Oportunidades

Dia dos Pais e muito mais: as oportunidades de agosto para o varejo!

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Logo chegamos ao oitavo mês do ano e, com ele, chegam também as datas comemorativas e oportunidades de agosto para o seu varejo. Então… Quais são elas e como aproveitá-las? É isso que você vai conferir no nosso texto!

Além do Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo do mês, agosto também traz consigo a comemoração do Dia Internacional da Cerveja, o Dia do Feirante e muito mais.

Portanto, acompanhe o nosso texto e veja quais são as oportunidades de agosto que podem te ajudar a aumentar as vendas, fidelizar os clientes, elevar o ticket médio, aproximar o relacionamento com os consumidores, entre outros. 

Oportunidades de agosto: fidelize seus clientes e aumente suas vendas

02/08 Início da Semana da Cultura Nordestina 🥘

Agosto já começa com tudo! Logo dia 02 dá-se início a Semana da Cultura Nordestina. Dessa forma, desenvolver ações para essa celebração pode ser uma boa forma de enaltecer essa cultura tão importante para o nosso país.

Com uma culinária única, deliciosa e cheia de ingredientes regionais, você pode despertar o desejo e a curiosidade dos consumidores para que conheçam e valorizem os ingredientes e receitas típicas da cultura nordestina.

Então, que tal fazer uma campanha que divulgue as receitas típicas do Nordeste nas suas redes sociais e/ou em encartes? Ou quem sabe pensar em sete receitas, uma para cada dia da “Semana da Cultura Nordestina”?

Por fim, é claro, destaque que os clientes podem encontrar todos esses ingredientes – e muito mais! – na sua loja.

Assim, como você pode perceber, as possibilidades são várias. Use e abuse da sua criatividade para valorizar essa cultura. Esse tipo de ação é muito bom, pois une o cuidado com as vendas e com o relacionamento.

Consequentemente, pode ser altamente relevante para a sua estratégia de se aproximar e fidelizar os clientes, ao mesmo tempo em que eleva o seu faturamento. 

07/08 Dia Internacional da Cerveja  🍺

Continuando as celebrações, a primeira sexta-feira do mês traz uma ótima data para o varejo: o Dia Internacional da Cerveja.

Então… Que tal aproveitar a celebração para enaltecer essa bebida que é uma das queridinhas no país e desenvolver campanhas segmentadas com diversos rótulos de cerveja e/ou de produtos que vão muito bem com uma cervejinha?

Além de ser uma ótima oportunidade para as próprias cervejas, essa campanha pode ser relacionada com a do Dia dos Pais, que ocorre dois dias depois, em nove de agosto. 

09/08 Dia dos Pais 👴👱👨

Finalmente, chegamos ao dia 9 de agosto, que traz a data comemorativa mais forte de agosto: o Dia dos Pais.

Essa é uma celebração que pode contribuir fortemente em diversos setores do varejo. Caso a sua loja tenha mapeado as ações realizadas nos anos anteriores para essa data, aproveite para revê-las. Assim, você saberá o que funcionou com maestria e poderá desenvolver campanhas ainda mais fortes seguindo aquele caminho.

Em contrapartida, ações prévias que não trouxeram um bom resultado, podem ser descartadas ou melhoradas e atualizadas.

A campanha para o Dia dos Pais deve ser pensada com antecedência. Afinal, quando bem feita, pode trazer resultados incríveis para a sua loja.

Possíveis ações para o Dia dos Pais

  • Sorteio para clientes do clube de fidelização. Compras a partir de R$30 dão direito a um cupom para participar do sorteio. Isso estimula o cadastro de mais clientes no seu clube e, também, o aumento do valor do ticket médio. O prêmio? É você quem escolhe com base no perfil dos seus clientes. Pode ser um kit churrasco e/ou algo envolvendo cerveja – conectando o Dia dos Pais com o Dia Internacional da Cerveja. Também, pode ser “apenas” um vale-compras na sua loja, outros eletrodomésticos, videogame, uma TV… 
  • Campanhas nas redes sociais. Aproveitar as redes para parabenizar os pais, divulgar promoções e, também estimular o relacionamento com o público. Você pode sugerir que os clientes contem, nos comentários, as melhores histórias que já passaram com os pais. Também, que deixem um recado para os pais ou marquem-os nas postagens.
  • Encarte com sugestões de presentes para os filhos presentearem os pais. Desenvolver um encarte especial para a data, com boas opções de presentes para presentear pais de diversas idades, estilos e personalidades. 
  • Distribuição de brindes. Pensar em algum brinde para distribuir para pais e filhos que visitem a sua loja durante o Dia dos Pais ou na semana que antecede a data. 

Enfim, as opções são infinitas! O que você não pode fazer é deixar a data passar em branco.  Ademais, para acertar em cheio nas ações, lembre-se de identificar os produtos mais consumidos pelos clientes homens da sua loja. 

25/08 Dia do Feirante 🍎🍋

Apesar de serem super versáteis e oferecerem diversos produtos, as feiras normalmente são lembradas pelos seus itens FLV fresquinhos. Os supermercados também ofertam esses produtos e possuem uma relação direta com as feiras.

Pensando em aproveitar o Dia do Feirante, que cai em uma terça-feira, você pode fazer ações que estimulem as vendas nesse setor da sua loja. Assim como as demais campanhas, essa também pode ser segmentada e direcionada para os clientes do clube que costumam comprar com frequência os produtos FLV no seu varejo.

Mas… Como fazer isso? Você pode disparar ofertas exclusivas via SMS e fazer um encarte digital com esses produtos.

Porém, se o seu objetivo é também atingir um público maior, você pode usar as suas redes sociais para fazer postagens sobre o setor FLV da sua loja. Assim, pode enaltecer que os produtos são sempre fresquinhos, buscando oferecer as melhores opções para o público.

Comece já a planejar as oportunidades de agosto!

Pois bem, essas são algumas das nossas dicas para você aproveitar as oportunidades de agosto para aumentar as suas vendas e fidelizar de vez os seus clientes.

Para conhecer outras celebrações que acontecem neste e em todos os meses do ano, baixe o nosso calendário promocional gratuito. Assim, você tem conhecimento o suficiente para se preparar com antecedência e desenvolver campanhas mensais temáticas para o seu varejo.

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Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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