SUMÁRIO


Por em 5 de março de 2024

A importância do trade marketing para seu supermercado

Você já ouviu falar em trade marketing? Essa estratégia visa fortalecer a parceria entre supermercados e indústria para oferecer uma melhor experiência ao cliente e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas na sua loja

Além disso, ao longo do tempo, a estratégia de trade marketing também tem a função de identificar oportunidades no seu PDV. Isso porque ela traz dados relevantes sobre quais produtos e categorias fazem mais sucesso com os seus consumidores. 

Mas afinal, quais são as principais tendências de trade marketing para supermercados? Qual o impacto dessa estratégia para a sua loja e como colocá-la em prática? É isso e muito mais que você vai conferir neste artigo. Acompanhe! 

– Veja também: Trade marketing digital: o que é e como funciona?

Tendências em trade marketing para supermercados

As tendências de trade marketing para supermercados estão em constante evolução, impulsionadas pelas mudanças nos comportamentos dos consumidores, avanços tecnológicos e novas demandas do mercado. Porém, atualmente, algumas das principais tendências do setor incluem:

Personalização

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam experiências de compra personalizadas. Sendo assim, as estratégias de trade marketing estão se voltando para a personalização, utilizando como base os dados dos clientes para oferecer promoções e ofertas específicas com base em seus interesses e histórico de compras.

– Complemente a leitura com: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado

Omnicanalidade

Os supermercados estão integrando suas estratégias de trade em diferentes canais, incluindo lojas físicas, comércio eletrônico, aplicativos e redes sociais. Isso permite uma experiência de compra consistente e cômoda para os clientes, independentemente de como eles escolham interagir com a marca.

Experiência do cliente aprimorada

Aliás, falando em experiência do cliente, vale reforçar sempre que essa é uma tendência essencial para o varejo. Afinal, além de oferecer produtos de qualidade, os supermercados estão se concentrando em criar experiências memoráveis para os clientes. Isso pode incluir eventos na loja, demonstrações de produtos, espaços de degustação, áreas de descanso e outras iniciativas que visam tornar a visita à loja mais agradável e envolvente.

E é claro que, para colocar em prática essas ações, é muito importante que o varejista tenha uma excelente relação com a indústria e parceiros. Ou seja, além de fazer ações de trade que visam o aumento das vendas, também é possível focar em ações cujo foco é a experiência do consumidor

Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais, e os supermercados estão respondendo a essa demanda integrando a sustentabilidade em suas estratégias de trade marketing

Dessa forma, isso pode incluir a promoção de produtos orgânicos, a redução do uso de plástico, iniciativas de reciclagem e outras ações que demonstrem o compromisso da marca com a responsabilidade social e ambiental.

Colaborações e parcerias variadas

O trade marketing só acontece quando há uma parceria entre supermercado e indústrias/parceiros. Por isso, para obter sucesso nessa estratégia, é essencial que o varejista busque por parcerias com marcas complementares para oferecer experiências exclusivas aos clientes e aumentar a relevância da marca. 

Vale lembrar que as parcerias podem envolver diversas áreas, como colaborações que envolvem:

  • Marcas locais, estimulando produtores da região;
  • Chefs renomados;
  • Influenciadores digitais;
  • Marcas “da moda”;
  • Demais empresas que agreguem valor à oferta do supermercado.

Ferramentas e recursos importantes para colocar em prática as ações de trade

Você já sabe o que é trade marketing e as principais tendências do setor. Mas afinal, como colocar em prática essa estratégia? Existem ferramentas e recursos importantes para essa missão: 

Equipe integrada e bem treinada

Para a estratégia de trade funcionar conforme o esperado, o ideal é que todas as áreas da loja estejam cientes das ações de trade e, também, dos objetivos que devem ser alcançados com ela. Dessa forma, haverá um maior engajamento da equipe como um todo.

Por isso, antes de colocar em prática a ação, lembre-se de oferecer programas de treinamento para a equipe de vendas e atendimento ao cliente, garantindo que todos compreendam as estratégias de trade do seu varejo de forma eficaz. 

Além disso, é importante que as demais equipes, como marketing, operações e financeiro, por exemplo, também estejam por dentro das ações, já que elas podem impactar os resultados do supermercado na totalidade.   

Ferramenta de Gestão de Clientes

A ferramenta de gestão de clientes é importante para gerenciar todas as informações relevantes sobre os consumidores, acompanhar o histórico de compras, segmentar o público-alvo e personalizar as comunicações de marketing. 

É a partir dessa ferramenta, em parceria com a indústria, que podem ser definidos os produtos estratégicos que entrarão nas campanhas de trade para serem promocionados, por exemplo. 

– Para saber mais sobre o que é e a importância de fazer a Gestão de Clientes, clique aqui!

Materiais promocionais

Para as ações de trade marketing funcionarem conforme o esperado, é importante investir em materiais de merchandising, como displays de produtos, banners, cartazes e etiquetas de preço e sinalização. Esses materiais são essenciais para fortalecer a comunicação visual do PDV e destacar as ofertas e promoções dentro da loja, chamando a atenção do cliente.

A importância de ter uma estratégia de trade marketing bem definida

Uma estratégia de trade marketing bem definida é fundamental para supermercados, pois permite uma abordagem direcionada e eficiente na promoção de produtos, o que pode resultar no aumento das vendas

Isso porque, ao entender o perfil do consumidor e as tendências de mercado, o varejista desenvolve ações específicas, com indústrias parceiras relevantes para o público, aumentando o engajamento do cliente e impulsionando o faturamento.

Aliás, vale reforçar que a estratégia de trade marketing bem definida envolve desde a disposição adequada dos produtos nas prateleiras até campanhas promocionais personalizadas, que criam uma experiência de compra mais atrativa e satisfatória para os consumidores. O resultado? Mais fidelização e maior rentabilidade para o supermercado. 

Além disso, uma estratégia de trade marketing eficaz também auxilia na: gestão de estoque, na otimização de recursos e na maximização do retorno sobre o investimento (ROI) em marketing. Tornando-se, assim, uma peça-chave para o sucesso e a competitividade no mercado varejista.

– Para aprofundar o seu conhecimento em trade marketing, acesse gratuitamente o nosso Guia: uma introdução ao Trade Marketing para Supermercados

Exemplo de ação de trade marketing em supermercado

É hora de entender como colocar em prática o trade marketing. Para isso, pense na seguinte situação:

Utilizando como base os dados na ferramenta de Gestão de Clientes do supermercado, a indústria selecionou 3 itens do seu mix de produtos e baixou o preço de venda para o supermercado ganhar competitividade e poder comercializar esses itens abaixo do valor da concorrência. 

Então, juntos, a indústria e o supermercado definiram o tempo da ação e combinaram que, após o término desse período, uma porcentagem do valor das vendas voltaria para o supermercadista. 

Dessa forma, ao colocar em prática essa ação de trade marketing:

  • O supermercado aumentou os lucros e a imagem perante aos clientes, pois vendeu um produto desejado por eles por um valor mais baixo; 
  • A indústria também obteve benefícios, pois ganhou em escala ao conhecer quem é o cliente que compra os itens anunciados.

Estratégias como essa podem dar muito certo no varejo alimentar quando feitas de forma planejada e com um objetivo claro em mente. Também, vale lembrar que, quanto mais aplicadas essas ações, melhores serão os resultados alcançados – tanto para o supermercado quanto para a indústria e, é claro, para os clientes.

E então, gostou de entender mais sobre a importância do trade marketing para supermercados? 

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Daniela Hendler