Gestão

Por que a gestão de pessoas é importante para o varejo?

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Todo empreendedor varejista que visa alcançar o sucesso, precisa estar ciente da importância da gestão de pessoas para o seu negócio. Gerenciar pessoas é uma atividade complexa, que necessita de uma atenção especial.

A função da gestão é administrar comportamentos e fortalecer o capital humano dentro das organizações. Por meio dela, consegue-se atingir um entendimento maior do próprio negócio.

Incluindo todas as etapas envolvidas, desde procedimentos internos, como controle de estoque e funções administrativas, até o relacionamento com clientes.

Hoje, o papel da gestão de pessoas ocupa um lugar estratégico nas organizações. Ela está diretamente ligada a estratégias de venda, fidelização de clientes, benchmarking, entre outras ações.

Atuação da gestão de pessoas no varejo

Muito se fala em atender os clientes com excelência e proporcionar uma boa experiência de compra. Mas qual atitude você tem tomado para melhorar essa questão na sua loja?

Em algumas situações os varejistas imaginam que precisam buscar soluções externas para resolver isso. Porém, na prática isso não é verdade.

Trabalhar internamente uma ação com seus colaboradores pode trazer um impacto positivo na experiência dos consumidores no seu supermercado, por exemplo.

Antes de pensar no seu público é fundamental pensar na sua equipe. São eles que estarão irão executar funções que vão impactar as compras na sua loja.

Então, nada mais justo do que investir seu tempo e recursos em melhorar seu supermercado internamente.

Com colaboradores mais capacitados, felizes e engajados a tendência é que seus resultados sejam cada vez melhores.

Transforma dados em inteligência de mercado

Ter produtos de qualidade, contratar bons colaboradores e manter sua loja organizada são requisitos fundamentais para atrair clientes.

Porém, para criar estratégias de fidelização para esses clientes e ter um diferencial em relação à concorrência, é preciso conhecer a fundo o próprio negócio, o perfil do seu público e as necessidades deles.

Nesse sentido, informações são como ouro, pois permitem que todas as campanhas realizadas pela empresa, por exemplo, clubes de descontos em supermercados, sejam baseadas em informações reais, tornando-se mais assertivas.

A inteligência competitiva é uma característica que a Gestão de Pessoas pode trazer para o seu negócio, otimizando dados e aumentando o potencial de mercado a partir deles.

Essa função consiste em decifrar o valor estratégico de dados, evitando assim a perda de clientes para concorrentes.

Oferece um conhecimento real sobre a concorrência

Outra ferramenta de gestão com grande importância no mercado de varejo é o benchmarking. Ele analisa a performance da empresa em comparação às concorrentes do mesmo setor, comparando processos e caminhos percorridos pelas mesmas.

Muitas pessoas acreditam que não é necessário saber o que o outro está fazendo.Todavia, ao conhecer esse tipo de informação, a empresa passa a conhecer também o que seus clientes e potenciais clientes estão tendo acesso.

Esse tipo de conhecimento torna-se valioso à medida que atualiza a organização no mercado, dando acesso a tendências e elementos que podem ser alterados para melhorar as vendas.

Realizar esse tipo de trabalho exige treinamento qualificado e também um olhar atento de quem executá-lo. Essa prática pode trazer insights interessante não apenas do ponto de vista de negócio, mas também de questões internas.

Entender a forma como atendimento dos concorrentes é feito e como as empresas se relacionam com seus colaboradores são outros ponto que podem ser analisados nessa tática.

Sem dúvidas fazer uma análise dessas informações pode trazer grandes proveitos para sua loja, sua gestão e seus resultados.

A gestão de pessoas atrai e retém talentos

A organização que investe em gestão, automaticamente, está investindo na captação e retenção de talentos, pois através de um gerenciamento eficiente do capital humano, ela está trabalhando a sua reputação nos quesitos empregabilidade e qualidade de vida.

Na Gestão de Pessoas, a motivação dos colaboradores é um dos motores para a produtividade. Relações pautadas no poder e na persuasão são substituídas hoje por equipes trabalhando em conjunto, visando a um bem coletivo.

A felicidade dos colaboradores reflete diretamente no atendimento com clientes e na execução de tarefas. Caso ele esteja insatisfeito esse pode ser forte fator que pode comprometer com os resultados da empresa.

Logo, para conseguir uma fidelização de clientes é preciso pensar, também, nos processos internos que irão refletir nas ações a curto e longo prazo. Isso acontece, pois somente uma equipe sólida é capaz de alinhar seu desempenho com os objetivos da empresa.

Dicas para melhorar a gestão de pessoas na sua loja

Pensar em estratégias para melhorar os resultados sem dúvidas é um tarefa diária para os supermercadistas. E investir em gestão de pessoas pode ser uma das principais formas de alcançar isso.

Já que uma equipe capacitada pode colocar táticas em prática corretamente e melhorar a experiência de compra, por exemplo.

Vale ressaltar que também não se trata apenas aumentar as vendas e obter mais lucros. Essas são questões fundamentais para as empresas sim, mas não são as únicas.

Se preocupar com as pessoas e no ambiente dentro do seu negócio também tem grande relevância na consolidação da sua marca.

E você pode começar a melhorar essa situação na sua loja agora mesmo com algumas ações simples.

Comunicação interna

Seus colaboradores são parte de extrema importância em toda sua estratégia de negócio. Então, porque não deixá-los cientes do que está acontecendo na empresa?

Comunicar mudanças na operação e implementação de novas estratégias, são bons exemplos. Ainda mais importante do que isso, é que essa comunicação seja clara e que alcance toda a sua equipe.

Uma ação como essa certamente pode fazer com que os seus funcionários se sintam valorizados e parte da empresa.

Treinamentos

Tão relevante quanto saber exatamente a função que irá desempenhar é estar capacitado para ela. Essa é uma questão que certamente pode fazer a diferença nos resultados alcançados.

O colaborador precisa estar 100% preparado para atender as demandas que possam surgir. Caso contrário, ele pode se deparar com uma situação que se reflita em uma experiência ruim para ambos, por exemplo.

Seguramente não é isso que você deseja oferecer tanto para seus consumidores quanto para os colaboradores. 

Endomarketing 

Proporcionar um bom ambiente de trabalho é o mínimo que uma empresa pode oferecer. Porém, esse ponto pode ser melhorado com a implementação de algumas ações.

Você pode utilizar data de aniversário deles, por exemplo, para colocar em prática uma ação.

Não é preciso ser nada extravagante, mas mostrar que você se importa com seus funcionários já é o suficiente.

Além disso, valorizar as conquistas deles também é algo bastante interessante para a equipe como um todo.

Você pode comunicar quando um funcionário for promovido para uma nova função. Dessa forma todos verão que é possível crescer dentro da empresa e isso tende a aumentar o empenho de todos para alcançar novas posições.

Outra opção é parabenizar pelos bons serviços prestados ou quando uma equipe bater alguma meta estipulada.

Construir esse ambiente agradável certamente é um ótimo primeiro passo para sua empresa ter sucesso.

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Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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