SUMÁRIO


Por em 15 de outubro de 2020

Oportunidades de novembro para o varejo: Black Friday e muito mais!

Estamos seguindo para a reta final do ano e, faltando pouco mais de dois meses para o fim de 2020, é hora de conhecer as principais oportunidades de novembro para o seu varejo.

Dentre as diversas datas comemorativas do mês, grande destaque para a Black Friday, que sempre movimenta – e muito! – o comércio varejista. Porém, engana-se quem pensa que essa é a única celebração do mês que vai aquecer as suas vendas e aproximar o seu relacionamento com o cliente.

Confira abaixo quais são algumas das principais oportunidades de novembro para o seu negócio e prepare-se para a chegada do penúltimo mês do ano! 

Conheça e aproveite as oportunidades de novembro para o varejo

01/11 Dia Mundial do Veganismo 🥦🍎

Você já deve estar ciente que o público adepto ao estilo de vida vegano está em movimento crescente no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB):

  • 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos.
  • Estima-se que existam cerca de cinco milhões de veganos no país.
  • 55% dos brasileiros afirmam que consumiriam mais produtos veganos se houvesse a descrição nas embalagens sobre a composição dos itens. 

Para você, como varejista, é importante estar por dentro dessa tendência de consumo e saber como aproveitá-la de forma positiva no seu estabelecimento. Assim sendo, são diversas as campanhas e ações que você pode fazer. Por exemplo:

Que tal postar uma receita deliciosa e, apenas ao final, citar que ela é vegana? Isso pode surpreender seus seguidores e deixá-los animados para experimentar esse prato!

Além disso, você pode criar um encarte com diversos ingredientes veganos que você oferece na sua loja e, se possível, fazer promoções diversas com eles. Assim, será uma ótima oportunidade para os clientes que ainda não são adeptos desse estilo de vida poderem conhecer um pouco mais alguns ingredientes.

Para complementar a sua leitura, você pode se interessar pelo nosso artigo que fala sobre Produtos para restrição alimentar: um diferencial para o seu supermercado.

02/11 Finados 💐

O feriado de finados normalmente traz consigo o hábito de comprar flores para homenagear aqueles que não estão mais conosco.

Assim sendo, você pode apostar em arranjos bonitos, diferenciados e com opção de personalização na floricultura do seu supermercado, movimentando o setor.

Além disso, utilize as redes sociais da sua marca para fazer uma publicação bonita e sincera, que pode tratar, por exemplo, das saudades. Essa publicação pode gerar engajamento nas redes e, ainda, fazer com que o seu supermercado seja visto de forma mais humanizada pelos seus seguidores.

10/11 Dia do Trigo 🌾🍞

Entre as oportunidades de novembro para o varejo, também temos o Dia do Trigo, que pode ser ideal para tanto para enaltecer a padaria do seu supermercado quanto estimular os seus clientes a fazerem as suas próprias receitas caseiras com trigo. 

E essas receitas caseiras nunca estiveram tão em alta!

Segundo um artigo do HuffPost, “o pão caseiro se tornou o símbolo da quarentena”. Dentre os motivos para isso acontecer, o texto cita que “ao contrário de outras receitas, o pão caseiro exige um tempo de maturação e uma paciência que não combinava com o estilo de vida pré-pandemia.”

Assim sendo, que tal aproveitar essa tendência de cozinhar em casa e estimular o seus clientes a comprarem na sua loja os insumos necessários para essas receitas?

Você pode utilizar a sua rede social para postar receitas de bolos, massas de pizza e, é claro, dos pães. Além disso, é possível divulgar um encarte que combine os insumos culinários com os acessórios e utensílios utilizados para essas receitas, como fôrmas, talheres diferenciados, facas para cortar pão, batedeiras, liquidificadores, entre outros.

Além das redes sociais, esse também pode ser um ótimo momento para comunicar-se com os seus clientes via SMS. Que tal segmentar e buscar por aqueles consumidores que costumam comprar na sua padaria com frequência? Assim, você pode convidá-los para ir até a sua loja para aproveitar alguma promoção especial no setor.

12/11 Dia do Supermercado 🛒

O Dia do Supermercado é mais uma das oportunidades de novembro que não deve ser passada em branco.

Essa é uma data que pode ser comemorada tanto internamente, aproveitando para parabenizar, engajar e incentivar o seu time de colaboradores, quanto para o público externo, fazendo campanhas promocionais.

Para a sua equipe, que tal reforçar a ideia de eles fazerem parte de uma grande família – que é a família do seu supermercado? Essa sensação de pertencimento pode fazer com que o clima no trabalho fique mais leve e divertido, auxiliando a manter os colaboradores engajados. Também, todo esse entusiasmo da sua equipe poderá ser muito valorizado nas próximas semanas, já que a Black Friday estará se aproximando. Pode ser uma estratégia interna valiosa para o seu negócio.

Já para os seus consumidores, você pode fazer um encarte exclusivo e enviar para a sua base de clientes. Além disso, um sorteio pode ser uma boa alternativa: que tal, “a cada R$ 50 reais gasto em compras o cliente ganha um cupom para participar do sorteio”?

Se você gostar dessa ideia, o ideal é começar a desenvolver a campanha com antecedência, na última semana de outubro. O ganhador poderá receber um voucher para gastar no seu supermercado ou receber algum prêmio, como um kit churrasco, um eletrodoméstico, entre outros.

20/11 Dia da Consciência Negra ✊🏿

Em 20 novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e essa pode ser uma oportunidade para a sua marca posicionar-se frente a um assunto tão importante para a sociedade. 

Você pode fazer publicações nas redes sociais que enalteçam a importância da cultura negra no nosso país, assim como relembrar a origem dessa data. De forma resumida, o 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado o símbolo da luta pela liberdade e da valorização do povo negro. 

27/11 Black Friday 🤑

Pois bem, dentre das oportunidades de novembro para o varejo, com certeza a Black Friday é a maior delas. Cada vez mais popular, a data oferece ao seu comércio a oportunidade de ousar e oferecer promoções das mais diversas e em todos os setores. 

Assim sendo, para acertar em cheio na estratégia que você irá usar para a data, verifique:

  • O histórico da Black Friday no seu varejo, para saber o que funcionou no passado e pode ser repetido – e melhorado! – neste ano;
  • As tendências de consumo do momento. Com a pandemia, o comportamento dos clientes foi alterado. Por isso, é muito importante você verificar os dados do seu negócio para desenvolver suas ações.

Lembre-se que são vários os consumidores que aguardam ansiosamente pela data. Por isso, aproveite-a de maneira assertiva.

Prepare tantos os seus canais de comunicação digitais e virtuais quanto a sua loja física para a Black Friday. Como neste ano há toda a preocupação com o distanciamento entre as pessoas, reforce os cuidados para que eles sejam mantidos mesmo durante as ações da data. 

Ademais, que tal adaptar a sua linha de comunicação na loja e nas redes sociais com cartazes referentes à data, etiquetas de preço diferenciadas, adesivos no chão, entre outros? 

Oportunidades de novembro: ações extras para a Black Friday 

Com certeza, essa é uma data a qual vale criar um encarte especial e enviar por SMS ou e-mail tanto para os clientes ativos quanto para os inativos recentes da sua base. Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para você recuperar os clientes inativos do seu varejo!

Aproveite a segmentação de clientes oferecida pela Mercafacil e, com base nos hábitos de consumo de cada um dos seus clientes, ofereça ofertas imperdíveis para eles. Um  exemplo de mensagem que você pode enviar para os seus clientes – tanto ativos quanto inativos – é:

“Oi [nome da pessoa] amanha tem Black Friday no [nome do seu varejo]! TAL PRODUTO por R$, OUTRO PRODUTO por R$! Venha aproveitar essas e muitas outras ofertas”

Lembre-se também que as vendas online estão em alta. Por isso, você pode aproveitar a data para oferecer frete ou entrega grátis para os clientes que fizerem compras a partir de um valor específico.

Essas ações podem ser boas formas de atrair clientes para a loja e também estimular as vendas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as oportunidades de novembro para o varejo? Para conhecer outras oportunidades que acontecem neste e em todos os meses do ano, baixe o nosso calendário promocional gratuito. Assim, você pode preparar-se com antecedência e desenvolver campanhas mensais temáticas para o seu negócio.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]