ticket médio e efetividade em campanhas.
Um cadastro de clientes completo é essencial
Como foi falado sua loja pode ganhar diversas oportunidades com os dados dos clientes. Mas é claro que para que isso funcione realmente você precisa cadastrar os seus clientes corretamente.
O ideal é capturar o maior número de informações possíveis, pois assim você poderá personalizar ainda mais as ofertas para os clientes. Um cadastro com falhas, pode fazer com que você não consiga os resultados esperados.
Existem algumas informações que são indispensáveis, mas como foi dito, quanto mais dados melhor, são elas:
- Nome
- CPF
- Data de nascimento
- Celular
- Endereço
Com esses dados em mãos você já é capaz de criar ações com ótimos resultados. Confira alguns exemplos em nossa categoria de estudos de caso.
Nem sempre os clientes fornecem os dados corretamente, ou em alguns casos pode ocorrer algum erro na hora do cadastramento. Por conta disso, é importante que você busque sempre enriquecer e atualizar os dados dos seus clientes.
Isso é algo muito relevante, pois informações completas e específicas podem garantir segmentações mais ricas. Como consequência disso, campanhas mais assertivas e melhores resultados para sua loja.
Como fazer cadastro de clientes
A melhor forma de conseguir que o cliente se cadastre na sua loja é oferecer algum benefício em troca. Em supermercados uma das melhor maneiras para isso é a criação de um clube de descontos.
A Mercafácil que é uma empresa especializada em gestão de clientes para supermercados, adota essa metodologia. Esse programa de fidelidade foi escolhida porque oferece benefícios imediatos ao clientes. Com isso, a adesão tende a ser maior e mais eficiente para fidelizar os clientes.
A ideia é bem simples, os clientes terão acesso a um preço 2 na loja, que será mais baixo apenas para que se cadastrar. Após eles se cadastrarem você pode começar a trabalhar as segmentações dentro do seu clube.
É muito importante que você faça uma boa campanha de lançamento para o seu clube e de comunicação sobre como ele funciona para que não ocorram imprevistos. Outro fator importante é ter uma estratégia para conseguir o maior número de cadastros possíveis.
Uma opção é utilizar a curva ABC para identificar os produtos mais consumidos e colocá-los no clube para atrair cadastros. Dessa forma você tende a conseguir um número expressivo de cadastro no início do programa.
Após isso, a ideia é movimentar todos os setores da loja com ofertas personalizadas, vendas casadas e ações de relacionamento. E tudo isso será possível graças a gestão de clientes que vai capturar os dados, analisá-los e disparar as campanhas para os consumidores.
Certamente você já reparou a importância do clube para toda a estratégia, já que ele é o início de tudo. Por conta disso, não deixe de implementar um programa de fidelidade na sua loja agora mesmo!