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O que varejistas que faturam acima de U$100 milhões/ano podem nos ensinar sobre crescimento

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Altos executivos do varejo norte-americano acreditam que a retenção de clientes é o motor principal para o crescimento do varejo.

Essa é a conclusão saiu de um estudo realizado com 100 altos executivos do varejo nos Estados Unidos, ocupantes de cargos que vão desde a diretoria até a Presidência, sendo que 40% desses participantes faturam acima de U$ 1 bilhão por ano com suas empresas. As demais informações sobre os executivos participantes estão no infográfico abaixo[1].

 

infografico publico pesquisa

 

A pesquisa [página de download] foi realizada em meados de 2014 pela KPMG, empresa líder provedora de serviço para o varejo presente em 155 países, com objetivo de refletir os pontos de vista de 100 altos executivos de varejo dos Estados Unidos, sobre as principais questões e tendências no setor do varejo e vem se tornando uma realidade.

Dos dados extraídos da pesquisa, o que mais nos chamou atenção é o fato de que 41% dos executivos entrevistados pretendem investir mais em tecnologias que aumentem diretamente o poder de engajar e se comunicar com seus clientes. Deste total, ¼ dos empresários pretendem, ainda, destinar recursos superiores a 10% do faturamento nessa estratégia.

Outro dado interessante refere-se às respostas dadas pelos entrevistados, quando perguntados sobre em quais áreas priorizam os investimentos em análises de dados quando se trata de tomar decisões estratégicas. O gráfico abaixo apresenta o percentual de empresários e as respectivas áreas de investimento:

grafico prioridade investimentos

A fim de tomar melhores decisões, os varejistas estão usando dados e análises para apoiar suas estratégias em diversas áreas da empresa. De forma não surpreendente, o resultado da pesquisa mostrou que 63% dos executivos varejistas priorizam a área de “inteligência de clientes” para ter decisões mais assertivas.

Além da “inteligência de cliente”, 53% os varejistas também estão usando análises para reforçar a marca e gerenciar produtos, 50% decisões a respeito de preços, e 49% expansão de mercado.

Com relação ao departamento de marketing, quase 60% das empresas entrevistadas responderam que possuem acesso às análises de dados e utilizam-nas para embasar decisões operacionais estratégicas.

Como ter sucesso no crescimento da empresa

A pesquisa KPMG aponta que o sucesso do varejista no crescimento da empresa está diretamente ligado à habilidade que ele possui em entender e continuamente melhorar a experiência do consumidor com a loja.

O varejista que não aderir a soluções tecnológicas para entender o que acontece em sua loja terá um obstáculo significativo para superar, pois continuará tomando as mesmas decisões esperando resultados diferentes. Atualmente a tecnologia já está acessível inclusive para os negócios menores e permite que o crescimento seja uma realidade constante.

Aqui na Mercafácil fazemos um diagnóstico do seu negócio e podemos mostrar, na prática, como você pode utilizar a tecnologia para engajar seus clientes e prever o crescimento do seu negócio. É só agendar um bate-papo com um dos nossos consultores aqui ou no botão abaixo:

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[1] 2014 Retaisl Industry Outlook Survey: Omnichannel retailing: from expectation to execution. Disponível em: http://www.kpmginfo.com/industryoutlooksurveys/2014/pdfs/289583_Retail_Industry_Reportv11WEB.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015. Original em inglês. Tradução: Mercafácil.

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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