Vendas

Otimizando a prevenção de perdas com 2 dicas imperdíveis

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O campo formal da prevenção de perdas ainda é relativamente novo e normalmente relacionado apenas ao setor do varejo. Porém, é extremamente importante para todos os empreendedores e empresários.

Para entender mais claramente o conceito, perda é tudo aquilo que faz com que você tenha saída de dinheiro, seja na redução do lucro, no mau gerenciamento da empresa ou até mesmo qualquer interferência negativa que o impeça de continuar crescendo e desenvolvendo seu negócio.

A prevenção de perdas já é um assunto mais amplamente discutido em países como os Estados Unidos, por exemplo. Há alguns anos, os norte-americanos tinham perdas de mais de US$ 34,5 bilhões, um total de quase 2% do faturamento apenas do mercado de varejo do País. No Brasil, esse campo tem menos de 15 anos de existência e o índice era ainda maior, mais de 2,33%, o que fazia o lucro líquido ser menor.

Em momentos de crise, já mostramos que é preciso fidelizar seus clientes, investir em inteligência de mercado e até já demos 6 estratégias para reengajamento dos consumidores. Agora, é a vez de falarmos do que pode ser feito para que você lucre mais e perca menos em seu negócio. Confira:

Dicas essenciais para prevenção de perdas

Organização do estoque

Grande parte da perda de lucro de uma empresa de varejo reside na má administração dos estoques. A organização efetiva permite que você entenda as necessidades, não apenas dos seus consumidores, trabalhando em sua fidelização, mas também sua capacidade de produção e a exigência de cada cenário, que pode obrigá-lo a manter os estoques em níveis altos ou baixos, de acordo com cada situação.

Por exemplo, algumas empresas precisam de um estoque maior perto de datas comemorativas, outras já necessitam desses estoques em momentos como final do ano, começo das férias, entre outros. Ao entender seu negócio e assumir para si a missão de gerir bem o estoque, as chances de apresentar perdas são menores.

Um estoque bem organizado ainda permite que você consiga negociar melhor com seus distribuidores e fornecedores. Desse modo, passe a ter preços mais competitivos no mercado e menos gastos em aquisição e distribuição. Tudo isso o ajudará a ampliar os negócios e crescer dentro do seu setor.

Integração na emissão de notas

Controlar a emissão de notas é essencial para o sucesso de seu negócio, principalmente se isso for feito por um sistema integrado, que ajudará a evitar os erros comuns no processo manual — com gasto maior de tempo e diversos problemas de operação e controle.

Com um sistema integrado, você tem as seguintes vantagens:

  • controla melhor todo o seu estoque, vendas e aquisições;
  • tem mais facilidade para preencher as Notas Fiscais;
  • insere de forma automática os dados de seus clientes, integrando-os, inclusive, com a transportadora;
  • consegue calcular automaticamente os impostos;
  • gera arquivos e os envios automaticamente ao consumidor;
  • extrai relatórios mensais para avaliação de montante, entre outros.

Um sistema de gestão informatizado não permite apenas a prevenção de perdas, mas também permite que você dê mais ênfase à aplicação de técnicas de produtividade, melhore sua equipe e ainda consiga se tornar único em seu setor de atuação.

Deu para entender melhor como se prevenir das perdas? Ainda tem dúvidas ou outras dicas sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no blog e conte para nós!

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

Write A Comment