Por em 24 de julho de 2018
Por que usar um software para gestão de clientes?
É inegável a transformação que o consumidor passou nos últimos tempos, principalmente por conta dos avanços tecnológicos. A mudança não ocorreu apenas na maneira como o cliente compra, mas também na forma com que a empresa deve se relacionar com ele.
Para resolver isso, empresas focadas em inteligência para o varejo, como a Mercafácil, oferecem um software para gestão de clientes. Neste post vamos apresentar alguns benefícios que uma solução como essa pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!
Software para gestão de clientes | Plataforma Mercafácil
Você sabe quantos clientes entraram pela primeira vez na sua loja no mês passado? E quantos deles voltaram este mês? Todo dono de loja deveria ter na ponta da língua a resposta para essas perguntas, que parecem simples, mas são extremamente relevantes para qualquer negócio.
Se você não sabe responder a essas e outras questões, vai ficar mais tranquilo ao saber que a tecnologia pode te ajudar a encontrar a solução com as informações que você já tem. A Mercafácil é um software para supermercados que atua na gestão de clientes e funciona em 3 etapas:
- construção da base de clientes,
- plataforma para análise de dados e
- motores de campanha.
De forma simples e muito intuitiva, você passa a ter dados sobre quem compra ou deixa de comprar na sua loja e pode utilizar essas informações para gerar mais lucro. Um software assim pode contribuir para a análise de faturamento, produtos mais vendidos, consumidores que mais compram e ser o seu braço direito no planejamento e gestão do seu supermercado.
Gestão de relacionamento com o cliente baseado no perfil de compra
Com os dados coletados será possível fazer a gestão de relacionamento com o cliente e tornar a sua comunicação com ele muito mais eficiente e próxima.
Você já imaginou conseguir identificar que em todas as suas compras determinado cliente sempre leva produtos de FLV? Certamente uma promoção nesse setor poderia ser direcionada a esse consumidor. Essa atitude aumentaria as chances dele ir até sua loja comprar os produtos anunciados. Imagine, ainda, poder descobrir que todo fim de mês um grupo de clientes compra produtos do açougue.
Com um sistema de gestão de clientes você sabe exatamente a frequência de compra e o valor médio gasto em cada compra na sua loja. Interessante, não é mesmo?!
A partir destes dados, a realização de campanhas segmentadas com ofertas personalizadas, de acordo com os hábitos de consumo dos seus clientes, devem ser mais efetivas e podem aumentar suas vendas e elevar o ticket médio dos clientes.
Software de gestão: Análise de Aquisição, Retenção e Perda de Clientes
Na maioria das vezes, o objetivo é aumentar o número de clientes. Porém, antes de adquirir novos é importante manter os que já tem, pois é muito mais barato para sua empresa.
Adquirir novos clientes com toda certeza deve ser um objetivo, mas primeiro é preciso traçar um plano estratégico para manter os consumidores atuais.
Com um software para gestão de clientes você pode analisar indicadores como:
- a frequência de compra dos seus clientes;
- quanto tempo eles não compram na sua loja;
- a região onde está o seu maior número de clientes cadastrados;
- regiões com poucos clientes; etc.
Um sistema de Gestão de Clientes capaz de fornecer esses dados é de suma importância para definir as estratégias para melhorar os resultados do negócio.
Informação Geolocalizada
A geolocalização é uma tecnologia que vem crescendo nos últimos anos e já traz diversos benefícios para o varejo. Quem já é um cliente Mercafácil consegue identificar onde moram seus compradores. Esses dados podem te dar alguns insights sobretudo no que diz respeito ao planejamento de marketing. Além de mostrar a área de abrangência do seu negócio, aponta locais onde ainda há poucos clientes para ajudar em sua estratégia de expansão.
Software para supermercados com automação de campanhas segmentadas
Se você ainda não conhece a principal funcionalidade da Mercafácil, fique sabendo que ela será muito útil para tornar suas estratégias de marketing mais efetivas.
A automação de campanhas permite o envio de SMS para sua base de clientes de forma dinâmica e automática ou envios específicos de acordo com a segmentação de clientes que preferir. Você pode formular o texto que será enviado na mensagem de forma personalizada ou não. O recomendado é enviar ofertas personalizadas de acordo com seus hábitos e preferências. Com tudo escrito, você estará pronto para disparar sua campanha!
Após o envio das mensagens no software Mercafácil é possível mensurar os resultados que as campanhas trouxeram para o negócio.
Acredita que o uso de um software pode melhorar seus resultados? Marque uma conversa para conhecer melhor a Mercafácil e entender os benefícios que ela pode trazer para seu supermercado!