Por em 6 de agosto de 2019
Dicas para supermercado: oportunidades de setembro
O que fazer para vender mais? Essa é uma pergunta que certamente faz parte do dia a dia de muitos supermercadistas. Afinal, uma empresa estacionada não consegue se firmar no mercado e ser relevante para os clientes.
Muitas vezes, ideias para vender mais estão ligadas diretamente a atração de novos clientes. Porém, não são apenas clientes novos que podem ajudar a vender mais.
Trabalhar a retenção e a fidelização de clientes também contribui para o faturamento. Aumentar as vendas tem relação com esses três fatores: atração, retenção e fidelização.
Ao pensar nisso, separamos algumas oportunidades do mês de setembro que você pode aplicar no seu supermercado para impulsionar as vendas.
O que fazer para vender mais nas datas comemorativas de setembro
07/09 Independência do Brasil
Feriados sempre são ótimas oportunidades para que os supermercados criem ações especiais. Em 2019, a data cai em um sábado e você pode aproveitar isso para gerar mais vendas.
Finais de semana tendem a gerar um movimento mais alto na loja e o feriado pode aumentá-lo ainda mais. Por isso, apostar em ações no PDV pode ser uma boa ideia para o seu supermercado.
Uma ideia é decorar sua loja com as cores da bandeira do Brasil e estimular seus funcionários a utilizarem essas cores. Essa ação pode colocar os clientes no clima da data e estimular outras ações na loja.
O que acha de trabalhar com produtos tradicionais do nosso país ou marcas nacionais de grande relevância? Você pode negociar com os fornecedores a criação de ilhas de produtos ou degustações, por exemplo.
Um feriado também pode ser uma ótima opção para reunir os amigos e a família com um churrasco, não é mesmo?
Você pode usar essa temática para atrair os clientes. Para isso, segmente os clientes que consumiram produtos de churrasco como carnes, cerveja e carvão.
Após isso, é só criar um encarte digital com ofertas desses produtos e também de outros relacionados e enviar para os clientes.
No corpo da sua mensagem você pode utilizar algo como: “Reúna sua família e amigos nesse feriado com a nossa independência dos preços baixos + o link do seu encarte”.
09/09 Dia do cachorro-quente
Essa é uma ótima data para fazer uma ação de relacionamento com os clientes. Você pode transformar o estacionamento da sua loja em um festival do cachorro-quente. Vale reunir as várias opções vendidas pela região e também a sua própria produção para os seus clientes consumirem.
Para divulgar a ação, utilizar carros de som nas proximidades da loja é uma boa pedida. Além disso, o rádio interno da loja também pode ser utilizado para convidar os clientes antes do data e também no dia da ação.
Nas redes sociais você pode criar uma postagem com receitas de cachorro-quente ou com algo diferente como um cachorro-quente vegetariano. E o que não pode faltar é um encarte digital com os produtos das receitas.
Uma ação como essa pode promover movimento em vários setores da loja, e consequentemente impactar no aumento do ticket médio.
Vale lembrar que quanto melhor o seu relacionamento com o clientes, maiores as chances dele se tornar fiel ao seu negócio.
15/09 Dia do cliente
Uma boa pedida para este dia é uma campanha de SMS para toda a sua base de clientes. Você pode parabenizá-los e enviar o link de um encarte digital com ofertas dos produtos mais consumidos. Para ir além, você pode oferecer um desconto especial apenas naquele dia para quem mostrar o SMS no caixa.
Que tal um post nas redes sociais neste dia? Você pode agradecer os clientes pela preferência e criar um cupom de desconto para eles fazerem o download. Você também pode seguir a ideia de apresentar o post no caixa ou mesmo pedir para que os clientes façam check-in no seu supermercado.
Outra boa opção é realizar um sorteio, como de um kit churrasco. Para participar, o cliente precisa curtir a página do supermercado, compartilhar a postagem e marcar 2 amigos, por exemplo.
Uma postagem como essa certamente pode contribuir para aproximar o seu relacionamento com os clientes. Além disso, atrair novos consumidores por meio dos compartilhamentos e das marcações, além de aumentar sua participação digital.
20/09 Dia do Gaúcho 🍃
Essa é uma data que pode ter um grande relevância se sua loja estiver situada no Rio Grande do Sul. Porém, no Brasil inteiro existem admiradores da cultura gaúcha e você pode aproveitar essa data para vender mais.
Os gaúchos possuem vários produtos e comidas típicas em sua cultura. Se alguns desses itens fazem parte do seu mix de produtos certamente será possível criar boas ações.
O churrasco é muito tradicional na região e essa é a sua primeira opção para gerar mais vendas. Ofertas nos seus produtos de açougue e itens relacionados, são boas opções.
A erva-mate é outro produto muito popular no estado e que tem admiradores em outros estados do país.
Se a sua loja conta com esse e outros itens ainda mais típicos, a criação de ofertas pode ser feita direcionada para quem os consome.
23/09 Primavera
Chegou a temporada das flores e que o calor começa a aparecer com mais força. A primavera é uma estação caracterizada pelo consumo de alimentos mais leves e refrescantes.
Pode ser uma boa alternativa criar um encarte especial de primavera de produtos do setor de FLV e de bebidas naturais para estimular as vendas.
Outra opção é distribuir panfletos para os clientes com esses produtos mais comuns na Primavera. Para complementar a ação você também pode adicionar algumas receitas.
Se você já possui um setor de floricultura na sua loja, esse é o momento ideal para intensificar suas ações nele.
Uma boa ideia para estimular as vendas do setor é utilizar as redes sociais da sua loja. Além de aproveitar a beleza das flores em suas publicações você pode criar conteúdo bem interessante sobre o assunto.
Muitos só pensam em comprar flores em datas comemorativas. Na contramão desse pensamento você pode publicar conteúdos para gerar mais vendas. Uma opção é falar sobre o significado desse presente ou mesmo outras ocasiões para presentear alguém.
23/09 Dia do sorvete
Como falamos anteriormente, com a chegada da primavera as temperaturas mais altas começam a aparecer com maior frequência.
O calor estimula o consumo de produtos mais refrescantes, como é o caso dos sorvetes. Devido a isso, essa data pode iniciar a “temporada” de vendas desse produto em maior escala.
A criação de uma ação segmentada é uma ótima opção para o dia do sorvete, afinal você irá falar com os clientes certos.
Por esse motivo, é tão importante fazer a gestão dos seus clientes e conhecer os hábitos de compra deles. Certamente é uma ação que pode ser muito efetiva para gerar mais vendas.
Outra opção é entrar em contato com os fornecedores para organizar uma degustação de vários itens nesta data.
Aliado a isso, você também pode criar ofertas especiais nos sorvetes válidas apenas para esse dia. Para divulgar, você pode apostar em encartes digitais, carros de som e também envio de SMS para os clientes.
23/09 Dia dos filhos
Quem melhor para se comunicar nesse dia do que quem foi pai ou mãe recentemente?
Você pode criar uma segmentação com base nos hábitos de compra de produtos como fraldas e relacionar com a data. Criar segmentações para entrar em contato com os clientes aumenta suas chances de sucesso, pois você está oferecendo algo que ele já está acostumado a consumir.
Outra opção é uma postagem nas redes sociais para parabenizar todos os seus clientes pelo dia dos filhos, afinal, isso é algo que todos os seus clientes são. Ações desse tipo tendem a aproximar o seu relacionamento com quem compra na sua loja.
Consequentemente, com um melhor relacionamento, é provável uma maior fidelização e também mais vendas.
O que fazer para vender mais em certos períodos do mês
Início de mês (01/09 – 08/09)
O início do mês é o período em que os clientes têm mais dinheiro para consumir, seja pelo recebimento do salário ou mesmo de vale alimentação. Logo, mais chances para o seu supermercado aproveitar.
Esse é o momento ideal para o disparo de campanhas para clientes ativos e inativos. Para os ativos, o contato contínuo deve permanecer para que eles não passem a comprar na concorrência.
Falar com os inativos pode ser bastante útil para tentar reaproximar o relacionamento oferecendo produtos que eles já tinham consumido anteriormente. Já é cliente da Mercafácil? Fale agora com seu consultor para planejar sua campanha de início do mês.
Campanha segmentada (16/09 – 21/09)
A primeira quinzena do mês já passou e chegou a hora de trabalhar mais intensamente as campanhas segmentadas.
Você já tem dados suficientes do mês para trabalhar sua estratégia de campanhas. Existe uma variedade grande de segmentações que você pode criar para fazer uma campanha que traga bons resultados.
Pode ser uma boa ideia usar as informações de geolocalização da sua plataforma Mercafácil para atrair clientes de uma região onde você ainda tem poucos consumidores por meio da entrega de encartes.
Você pode criar uma segmentação dos produtos mais consumidos na primeira metade do mês e fazer uma campanha para toda sua base de clientes com ofertas nesses produtos. Outra opção é de segmentar sua base pelo hábito de compra e enviar ofertas personalizadas para os clientes.
Resgate de inativos (24/09 – 31/09)
Os clientes que compraram no mês passado ainda não voltaram? Está hora de disparar uma campanha para não deixar esses clientes irem embora.
Você pode criar uma segmentação dos clientes que compraram no mês passado, mas não nesse, e enviar uma campanha com ofertas especiais para esses clientes voltarem. Também é válido pensar em um cupom de desconto para atraí-los para sua loja.
Uma ação como essa evita que os clientes passem o mês inteiro sem comprar na sua loja. Você pode aproveitar o fim de mês para divulgar ofertas dos produtos mais vendidos e estimular as vendas casadas com produtos de menos saída.
Acredita que essas ações podem ajudar seu supermercado a vender mais? Deixe nos comentários qual dessas ações você vai fazer na sua loja. Também não esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para receber primeiro as nossas novidades no próximo mês!