SUMÁRIO


Por em 26 de dezembro de 2023

Como está a saúde financeira do seu supermercado?

Você sabe dizer como está a saúde financeira do seu supermercado? Acredite, calcular esse indicador vai fazer toda a diferença na hora de criar suas próximas campanhas. 

Afinal, mesmo que seu varejo esteja em um bom momento, sempre existem ações que podem potencializar o seu resultado. Veja bem:

  • Não é porque sua loja está em crescimento financeiro, que você está obtendo sucesso ao fidelizar os seus clientes. Afinal, você pode estar atraindo muitos consumidores novos, mas não está retendo aqueles que já compraram anteriormente. Agora imagine: se os seus resultados já estão sendo bons dessa forma, imagina o quanto eles melhorariam se você fizesse as ações de fidelização corretas?
  • Outra opção é: o seu faturamento tem diminuído e você decide abaixar o preço dos produtos do seu supermercado para vender mais. Porém, ao invés de isso te ajudar a solucionar uma questão, pode te trazer prejuízos no futuro. Então, qual ação seguir neste momento?

Fazer a decomposição de faturamento vai te ajudar a medir a saúde financeira do seu supermercado em ambas as situações – e em todas as outras que podem surgir no dia a dia do seu negócio. E acredite: fazer esse cálculo vai ser mais fácil e rápido do que parece!

Mas não se preocupe: se você não sabe o que é a decomposição de faturamento, nós vamos te explicar logo mais. Também, vamos te mostrar algumas boas práticas que você pode seguir para medir a saúde financeira do seu supermercado. Acompanhe!

4 boas práticas para controlar a saúde financeira do seu supermercado

Para garantir uma boa saúde financeira no supermercado, tenha em mente que é preciso:

1. Ter um controle de estoque eficiente

Mantenha um controle rigoroso do estoque para evitar perdas por produtos vencidos ou obsoletos. Para isso, busque usar sistemas automatizados que monitorem os níveis de estoque e te ajudem a saber quando é hora de repor os produtos certos.

2. Controlar as despesas

Monitore e controle de perto as despesas operacionais. Além disso, busque maneiras de reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços, potencializando seus resultados. Eficiência é a chave!

3. Investir em tecnologias eficientes 

Utilize sistemas de ponto de venda (PDV) eficientes, sistemas de gestão empresarial e demais ferramentas que existem para otimizar o seu tempo e minimizar os seus custos. 

– Veja também: 5 motivos para investir em tecnologia no seu supermercado

4. Faça as ações certas para melhorar a saúde financeira do seu supermercado

Outra ação essencial para você controlar a saúde financeira do supermercado é saber quais campanhas de vendas colocar em prática em cada situação. E é aqui que entra a decomposição de faturamento que falaremos abaixo! 

Foco na saúde financeira do seu supermercado: conheça a decomposição de faturamento e faça as melhores ações

A decomposição de faturamento é muito importante na gestão financeira do supermercado. Isso porque ela te ajuda a identificar e a destrinchar exatamente quais ações você deve fazer segundo as métricas atuais da sua loja

Tudo muito claro e personalizado conforme os dados do seu negócio. 

Seguindo o exemplo que demos no início no texto:

O diagnóstico mostra que o faturamento da sua loja está em crescimento, mas que os consumidores não estão voltando. Então, existem ações de fidelização que você pode colocar em prática para estimular novas visitas durante o mês como, por exemplo:

  • Criar campanhas que gerem retorno de clientes nos períodos de menos cupons. Para isso, é possível oferecer cashback nas próximas compras e investir em programas de fidelidade. Por fim, esses podem ser diferenciais que farão com que o cliente prefira comprar na sua loja do que na concorrência. 

Além do estímulo de visitas ao longo do mês, a decomposição de faturamento vai te mostrar se é preciso:

  • Estimular os clientes e levarem mais itens a cada compra, colocando em prática campanhas de cross selling, por exemplo;
  • Focar no valor médio dos produtos que estão sendo vendidos, fazendo ofertas específicas em produtos da curva A;
  • Criar campanhas para atrair novos clientes para a sua loja, investindo em mídia paga nas redes sociais e/ou distribuindo encartes do seu negócio. 

Na prática: como funciona o diagnóstico inteligente para o varejo?

O cálculo da decomposição de faturamento compara sempre dois períodos, por exemplo: dezembro de 2023 com dezembro de 2022. 

Para fazê-lo, são usados três indicadores:

  • Faturamento no período;
  • Ticket médio no período;
  • Número de cupons/vendas no período.

Então, é feita a seguinte equação:

Faturamento = ticket médio x número de cupons/vendas

Essa metodologia, criada pela Mercafacil, mostra a relevância de acompanhar, além do faturamento, o ticket médio e o número de vendas/cupons. Ou seja, a conta de:

Clientes únicos x média do valor de compra do cliente.

Se você quer poupar tempo e fazer agora mesmo o diagnóstico inteligente para o varejo e descobrir como está a saúde financeira do seu supermercado, existe uma ferramenta gratuita que vai te ajudar nessa missão. 

É uma planilha que atualiza automaticamente conforme é alimentada pelos dados financeiros.

Ou seja: toda a explicação que oferecemos acima, com a equação e demais dados, poderão ser feitas de forma muito mais prática e eficiente. E então, que tal fazer o teste?

Baixe agora mesmo, gratuitamente, o Diagnóstico de Decomposição de Faturamento e entenda como está a saúde financeira do seu supermercado ainda hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler