Gestão

Ações para a prevenção de perdas nos supermercados

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A prevenção de perdas nos supermercados é um trabalho constante para os supermercadistas. Isso acontece, pois as perdas significam prejuízos para a loja e certamente não é isso que você quer.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) mostrou que as perdas com mercadorias em estoque chega a 2%.

O impacto dessa perda é bem relevante, não é mesmo?

Descubra no post de hoje como você pode trabalhar com dados de compra dos seus clientes para diminuir esse prejuízo.

Todos pela prevenção de perdas nos supermercados 

Para resolver todo problemas é preciso primeiro identificá-lo, depois entender as possíveis razões e por fim buscar soluções.

Esse é um processo que busca além de resolver o problema do momento, busca evitar que ele seja recorrente na sua loja.

É importante ressaltar que não é o momento para encontrar culpados, mas sim pontos que precisam ser melhorados. Isso acontece, pois até chegar ao estado de perda o produto passou por diversos setores e algo poderia ter sido feito preventivamente.

Outro fator relevante para essa análise também são as perdas previsíveis e também aquelas que não sob o seu controle, como é no caso dos furtos, por exemplo.

Já quando se trata de perdas previsíveis é que você precisa se manter ainda mais atento, como com os produtos vencidos, por exemplo.

É sobre esse tipo de situação que iremos falar a seguir e formas para que você tente minimizar ou até mesmo acabar com essa situação no seu supermercado.

Trabalhando com a prevenção de perdas nos supermercados

Trabalhar as perdas de maneira completa é fundamental para que os seus resultados sejam cada vez melhores. Porém, existem ações que podem ser mais simples de resolver como é no caso das perdas previsíveis, especialmente o vencimento de produtos.

Essa é uma situação que pode ocorrer por diversos motivos, confira alguns exemplos:

  • Gestão de estoque inexistente ou mal executada;
  • Compra em excesso de produtos;
  • Erro na precificação dos produtos;
  • Falta de ações que impulsionem as vendas de determinado produto ou setor.

Independente de qual for o motivo, o mais importante é encontrar formas para resolver essa situação, não é mesmo?

O uso das informações de compra dos seus consumidores pode ser uma excelente ferramenta para isso. É claro que além disso, você irá precisar ter em mãos as informações do seu estoque quais são os produtos estão próximos do vencimento.

Com esses dados em mãos a Solução Mercafacil pode ser de extrema relevância para resolver as perdas da sua loja.

Imagine que você tem uma grande quantidade de cervejas próximas do vencimento e precisa comercializá-las rapidamente. O que geralmente é feito é uma promoção geral na loja com preços bastante atrativos.

Porém, uma promoção direcionada para os clientes que já  compraram esse itens pode ser muito mais efetiva, não é mesmo?

Com a plataforma Mercafacil você torna isso possível e pode começar a aumentar suas vendas agora mesmo! 

Isso acontece por meio de uma segmentação desses consumidores criada pela plataforma. Após isso, é só disparar a sua campanha para os clientes certos e medir os seus resultados.

Já é cliente? Entre em contato com o seu consultor e prepare a sua campanha.

Ainda não é? Agende uma reunião com um de nossos especialistas e descubra como você pode mudar o futuro da sua loja.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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