Por em 2 de abril de 2020
Páscoa e Coronavírus: estratégias para o varejo enfrentar este cenário
Certamente, você varejista, está preocupado com a possível queda nas vendas de Páscoa por conta do avanço do Coronavírus, não é mesmo?
Como resultado deste cenário, já é observada uma mudança no comportamento do consumidor, que tem ido com menor frequência ao supermercado e consequentemente adquirido menos produtos.
Assim, o varejo deve enfrentar grandes desafios nesta que é a segunda melhor data do varejo alimentar no Brasil depois do Natal.
Mas, nem tudo está perdido. Acima de tudo este é o momento de você reinventar seu negócio, investir em estratégias para driblar os obstáculos e acreditar que é possível ir na contramão das projeções.
Vamos mostrar a você como dias melhores estão por vir. Acompanhe o artigo de hoje!
A projeção para a Páscoa 2020 antes do Coronavírus
No ano de 2019, houve crescimento de +5,1% nas vendas em relação ao ano anterior. Em 2020, a tendência de crescimento era positiva, sendo ligeiramente igual ou superior ao ano passado, segundo pesquisa da IBEVAR, no início deste ano.
Em relação ao preço, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) estima que haja um aumento de +2% no valor repassado ao consumidor, por conta da alta do dólar que encareceu matérias-primas como corantes e leite.
Antes do avanço do COVID-19, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) previa que 76% das vendas de ovos acontecessem nos supermercados, que competem com lojas especializadas e microempreendedores.
Outros dados importantes, para você varejista, estão relacionados à quaresma e a proximidade com o inverno. Produtos como peixes e os vinhos também registram aumento de demanda neste período.
Se o cenário era positivo, antes do Coronavírus, o que pode ser feito por você para evitar a queda nas vendas e manter o relacionamento com seu consumidor nesta Páscoa?
Ações que a sua loja pode implementar nesta Páscoa diante do COVID-19
Sabemos que o cenário atual realmente pode trazer oscilações nas vendas da sua loja.
Contudo, não é por isso que você não vai sair da sua zona de conforto e botar a mão na massa para tornar o impacto mais leve, não é verdade?
Por isso, trouxemos algumas ações que você pode implementar para que a Páscoa continue sendo doce para a sua loja e seus clientes.
Dicas de ações
- Muitos consumidores, ainda irão fisicamente na sua loja. Por isso, você deve garantir a higiene da sessão de chocolates e implementar medidas de segurança.
- Se você possui um canal de televendas, incentive o pedido pelo canal e ofereça entrega em domicílio.
- Caso você não tenha e-commerce, nem um canal de televendas, seria interessante implementar um. Ou você pode se filiar à aplicativos como o iFood que realiza a logística de entrega para os parceiros.
- Como não haverá confraternização neste período, as pessoas dificilmente conseguirão presentear umas às outras. Assim, você pode oferecer serviço de entrega personalizado: o cliente escolhe o ovo de Páscoa e sua loja entrega na casa da pessoa que ele gostaria de levar.
- Faça promoções de pack dentro das possibilidades da sua margem: na compra do 3º ovo da marca X, seu cliente paga menos nas unidades, por exemplo.
- Ações com Pessoa Jurídica: fale com colégios, empresas e negócios locais e ofereça entrega nas residências, caso eles desejem presentear seus alunos ou colaboradores.
- Caso você tenha um software para gestão de clientes, crie segmentações e envie as ofertas para grupos como os idosos.
- Se você não tiver, comunique-se com seu público pelas redes sociais e outros meios comuns ao seu negócio.
- Preocupe-se com seu estoque, negocie margens com seus fornecedores e tenha uma ação prévia para possíveis perdas após o período.
- Ainda que perdas aconteçam, você já pode tentar negociar e deixar acordada com antecedência a venda dos produtos para fornecedores.
Esperamos que este artigo possa ser útil para a sua loja neste período de grandes desafios.
Aproveite para entender mais sobre o cenário atual no E-BOOK: As mudanças no comportamento do cliente diante do Coronavírus.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]