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Shop & Go no seu supermercado: vale a pena implementar?

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Em meio às novas tecnologias, talvez você já tenha se perguntado se vale a pena implementar shop & go no seu supermercado.

O consumidor moderno já não é mais o mesmo. Além de valorizar soluções que tragam praticidade ao seu dia a dia ele também busca experiências.

Certamente, você já notou como o processo de compra dos seus clientes vem mudando e como adaptar constantemente a sua loja à novas tecnologias se tornou fundamental para criar fidelização.

Dentre as novidades do varejo, uma vem chamando a atenção de muitas pessoas: a tecnologia shop & go (“compre e vá”). 

Ela une o melhor da facilidade de pagamento online com o melhor que uma loja física pode proporcionar, o toque físico. 

Se você ainda não ouviu falar sobre ela, acompanhe o artigo de hoje.

O que é shop & go?

Grandes redes internacionais como o Walmart, já utilizam tecnologias diferenciadas em suas lojas há muitos anos.

Mas aqui no Brasil, a maioria delas ainda é novidade.

Por isso, antes de você entender melhor o que é shop & go, vamos explicar um pouco sobre a evolução que levou o varejo a chegar nesta funcionalidade.

Primeiramente, começaram a nascer os caixas-rápidos.

Eles já são uma evolução do atendimento tradicional, pois agilizam o processo de compra para clientes com menos mercadorias.

Na sequência, surgiu o self-checkout (“autopagamento”) onde o próprio cliente passa o código dos produtos em um caixa sem a necessidade de um atendente, faz o pagamento e leva sua compra pra casa.

Para a maioria dos consumidores brasileiros, o autopagamento já é uma grande novidade, pois há poucas redes no país, como o Carrefour, que já implementaram o sistema.

Na sequência, nasceu o scan & go (“escaneie e vá”), uma evolução do autopagamento, onde o cliente baixa um aplicativo, cadastra seu cartão no app.

Por fim, escaneia os códigos dos produtos ao longo da sua jornada de compra, realiza o pagamento online e simplesmente sai da loja, geralmente após retirar seu cupom fiscal em uma máquina.

Podemos dizer que o shop & go acontece seguindo o mesmo fluxo do scan & go, pois o processo é o mesmo e o objetivo também.

A tradução para o termo é “compre e vá”, ou seja, remete à facilitação do processo de compra e saída do cliente com os produtos da sua loja.

A pioneira da solução no Brasil é a rede Super Muffato, que recentemente inaugurou algumas lojas no país ao estilo gourmet e apostou nesta novidade.

Quais os benefícios do shop & go?

A seguir, listamos algumas vantagens que tecnologias como o shop & go promovem ao varejo. Confira!

Diminuição de filas e rapidez no atendimento final

Se o próprio cliente faz a função que seria do atendente, durante a compra, ao final ele só precisa empacotar seus produtos e retirar o cupom fiscal. 

Você consegue perceber como isto contribui para a diminuição de filas e agiliza o processo de compra na sua loja?

Certamente, as filas de um supermercado são a parte mais desgastante para a maioria dos consumidores e poder ganhar tempo ao longo da compra será muito mais agradável para qualquer cliente.

Liberação de espaço físico e realocação de funcionários

Ao possibilitar que seus clientes façam o próprio atendimento, você não precisará de tantos caixas físicos na sua loja.

Isto significa que você pode aproveitar o espaço livre para criar novas seções e trazer outras novidades aos clientes.

Diferente do que muitos pensam, os colaboradores não serão substituídos pelas máquinas.

Neste processo, seus funcionários podem ser realocados em outras funções internas ou ligadas à experiência do consumidor. 

Campanhas personalizadas para os clientes

Com a Inteligência Artificial, muitas possibilidades se abriram ao varejo.

Quando um cliente está com um aplicativo em mãos e o sistema consegue identificar seu perfil de consumo, será possível enviar ofertas personalizadas durante a sua compra, por exemplo. 

Assim, será possível estimular o upselling (compra de produto mais caro, porém com mais benefícios).

Também o cross selling (compra de produtos complementares aos que já escolheu) para beneficiar suas vendas.

Mas o mais interessante neste processo, será proporcionar ao seu cliente uma experiência diferenciada de compra, surpreendendo-o com as novidades e encantando-o a cada descoberta.

Meu supermercado deve implementar o shop & go?

O processo de decisão sobre ter uma nova funcionalidade no seu supermercado deve ser cauteloso e extremamente analítico.

Primeiramente, você deve entender que o principal objetivo desta tecnologia é a fidelização de clientes, a partir da experiência do consumidor.

Somente assim, você será capaz de saber se vale a pena implementar shop & go no seu supermercado.

Se a sua loja tem foco na fidelização – e qual não tem, não é? –  já é um ponto a ser considerado. Mas vamos às questões mais práticas.

É interessante que você analise: o seu público, o tamanho do seu negócio e se há margem no seu orçamento atual para investir na solução.

Do mesmo modo, você deve entender quais desafios atuais do seu negócio poderiam ser auxiliados pelos benefícios que a tecnologia oferece.

Caso você deseje inovar, mas não quer ir com tanta sede ao pote, uma boa alternativa é implementar pequenas mudanças e ir evoluindo com o tempo.

Se for possível, disponibilize uma solução de self-checkout (“autoatendimento”), por exemplo, e acompanhe se os seus consumidores estão sendo receptivos à ideia. 

Como grande parte destas inovações ainda é novidade para os consumidores brasileiros, o ideal não é revolucionar sua loja da noite para o dia. 

Há pessoas que vão preferir o atendimento físico com o atendente, outras vão utilizar o caixa-rápido e há quem deseje mais praticidade e mais autonomia nas compras.

No fim, a análise é muito pessoal para cada supermercadista e levará em conta o momento atual de cada negócio.

O importante é sempre estar atento à soluções que sejam relevantes para os seus clientes e nunca descartar a possibilidade de investir em algo que trará retorno e fidelização para a sua loja.

Conclusão: esteja sempre atento às novidades

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você entender um pouco mais sobre a solução shop & go e a importância de estar atento às novas tecnologias. 

Para você conhecer a revolução do futuro, que já é presente, conheça a novidade que a Amazon já está implementando, a Amazon Go.

Ficou com alguma dúvida sobre implementar shop & go no seu supermercado? Pergunte aqui nos cometários para que possamos te auxiliar. 

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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