SUMÁRIO


Por em 13 de janeiro de 2021

4 dicas para desenvolver um bom relacionamento com cliente

Você sabe como desenvolver um bom relacionamento com o cliente?

Toda empresa em atividade, seja no varejo, no atacado ou em outra área, precisa saber como se relacionar com seu cliente. Ademais, em dias tão competitivos, o bom relacionamento com seu consumidor faz toda a diferença para que ele escolha o seu produto ou serviço e não o do seu concorrente.

Mais do que isso, é o que faz com que ele volte até a sua loja para futuros negócios.

Assim sendo, saber como criar um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso do seu negócio. Aqui, separamos 4 dicas valiosas que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe!

– Veja também: Marketing de relacionamento: por que ele é importante para o varejo?

4 dicas para criar um bom relacionamento com o cliente

1. Esteja disposto a ouvir

Pois bem, o primeiro passo para criar um bom relacionamento com o cliente é estar disposto a ouvi-lo. Mas ouvi-lo de forma ativa, com atenção e em busca de efetivamente ouvir essa pessoa.

Esse cuidado é fundamental para perceber o que o consumidor precisa, atendê-lo bem e de maneira personalizada. Sem isso, o cliente sentirá que você o está forçando a tomar decisões nem sempre positivas para ele, o que poderá ser mal interpretado.

Por outro lado, ao se mostrar atento ao que acontece, o vendedor terá condições de oferecer o que freguês precisa, desde uma resposta para uma dúvida, a solução de um problema ou uma compra.

Ouvir com atenção ajuda o vendedor a identificar o perfil do cliente. Isso, alinhado ao seu conhecimento de vendas, ajuda a garantir um melhor atendimento e, aos poucos, a conquista da confiança por parte do cliente.

– Complemente a leitura com: 5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado

2. Ofereça valor o tempo todo

Outra forma de identificar o perfil do consumidor é acompanhar o seu histórico de vendas por meio de ferramentas como o CBM, que é a evolução do CRM. Em uma plataforma como essas, você terá todos os dados que precisa sobre o seu consumidor, desde o seu nome completo, CPF e endereço, passando pelas preferências de compra, ticket médio de cada compra, entre outros.

Com esses dados, você poderá fazer sugestões futuras de itens que o cliente pode levar na próxima compra.

Além disso, pode enviar promoções segmentadas e exclusivas para essa pessoa baseada no seu comportamento/histórico de compras. Dessa forma, o cliente vai se sentir especial e compreender que a sua marca sabe quem ele é.

Assim sendo, ofereça valor nas suas vendas, fazendo com que cada cliente sinta-se confortável e auxiliado e prestigiado pela sua marca. Com isso, a chance de você criar um bom relacionamento saudável e duradouro com ele é muito maior.

– Você também pode se interessar por: 10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas

3. Seja paciente

Construir um relacionamento, seja com quem for, é algo que leva tempo. Afinal, é preciso que seja criado um vínculo de confiança e credibilidade. Assim sendo, para a sua marca criar um relacionamento com o cliente não é diferente.

Para isso, sempre que o consumidor pedir ajuda, evite pensar na solução antes de descobrir o real problema dele. Em vez disso, procure incentivar e treinar os colaboradores para que entendam bem sobre o assunto e identifiquem a melhor forma de lidar com cada situação.

Quando entendemos qual o perfil da pessoa, a ponte para o bom relacionamento já começou a ser construída. Porém, não queremos que essa ponte desmorone por não resolver dificuldades que nossos clientes enfrentam.

Assim sendo, parece óbvio, mas lembre-se de não tratar ninguém com descaso. É possível que você já tenha visto uma cena assim e isso, com certeza, não lhe agradou.

Mesmo nas vezes em que o cliente é ríspido, é preciso ter um bom gerenciamento de crise e desenvolver as melhores formas de tratá-lo em cada situação. Desrespeito nunca é a solução.

4. Pratique empatia no relacionamento com o cliente

Antes de tomar alguma atitude, se coloque no lugar do cliente e faça com que a sua equipe, aquela que lida diariamente com os clientes, faça o mesmo.

Dessa forma, serão capazes de entender melhor as necessidades do público e atendê-las com com mais eficiência e qualidade.

“Será que tratamos nossos consumidores como gostaríamos de ser tratados?”. Faça essa pergunta sempre que iniciar — e finalizar — um atendimento. E garanta que o seu time também siga essa orientação.

Aplicar essas sugestões no dia a dia, com certeza, vai ajudar você a desenvolver um bom relacionamento com o cliente.

Ademais, todas as pessoas gostam de ser bem atendidas. Por isso, esteja disposto a fazer o necessário para ajudar e seja paciente pra evitar algumas armadilhas.

Aqui, falamos de apenas 4 dicas para um bom relacionamento com o cliente. Você conhece mais alguma? Divida conosco nos comentários!

Por fim, se deseja compreender ainda mais sobre o assunto e otimizar a sua estratégia de relacionamento com o cliente, baixe o nosso e-book gratuito sobre Como melhorar o relacionamento com o cliente.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]