Relacionamento

Varejista: ofereça mais do que o seu cliente espera

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Varejista, você está preparado para oferecer mais do que o seu cliente espera?

Afinal, se o seu objetivo é destacar-se da concorrência e conquistar consumidores fiéis, que se tornem até mesmo promotores da sua marca e façam propaganda dela para o seu ciclo de contatos, é muito importante que o seu negócio encontre formas de surpreender o público.

Mas como fazer isso? E quais ações podem ser desenvolvidas para  desencadear o tão desejado efeito “UAU” nos seus clientes? 

Acompanhe o nosso texto, anote nossas dicas e confira uma ação de encantamento desenvolvida por um dos nossos clientes no ano passado. Quem sabe você possa se inspirar e promover uma ação dessas na sua loja também!

O fundamental deve ser muito bem feito

Primeiramente, antes de pensar em surpreender os clientes, é essencial lembrar que: os cuidados triviais devem estar funcionando muito bem. Ou seja, a sua marca deve estar entregando:

  • Um bom atendimento – seja pelos canais online ou presenciais;
  • Uma loja organizada e que seja fácil de encontrar os produtos – novamente, tanto no ambiente virtual quanto no ambiente físico;
  • Diversas opções de pagamento;
  • Diversidade e qualidade nos produtos ofertados;
  • Preços atrativos, entre outros.

Ademais, esses são apenas alguns dos fatores triviais para manter qualquer supermercado funcionando bem e ser avaliado de forma pelos consumidores. Porém, nem sempre preocupar-se “apenas” com essas questões irá fazer a sua marca alavancar de vez.

Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando mais do que o trivial. Além disso, os seus concorrentes também estão sempre buscando novas formas de evoluir. Neste cenário, o que fazer para ter um varejo que se destaque entre os demais?

O que fazer para oferecer mais do que o seu cliente espera?

Pois bem, podemos dizer que o primeiro passo para você surpreender e oferecer mais do que o seu cliente espera é: conhecê-lo muito bem. 

Afinal, é só assim que você saberá o que o seu freguês espera da sua marca para, a partir de então, desenvolver ações e campanhas que vão além disso.

Neste cenário, fazer uma excelente Gestão de Clientes, e identificar de maneira singular o que cada um dos seus fregueses espera da sua marca pode ser um diferencial de destaque para o seu supermercado.

Lembre-se que o encantamento é causado quando você demonstra que conhece a pessoa e utiliza esse conhecimento a seu favor.

Essa máxima é válida tanto para as relações interpessoais – afinal, quem nunca quis surpreender alguém que ama?, – quanto para as marcas varejistas que também desejam oferecer mais do que o seu cliente espera e tornar esse relacionamento ainda mais valioso.

Para se inspirar: confira uma ação de encantamento do Dia do Cliente

Ano passado, um dos nossos clientes e parceiros, o Super Top Haus, decidiu surpreender os seus consumidores mais fiéis.

Assim, utilizando o Dia do Cliente como motivação, eles desenvolveram uma ação de relacionamento incrível. Para isso, utilizaram a nossa plataforma da Mercafacil, que lhes permitiu segmentar e conhecer melhor quem eram os clientes que seriam homenageados nesta data.

Usando os filtros da ferramenta, eles encontraram:

  • O cliente idoso, acima dos 80 anos, que mais frequentava loja;
  • O consumidor com maior ticket médio do supermercado;
  • O cliente que mais frequentava a loja.

Cada um desses clientes especiais foi presenteado pela equipe do Top Haus com uma cesta de café da manhã exclusiva. E o mais legal de tudo é que você pode conferir a ação no vídeo abaixo:

Ação de Dia do Cliente no Super Top Haus

Oferecendo mais do que o seu cliente espera em todos os dias do ano!

A ação que mostramos acima foi feita para aproveitar uma data comemorativa especial – que, aliás, é uma estratégia muito bacana para manter os seus clientes mais próximos e, ainda, celebrar as festividades. 

Porém, mais do que fazer ações e campanhas para as datas especiais, é muito importante que o seu varejo saiba como oferecer mais do que o seu cliente espera em todos os dias do ano. 

Afinal, um relacionamento de confiança se constrói aos poucos. Assim sendo, esse cuidado em oferecer mais do que o seu cliente espera deve estar presente na cultura e na rotina do seu negócio.

Para isso, não hesite em utilizar a tecnologia a favor do seu varejo. Com inúmeras ferramentas e plataformas, a tecnologia permite que você:

  • Tenha dados precisos e atualizados sobre o seu negócio, sabendo o que está fazendo sucesso e o que pode ser melhorado para alavancar a sua loja;
  • Desenvolva o seu próprio Clube de Descontos exclusivo, oferecendo mais do que o seu cliente espera e surpreendendo-o por fazer parte deste Clube especial;
  • Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas, trazendo informações, promoções e campanhas relevantes para os seus seguidores;
  • Segmente os seus clientes conforme seus gostos, idade, perfil, preferências de produtos, localização… E, assim, possa enviar SMS com promoções assertivas, entre outros!

Se você se interessa em destacar-se da concorrência e causar o efeito “UAU” nos seus consumidores, entre agora mesmo em contato conosco e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a oferecer mais do que o seu cliente espera. 

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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