Métricas de Varejo

Por que os atacarejos no Brasil têm ganhado a preferência dos consumidores?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você sabia que os atacarejos no Brasil tem conquistado cada vez mais clientes? Essa informação foi constatada no Consumer Insights feio pela Kantar.

De acordo com o estudo, entre janeiro, fevereiro e março de 2019 esse tipo de loja teve um crescimento de 3,9% na sua penetração.
Em número práticos, isso significa mais de dois milhões de novos lares que tem feito compras nos atacarejos.

Entenda no post de hoje brevemente sobre a operação dessas lojas, seus pontos fortes e os motivos para alcançarem esses resultados.

Se você é um dono de atacarejo, também vai descobrir como pode impulsionar seus ganhos.

Atuação dos atacarejos no Brasil

Esse formato de loja já é bem conhecido pelo público brasileiro e parece ter caído no gosto da população.

De uma maneira bem resumida a operação de um atacarejo tem como objetivo entregar ao consumidor o melhor custo x benefício. Para isso, une aspectos do varejo tradicional com as vendas em atacado.

Nesse tipo de operação a loja pode ganhar alguns benefícios e também abre mão que algumas questões. Afinal, não é possível construir uma loja que seja “perfeita” em todos os aspectos.

Para, por exemplo, entregar um preço baixo como é tradicional nos atacarejos, é preciso abrir mão de questões de operação. Um exemplo é que esse tipo de loja geralmente une ponto de distribuição com o ponto de venda.

O mix de produtos é outro ponto afetado, já que o foco principal está no volume de vendas, não no sortimento.

A verdade é que essas lojas tem concentrado suas ações em diminuir a distância da relação do atacado com o varejo. Os investimentos no PDV tem aumentado, principalmente na busca de se tornar ainda mais familiar para os clientes.

Esse é um importante insight para a relevância da experiência de compra e a necessidade de adaptação de todos os tipos de lojas.

Os atacarejos continuam em crescimento e as grandes redes também tem mantido os investimentos nessas lojas.

Não existe um prognóstico se elas continuarão a fazer sucesso por muitos anos ou por um curto período de tempo. O fato é que por enquanto elas tem feito sucesso por várias questões, principalmente a econômica.

Estratégias para melhorar os resultados em atacarejos

Buscar um relacionamento mais próximo com os clientes já é algo que os atacarejos tem feito. Sobretudo, na estrutura das suas lojas físicas.

Esse já um primeiro passo em busca de mudar a impressão que algumas pessoas têm sobre esse tipo de loja.

Tirar um pouco o foco da operação e colocar os clientes como prioridade certamente pode ser um ótimo caminho para atingir resultados melhores.

Para isso, uma boa opção pode ser começar a analisar com um pouco mais de cuidado os dados de vendas da loja.

Conhecer os clientes e os hábitos de compra deles, pode mudar completamente a sua forma de gestão. Isso acontece, pois ao saber o que eles consomem você pode trabalhar melhor o seu mix de produtos e criar ações direcionadas.

Com isso, você alia a estratégia de preços baixos, comuns nos atacarejos, com táticas mais efetivas de venda. Como consequência, o ticket médio e a taxa de retenção podem aumentar, por exemplo.

Além disso, ter informações concretas sobre o perfil de compra no seu atacarejo pode facilitar as negociações com a indústria. Que podem gerar melhor preços para compra e consequentemente para a venda na sua loja.

Para obter esses dados e melhorar a sua tomada de decisão, atuar com a gestão de clientes e um software especializado seguramente podem fazer toda a diferença.

Isso também pode possibilitar que você não trabalhe de maneira mais inteligente sua estratégia de precificação.

Além de descontos para os itens em atacado, pode trabalhar com ofertas especiais para consumidores cadastrados, por exemplo.

Certamente a sua estratégias podem ser mais assertivas e você pode aproveitar mais oportunidades ao longo dos meses.

As formas de melhorar os resultados são variadas, cabe estudar qual melhor se adapta a sua realidade e objetivos.

Conhecimento nunca é de mais, então separamos mais um conteúdo que certamente pode contribuir na sua gestão. O nosso post com motivos para a criação de um calendário de ações.

Essa é mais uma das estratégias que certamente podem impulsionar os ganhos da sua loja, não deixe de conferir.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment