SUMÁRIO


Por em 25 de setembro de 2018

4 cuidados que você deve ter ao escolher um software para gerenciar clientes

Não restam dúvidas quanto à importância de ter um software para gerenciar clientes. Fazer gestão de clientes evita um dos principais problemas para os supermercados, a perda de clientes. E, consequentemente, do faturamento.  

Mesmo com tantos benefícios relevantes é preciso ter cuidado com a escolha da tecnologia que vai te auxiliar nessa estratégia. Não adianta nada investir em algo que você não tem certeza do que é e muito menos do que pode fazer.

A hora para investir nessa tecnologia é agora, mas antes veja alguns cuidados que você precisa ter para escolher o mais adequado para seu negócio!

Quais cuidados ter ao escolher um software para gerenciar clientes?

O momento da compra de algum produto geralmente é difícil. Existe a indecisão, questões financeiras e os benefícios que traz, por exemplo. É preciso colocar na balança os prós e os contras que suas opções apresentam para, aí sim, conseguir formar uma opinião concreta.

Essa incerteza também existe na escolha de um software de gestão de clientes. Ao pensar nisso, listamos alguns cuidados importantes para se ter quando for escolher um para sua empresa, confira:

Não confunda software de gestão com software para gerenciar clientes

Para saber como escolher um software para o seu supermercado, primeiramente é preciso saber qual o objetivo dessa contratação.

Você pode optar tanto por um software de gestão, quanto por um sistema de gestão de clientes. É importante lembrar, que ambos podem ser usados na gestão de supermercados. Porém, deve ficar claro que desempenham funções diferentes, por isso é importante estar ciente da sua real necessidade.

Um sistema de gestão, tem a função de gerenciar processos. Eles podem ser comerciais, financeiros, logísticos, entre outros. Ele tem uma função exclusivamente empresarial, para otimizar esses processos e também o tempo, automatizando algumas funções, como emissão de notas, por exemplo.

Já um software de gestão de clientes, como o nome já diz, concentra sua ações exclusivamente nos consumidores da sua loja. Sua função é trabalhar a perda e rotatividade de clientes com o objetivo de aumentar o faturamento. Softwares para gerenciar clientes como o da Mercafácil também mostram um panorama do negócio como um todo e dados como lojas com maior faturamento, produtos mais vendidos e informações sobre retorno do investimento, por exemplo.

Cuidado com promessas mágicas

Aquela história de compre o nosso produto e em 3 meses aumente em 20% o seu faturamento que muitas empresas apresentam é linda, mas precisa que você faça sua parte. Se essa mágica existisse seria realmente muito bom, mas na prática funciona um pouco diferente.

Não basta apenas contratar um software, é preciso utilizá-lo. Vamos fazer uma analogia com uma Ferrari. Trata-se de um carro super potente que te permite andar muito velozmente. Mas você só poderá andar velozmente se, de fato, dirigir sua Ferrari. Um software para gestão de clientes é como a Ferrari: te permite ir muito longe, mas você precisa usar todos os recursos que ele oferece.

Então sabe o que você precisa para aumentar o faturamento do seu supermercado? Ter uma equipe competente e focar no trabalho que a gestão de clientes exige. Se isso for feito, certamente você poderá aumentar o seu faturamento em alguns meses.

É importante ressaltar que um software para gerenciar clientes precisa ser escolhido para ser o seu maior aliado contra a perda de clientes. Sozinhos, você e sua equipe podem até ter funções e ajudar em alguns aspectos, mas com o apoio da tecnologia podem melhorar os resultados da sua empresa em grande escala.

Lembre-se: foco e comprometimento são as palavras de ordem para o sucesso com uma tecnologia desse tipo.

CRM faz parte da gestão de clientes, mas não é tudo

Existe uma certa confusão quando se fala de CRM e software de gestão de clientes. Alguns pensam que são iguais, outros que são diferentes e outros ainda nem sabem o que os dois realmente fazem.

Para simplificar toda essa questão podemos fazer a seguinte explicação:

Gestão de clientes é uma estratégia que atua com construção de base de clientes, análise de dados, realização de ações e mensuração de resultados. Ou seja, é uma metodologia de ponta a ponta, que suprirá toda a sua necessidade de gerenciar clientes.

Já o CRM, é uma ferramenta que faz parte dessa metodologia. Ele é como se fosse o meio da estratégia de gestão de clientes, responsável  uso de dados dos clientes.

Em resumo, os dois são parte do que chamamos de Gestão de Clientes. Um é mais completo, o outro precisará de grande intervenção da sua equipe para dar os resultados esperados.

O seu sistema de gestão de clientes precisa se integrar com outras ferramentas

Como já falamos, para fazer gestão de clientes você precisa passar por algumas etapas. Dificilmente você conseguirá fazê-la com apenas uma ferramenta. Porém, se suas ferramentas trabalharem em conjunto, seus resultados tendem a ser ainda melhores.

Por exemplo, se um software de gestão de clientes for integrado com seu ERP, que é um sistema de gestão, os benefícios serão ainda maiores. Quanto mais ferramentas puderem ser integradas e trabalharem bem em conjunto, quem tem a ganhar é você.  

É importante que você busque a melhor opção para sua empresa. Uma que funcione corretamente, apresente os dados que você precisa e, claro, traga os resultados esperados.

O que acha de conhecer mais sobre um software para gerenciar clientes? Aproveite a oportunidade, faça uma demonstração na plataforma Mercafácil e veja os benefícios de fazer gestão de clientes.

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Daniela Hendler