SUMÁRIO


Por em 21 de julho de 2020

Dicas para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19

Já faz alguns meses que a pandemia do Covid-19 chegou no Brasil e no mundo. Apesar de esse ser um assunto que possa soar “batido”, é fundamental que você, supermercadista, saiba como proteger clientes e colaboradores durante esse período.

Para te ajudar nessa missão tão importante, preparamos esse artigo com algumas da principais sugestões a serem seguidas em prol do cuidado com a saúde. O objetivo é sempre buscar por mais segurança e conforto para a sua equipe e para os seus consumidores.

Dessa forma, juntos, com cada um fazendo a sua parte, teremos uma maior chance de sair desse período de incertezas com menos danos. 

Anote as nossas dicas e sinta-se a vontade para comentar, abaixo do texto, sobre quais são as ações a sua marca tem feito durante a pandemia. 

5 ações essenciais para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19

1. Não minimize a doença

O primeiro passo para proteger clientes e colaboradores durante essa época é compreender a importância de tomar os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus. 

Para isso, é importante que você mantenha-se informado por bons veículos de comunicação e busque sempre entender o que está acontecendo ao seu redor. Porém, é claro, sem histeria. 

É fundamental manter-se atualizado e informado para saber quais são as melhores ações a serem feitas. 

Também, mantenha a equipe engajada e ciente do que está acontecendo, sugerindo que haja um canal de comunicação aberto entre todos. Como você perceberá nos próximos tópicos, manter a equipe bem treinada, engajada e unida, é uma forma de ajudar a manter a segurança reforçada no seu estabelecimento.

2. Mantenha a higienização constante

Para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19 é essencial que a higienização constante se torne um hábito de todos.

Assim, é importantíssimo que a equipe esteja engajada e bem informada. Ademais, todos devem fazer a sua parte para manter o ambiente higienizado, entendendo que essa é uma tarefa que trará maior segurança para toda a equipe.

Os produtos de limpeza utilizados para a higiene são os mesmo de sempre: água, álcool, sabão e desinfetantes. Entretanto, o que muda é a atenção, que passa a ser redobrada, e a frequência, que se torna muito maior.

Por fim, as superfícies de contato que podem ser tocadas por várias pessoas precisam de grande cuidado, como os corrimãos, balcões de atendimento, maçanetas e banheiro. Assim, quanto mais pessoas frequentam o ambiente, mais frequente deve ser a limpeza.

Também, deixe sempre disponíveis os fracos de álcool em gel no estabelecimento, posicionados em locais estratégicos. Logo na entrada da loja, nos caixas e próximos ao banheiro, por exemplo.

Manter as mãos limpas e higienizadas é uma ação simples, mas poderosa, na hora de evitar a propagação do vírus.

3. Reforce a importância do uso de máscaras

Atualmente, as máscaras já se tornaram itens essenciais para quem vai sair de casa. Por isso, reforce a importância de utilizá-las no seu estabelecimento.

Pode parecer até óbvio, mas essa é uma ação muito importante para proteger clientes e colaboradores,  Covid-19. Assim sendo, garanta que toda a sua equipe esteja sempre munida desses itens de proteção pessoal.

Mais do que isso, é importante tomar os cuidados corretos com a máscara:

  • Coloque-as pela alça, sem tocar nelas durante o uso;
  • Cubra o nariz e a boca;
  • Troque a máscara a cada 2h, ou quando o tecido ficar úmido. 

Ainda, além da máscara, é possível pensar na confecção e distribuição de luvas, aventais ou de escudos faciais. 

4. Mantenha a distância de segurança

Equipe e sinalize o seu supermercado para que as pessoas mantenham uma distância mínima em áreas como a da fila do caixa, por exemplo. Você pode adesivar o chão, colocar placas indicadores, entre outros.

Além disso, tanto na entrada quanto nos demais setores do estabelecimento, é possível colocar painéis que reforcem a importância de ser mantida a distância de segurança.

5. Use seus canais de comunicação para reforçar os cuidados

Não hesite em usar as suas redes sociais e demais canais de comunicação para se comunicar com os seus clientes. Você pode desenvolver campanhas segmentadas para o público formado por idosos, por exemplo, informando se a sua loja irá abrir em horário diferenciado para atendê-los.

Ainda, aproveite para fazer materiais educativos, que expliquem informações como:

  • Se possível, só toque nos produtos que deseja comprar;
  • Só é possível entrar na loja com máscara;
  • Mantenha sempre as mãos higienizadas e o distanciamento social, etc. 

Por fim, tenha como seu grande objetivo o desenvolvimento de ações que buscam proteger clientes e colaboradores. Além de garantir maior segurança a todos, esses cuidados mostram que sua marca está comprometida com o momento e que valoriza a vida.

A meta é manter o seu negócio ativo, reforçar o relacionamento com os consumidores e, ainda, auxiliar para que tanto a sua equipe quanto a os seus clientes passem por esse período da melhor forma possível. 

Por fim, se você não sabe por onde começar a desenvolver essas ações para o seu supermercado, agende agora mesmo uma reunião gratuita com os nossos especialistas do varejo e confira como a Mercafacil pode te ajudar a enfrentar essa época com mais segurança e tranquilidade. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]