Por em 21 de julho de 2020
Dicas para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19
Já faz alguns meses que a pandemia do Covid-19 chegou no Brasil e no mundo. Apesar de esse ser um assunto que possa soar “batido”, é fundamental que você, supermercadista, saiba como proteger clientes e colaboradores durante esse período.
Para te ajudar nessa missão tão importante, preparamos esse artigo com algumas da principais sugestões a serem seguidas em prol do cuidado com a saúde. O objetivo é sempre buscar por mais segurança e conforto para a sua equipe e para os seus consumidores.
Dessa forma, juntos, com cada um fazendo a sua parte, teremos uma maior chance de sair desse período de incertezas com menos danos.
Anote as nossas dicas e sinta-se a vontade para comentar, abaixo do texto, sobre quais são as ações a sua marca tem feito durante a pandemia.
5 ações essenciais para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19
1. Não minimize a doença
O primeiro passo para proteger clientes e colaboradores durante essa época é compreender a importância de tomar os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus.
Para isso, é importante que você mantenha-se informado por bons veículos de comunicação e busque sempre entender o que está acontecendo ao seu redor. Porém, é claro, sem histeria.
É fundamental manter-se atualizado e informado para saber quais são as melhores ações a serem feitas.
Também, mantenha a equipe engajada e ciente do que está acontecendo, sugerindo que haja um canal de comunicação aberto entre todos. Como você perceberá nos próximos tópicos, manter a equipe bem treinada, engajada e unida, é uma forma de ajudar a manter a segurança reforçada no seu estabelecimento.
2. Mantenha a higienização constante
Para proteger clientes e colaboradores durante o Covid-19 é essencial que a higienização constante se torne um hábito de todos.
Assim, é importantíssimo que a equipe esteja engajada e bem informada. Ademais, todos devem fazer a sua parte para manter o ambiente higienizado, entendendo que essa é uma tarefa que trará maior segurança para toda a equipe.
Os produtos de limpeza utilizados para a higiene são os mesmo de sempre: água, álcool, sabão e desinfetantes. Entretanto, o que muda é a atenção, que passa a ser redobrada, e a frequência, que se torna muito maior.
Por fim, as superfícies de contato que podem ser tocadas por várias pessoas precisam de grande cuidado, como os corrimãos, balcões de atendimento, maçanetas e banheiro. Assim, quanto mais pessoas frequentam o ambiente, mais frequente deve ser a limpeza.
Também, deixe sempre disponíveis os fracos de álcool em gel no estabelecimento, posicionados em locais estratégicos. Logo na entrada da loja, nos caixas e próximos ao banheiro, por exemplo.
Manter as mãos limpas e higienizadas é uma ação simples, mas poderosa, na hora de evitar a propagação do vírus.
3. Reforce a importância do uso de máscaras
Atualmente, as máscaras já se tornaram itens essenciais para quem vai sair de casa. Por isso, reforce a importância de utilizá-las no seu estabelecimento.
Pode parecer até óbvio, mas essa é uma ação muito importante para proteger clientes e colaboradores, Covid-19. Assim sendo, garanta que toda a sua equipe esteja sempre munida desses itens de proteção pessoal.
Mais do que isso, é importante tomar os cuidados corretos com a máscara:
- Coloque-as pela alça, sem tocar nelas durante o uso;
- Cubra o nariz e a boca;
- Troque a máscara a cada 2h, ou quando o tecido ficar úmido.
Ainda, além da máscara, é possível pensar na confecção e distribuição de luvas, aventais ou de escudos faciais.
4. Mantenha a distância de segurança
Equipe e sinalize o seu supermercado para que as pessoas mantenham uma distância mínima em áreas como a da fila do caixa, por exemplo. Você pode adesivar o chão, colocar placas indicadores, entre outros.
Além disso, tanto na entrada quanto nos demais setores do estabelecimento, é possível colocar painéis que reforcem a importância de ser mantida a distância de segurança.
5. Use seus canais de comunicação para reforçar os cuidados
Não hesite em usar as suas redes sociais e demais canais de comunicação para se comunicar com os seus clientes. Você pode desenvolver campanhas segmentadas para o público formado por idosos, por exemplo, informando se a sua loja irá abrir em horário diferenciado para atendê-los.
Ainda, aproveite para fazer materiais educativos, que expliquem informações como:
- Se possível, só toque nos produtos que deseja comprar;
- Só é possível entrar na loja com máscara;
- Mantenha sempre as mãos higienizadas e o distanciamento social, etc.
Por fim, tenha como seu grande objetivo o desenvolvimento de ações que buscam proteger clientes e colaboradores. Além de garantir maior segurança a todos, esses cuidados mostram que sua marca está comprometida com o momento e que valoriza a vida.
A meta é manter o seu negócio ativo, reforçar o relacionamento com os consumidores e, ainda, auxiliar para que tanto a sua equipe quanto a os seus clientes passem por esse período da melhor forma possível.
Por fim, se você não sabe por onde começar a desenvolver essas ações para o seu supermercado, agende agora mesmo uma reunião gratuita com os nossos especialistas do varejo e confira como a Mercafacil pode te ajudar a enfrentar essa época com mais segurança e tranquilidade.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]