Por em 2 de julho de 2020
3 grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19
Não há dúvidas de que o mundo será diferente após a passagem da pandemia. Mas, enquanto ela não passa, é importante conhecer, se adaptar, suprir e entender quais são as principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19.
Dessa forma, o que vale ter SEMPRE em mente é: o consumidor não parou de fazer compras, mas os seus hábitos e a forma a qual ele faz as suas compras mudou. E ainda está mudando.
Neste cenário, a tecnologia e as compras feitas de forma online ganharam cada vez mais força. E, dentre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19, elas recebem grande destaque, pois deverão continuar crescendo.
Conhecendo as principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19
Segundo uma pesquisa da Opinion Box divulgada na segunda quinzena de junho, os consumidores estão mais do que dispostos a continuar comprando online: 62% dos entrevistados afirmam que passariam a comprar ou continuariam comprando de forma remota se encontrarem bons preços e promoções.
Porém, para que isso aconteça, existem algumas soluções importantes que as empresas devem oferecer ao público, já que 56% dos entrevistados valorizam o frete mais barato ou grátis e 49% exigem rapidez na entrega para continuar comprando.
Ademais, estas são apenas algumas das novas tendências de consumo durante e pós-Covid-19 que você, varejista, deve estar atento. Mas, além delas, também é importante ficar conhecer demais necessidades, desejos e comportamentos do seu cliente. Então, será possível desenvolver ações que vão de encontro à essas tendências.
Assim, separamos algumas das principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19. Dessa forma, você já poderá começar a adaptar o seu negócio para o momento em que estamos vivemos e, ainda, aumentar a fidelização e a satisfação dos seus clientes para o momento pós pandemia. Confira!
3 tendências de consumo para conhecer trazer para o seu negócio
Pois bem: o que está em alta e o que deve continuar em alta no que diz respeito às tendências de consumo durante e pós-Covid-19? Confira as nossas expectativas:
1. Bons preços e promoções
Anteriormente, já citamos a pesquisa da Opinion Box que destaca que 62% dos entrevistados passariam a comprar ou continuariam comprando online caso encontrassem bons preços e promoções. Então, seria impossível não citar essa como uma das grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19.
Aqui já aproveitamos para incluir, também, o valor do frete e da entrega dos produtos. Afinal, essa quantia também faz parte do preço que o cliente pagará pelo produto. Quando são muitos altas, essas somas acabam afastando o cliente da compra. Por isso é importante pensar em como deixá-las com preços não muito altos.
Também, é fundamental entender o que são BONS preços e promoções, afinal: de nada adianta oferecer bons preços em produtos que não são de interesse do seu público, certo? Por isso é tão importante garantir descontos e promoções em itens de valor para os seus clientes.
Então… Como fazer isso? Conhecendo os seus consumidores, fazendo uma boa gestão de clientes e, a partir disso, desenvolvendo ações e campanhas segmentadas, que atinjam a parcela correta do público.
2. Praticidade em todos os aspectos
Praticidade é a característica daquilo que é prático. Ou seja, daquilo que é fácil e não demanda muito esforço.
As pessoas estão cada vez mais em busca de praticidade na sua rotina e, dentre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19, a praticidade merece destaque. Assim, o que evidencia que a sua empresa preza pela praticidade? São as ações como:
- Garantir uma entrega rápida e sem complicações;
- Oferecer um atendimento eficaz, fácil e rápido, por diversos canais;
- Providenciar toda a segurança que o cliente precisa, seja na hora de fechar a compra ou na hora do transporte dos produtos;
- Disponibilizar diversas formas de pagamento.
Valorizando a praticidade, você deixa a vida do seu consumidor mais leve. Lembre-se que o preço dos itens varia com o tempo, mas a experiência que você causa no seu cliente permanece na lembrança dele. Por isso, oferecer uma experiência boa e prática e tão fundamental.
Mesmo que o seu supermercado ofereça um produto com um valor mais baixo, se o consumidor não teve uma boa experiência prévia com a sua marca – seja online ou nas lojas físicas – a probabilidade de ele voltar a comprar contigo é menor.
Antes vivíamos na época da “guerra de preços”, hoje vivemos na época da “guerra de experiências”. Dessa forma, valorize isso e faça o que estiver ao seu alcance para oferecer boas experiências ao seu freguês. Ou seja: experiências práticas, seguras e fáceis por todos os canais.
3. Personalização
Pois bem, chegamos ao último item, que prega a personalização como uma das grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19. Então, o que isso significa?
Que é muito importante o seu negócio oferecer para o cliente aquilo que ele quer, na hora que ele quer. Mas como? Conhecendo-o muito bem e desenvolvendo ações assertivas, segmentadas e eficientes.
Neste cenário, investir em uma plataforma completa e integrada de Gestão do Comportamento de Clientes (CBM) pode ser a melhor solução para a sua marca. Com ela, você tem todos os dados dos seus consumidores em um só lugar.
Assim, poderá compreender de maneira mais profunda quem é o seu público, o que ele quer e em qual momento ele quer aquele produto. Dessa forma, sua marca tem um norte mais visível e maior capacidade para para desenvolver ações relevantes, que reflitam em uma alta taxa de conversão e fidelização.
A personalização também é uma tática essencial na hora de trazer de volta os clientes que estão inativos. Ou seja, aqueles que estão há mais de 30 dias sem comprar na sua loja. Como? Utilizando os dados da plataforma integrada, entendendo o que fez com que essa parcela do público parasse de comprar no seu negócio e reaproximando o contato com eles, fazendo eles entenderem que são importantes para a sua marca.
Aproveite o momento da melhor maneira possível
A época pela qual estamos passando é nova e, com certeza, traz dificuldades até então impensadas. Ainda assim, você pode aprender muito com ela, se adaptar e trazer resultados positivos para o seu negócio.
Acreditamos que essas três grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19 vieram para ficar e que, se você quer aumentar as suas vendas, seguir essas nossas sugestões é um bom caminho.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19? Ainda assim… Não sabe por onde começar a aplicar as nossas dicas? Aproveite e agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que a Mercafacil tem para você.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]