SUMÁRIO


Por em 25 de março de 2024

Tecnologia no varejo supermercadista: tendências e razões para investir

Investir em tecnologia no varejo e conhecer as principais tendências no setor tornou-se ação essencial para supermercadistas que buscam destacar-se no mercado. Afinal, em um cenário cada vez mais competitivo, a adoção de tecnologia é mais do que uma opção; é uma necessidade

Dessa forma, com consumidores cada vez mais exigentes, a integração de soluções tecnológicas é uma estratégia fundamental para impulsionar o crescimento e a eficiência operacional. Aqui falemos mais sobre as tendências emergentes e razões para você investir em tecnologia no varejo supermercadista quanto antes. Acompanhe!

Por que investir em tecnologia no varejo?

Investir em tecnologia vai trazer melhores resultados para o seu supermercado. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o OasisLab Innovation Space, 74% dos varejistas tiveram crescimento de receita com investimento em tecnologia. A pesquisa também revela que:

  • 64% dos varejistas pretendem investir mais em transformação digital;
  • 0,61% do faturamento bruto é o valor que a maioria das empresas investe em tecnologia;
  • 88% dos varejistas pretendem destinar recursos em ferramentas para venda online.

Outro dado interessante foi observado no estudo da Opinion Box, em que 86% dos entrevistados afirmam que a tecnologia é fator crucial para o processo de compra.

Esses são apenas alguns dados relevantes que podem te ajudar a compreender mais sobre a importância de acompanhar as tendências no varejo para não ficar para trás.

– Se aprofunde no assunto: Investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo

Importância da tecnologia no varejo supermercadista

A importância da tecnologia no varejo supermercadista vai além da simples automação de processos, ela representa uma vantagem competitiva em um mercado onde a conveniência, a personalização e a experiência do cliente são fatores determinantes

Da gestão de estoque à análise de dados de clientes, a tecnologia capacita os supermercados a oferecerem serviços mais eficientes, construindo relacionamentos sólidos com os consumidores. 

Mas, que tal conferir um pouco mais sobre os grandes benefícios de investir nessas tendências? 

Benefícios da tecnologia no varejo: otimizando rotinas e gestão

A tecnologia oferece uma ampla gama de benefícios para os supermercados. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar:

Eficiência operacional

Tecnologias como sistemas de PDV avançados, automação de processos e gestão de estoque automatizada ajudam a aumentar a eficiência das operações do supermercado. Dessa forma, é possível observar a redução de erros manuais, otimização do tempo de trabalho dos colaboradores e a agilidade nos processos de compra e venda.

Gestão de estoque aprimorada

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada a favor dos sistemas de gestão de estoque automatizados, que proporcionam uma visão em tempo real do inventário, facilitando a reposição de produtos conforme necessário. Na prática, essa ação reduz o risco de excesso ou falta de estoque, minimizando perdas e maximizando as oportunidades de venda.

Experiência do cliente aperfeiçoada

A tecnologia permite oferecer uma experiência de compra mais conveniente e personalizada. Isso pode acontecer por meio do envio de mensagens segmentadas e da criação de programas de fidelidade baseados em dados de compra, como o CBM da Mercafacil, por exemplo, que permitem que o supermercado faça interações mais fluidas e adequadas para cada cliente.

– Veja também: Conheça o CBM, a evolução do CRM

Análise de dados e insights

Outra maneira importante de utilizar a tecnologia no varejo é investindo em ferramentas de análises de dados. Isso porque essas funcionalidades fornecem informações valiosas sobre o comportamento do cliente, padrões de compra e tendências de mercado. 

Por fim, todos esses insights auxiliam os varejistas na tomada de decisão mais adequada em diversas áreas, como marketing, precificação e gestão de produtos.

Redução de custos operacionais

A tecnologia no varejo, quando bem utilizada, também contribui diretamente na redução de custos operacionais a longo prazo. Aqui, podemos incluir economia de tempo, energia e recursos materiais, além de minimizar perdas devido a erros humanos ou desperdício de produtos.

– Você pode se interessar por: Como está a saúde financeira do seu supermercado?

Competitividade no mercado

Por último, mas não menos importante, acompanhar as tendências no varejo e acrescentar a tecnologia como uma ferramenta no supermercado é importante para ajudar a marca a se destacar no mercado. Ou seja, é uma forma de sair à frente da concorrência, trazer novidades e melhores experiências ao cliente. 

Tecnologia no varejo: soluções importantes para os supermercadistas

Agora que você já sabe os principais benefícios de investir em tecnologia no varejo, é hora de conhecer exemplos de soluções em alta no momento:

Sistemas de gestão de estoque automatizados

Esses sistemas utilizam tecnologias para rastrear e gerenciar o estoque eficientemente. Dessa forma, permitem a reposição automática de produtos, evitando a falta de itens nas prateleiras. Além disso, ajudam a reduzir o desperdício e os custos associados ao excesso de estoque.

Aplicativos móveis e e-commerce

Outra tecnologia essencial para o sucesso do supermercado atualmente está relacionada com a venda online. Isso porque os varejos percebem a necessidade de utilizar aplicativos móveis e plataformas de comércio eletrônico, como os e-commerces, para alcançar os clientes fora do ambiente físico da loja.

Dentre os benefícios desses apps, está a possibilidade de os clientes fazerem compras online, agendar entregas ou retirar os produtos na loja. Também é possível que os aplicativos tenham recursos como listas de compras personalizadas, cupons digitais e acompanhamento de pedidos em tempo real.

– Confira: Aplicativo para supermercado: 9 motivos para ter o seu próprio app

Sistemas de autoatendimento e check-out automatizado

Os sistemas de autoatendimento permitem que os clientes escaneiem e paguem por seus próprios itens, reduzindo filas nos caixas tradicionais. Assim sendo, além de proporcionar uma experiência de compra mais rápida e conveniente, esses sistemas também ajudam a reduzir custos operacionais, por exigirem menos funcionários para operá-los.

Ademais, vale ressaltar que, para obter ainda mais sucesso com essa estratégia, é importante que o seu supermercado aceite diversas formas de pagamento. Assim, você oferecerá mais possibilidades ao seu consumidor.  

Soluções de tecnologia no varejo integradas

Uma abordagem integrada à tecnologia é essencial para melhorar a gestão do negócio no varejo supermercadista. Isso envolve a adoção de sistemas que se complementam, como soluções de gestão de estoque conectadas a sistemas de análise de dados e ferramentas de CRM. 

Ou, por exemplo, um sistema como o CBM da Mercafacil, que une em um só lugar Big Data, Analytics, CRM e inteligência artificial. Dessa forma, a partir dos dados obtidos pelo CBM, o varejista pode criar campanhas e ações direcionadas para cada perfil de público, aumentando suas vendas, a satisfação e a fidelidade dos clientes, entre muitas outras possibilidades personalizadas. 

Assim, ao ter essas informações integradas em um só lugar, é possível ter uma visão mais abrangente e estratégica do seu negócio. Isso, no fim, resultará em melhores tomadas de decisão. 

Inteligência artificial (IA)

A IA está revolucionando o varejo supermercadista, oferecendo insights preditivos e personalizados que impulsionam as vendas e a fidelização do cliente

Por meio de algoritmos avançados, os supermercados podem antecipar as preferências dos consumidores, otimizar o layout da loja e até mesmo prever demandas sazonais. 

Por isso, a inteligência artificial está se tornando uma ferramenta cada vez mais indispensável para os supermercados que buscam se destacar no mercado. Mas afinal, como ela funciona na prática? E quais ferramentas já oferecem essa funcionalidade? 
Confira nosso artigo completo sobre CBM e inteligência artificial e tire todas as suas dúvidas sobre essa valiosa tecnologia no varejo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler