Por em 30 de janeiro de 2024
Marketing no PDV: 6 dicas para criar pontos de venda irresistíveis
Saber como fazer ações de marketing no PDV pode representar um grande diferencial para o seu supermercado se destacar da concorrência, atrair e conquistar clientes.
Afinal, um ponto de venda organizado de forma estratégica auxilia o seu varejo de diversas formas positivas, por exemplo:
- Causa uma boa primeira impressão aos consumidores;
- Melhora a reputação da marca;
- Estimula a compra de produtos específicos conforme a exposição na loja;
- Auxilia na gestão de estoque, facilitando a reposição dos produtos de forma agilizada;
- Promove uma melhor experiência de compra ao cliente;
- Te ajuda a aumentar as vendas e muito mais!
Para saber como colocar em prática ações de marketing do PDV, preparamos algumas dicas que podem te ajudar – e muito! – nessa missão. Acompanhe e coloque em prática as nossas sugestões quanto antes.
– Para saber mais sobre o assunto, acesse: O que é PDV? Entenda para que serve e qual a sua importância
6 dicas de marketing no PDV para o seu supermercado vender mais
1. Conte com um time qualificado e engajado
Para garantir o sucesso do seu ponto de venda é essencial que você conte com um time de profissionais qualificados, engajados e prontos para oferecer o melhor atendimento possível ao cliente.
Assim sendo, invista em treinamentos recorrentes dos colaboradores.
Ademais, vale lembrar que os treinamentos devem envolver tanto a parte técnica, como o manuseio de uma nova ferramenta, por exemplo, quanto a parte de habilidades interpessoais. Ou seja, melhores formas de abordar, ajudar, solucionar dúvidas e atender os clientes.
– Confira também: Como fazer um treinamento de vendas eficaz?
2. Ofereça benefícios exclusivos, agrade e surpreenda o seu cliente além do esperado
Além de oferecer um atendimento excepcional na sua loja, você pode ir além. Ou seja, agregue valor à sua marca.
Dessa forma, é possível oferecer mimos e brindes exclusivos para os clientes, amostras grátis, degustações, fazer eventos de lançamentos de produtos, entre outros.
Para completar, ofereça benefícios do seu supermercado, como clube de vantagens, cashback, sorteios, cupons de desconto etc.
– Acesse e saiba mais: 10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas
3. Capriche na identidade visual e na layoutização da loja
Ao falar em ações de marketing no PDV, é importante destacar o quanto a organização da loja em si pode fazer toda a diferença para você conquistar clientes, aumentar as suas vendas e se destacar da concorrência.
Para isso, posicione produtos essenciais em locais estratégicos e use uma iluminação adequada para facilitar a visualização dos produtos. Também, além de prestar atenção aos produtos de necessidade diária, que devem estar em áreas de fácil acesso, garanta que os produtos sazonais estejam em pontos de destaque, estimulando a venda deles.
Além disso, utilize placas visíveis para orientar os clientes a se locomover de forma fluida pela loja. Lembre-se de sinalizar áreas de promoções e de novidades e, também, de destacar sessões diferenciadas da sua loja, como: adega, açougue, produtos para restrições alimentares, orgânicos, etc.
– Para saber como aumentar as suas vendas com um bom layout de loja, confira: 6 dicas para usar bem as zonas quentes da loja e aumentar as vendas
4. Para acertar nas ações de marketing no PDV, crie conteúdo gráfico para distribuição
Outra ação de marketing no PDV para o seu supermercado está relacionada com os materiais que você criará e distribuir para os seus clientes e nas redondezas da sua loja.
Assim sendo, faça folders e encartes atraentes, que sejam esteticamente bonitos, tenham o valor dos produtos de forma clara e, mais do que isso, possam conter conteúdos relevantes.
Aliás, além das promoções que sempre estão presentes nesses materiais e das informações da loja, como endereço e horário de funcionamento, você pode aproveitar o encarte para:
- Dar dicas de receitas especiais;
- Reforçar o seu relacionamento com o público, escrevendo uma mensagem carinhosa;
- Divulgar ações diferenciadas da sua loja, como eventos de degustação e lançamento de produtos;
- Convidar a pessoa para se cadastrar no clube de descontos da sua loja, entre outros.
5. Faça ofertas atraentes
Sabemos que a experiência do consumidor vai muito além do valor pago nos produtos do seu supermercado. Entretanto, ao falar nas ações de marketing no PDV, não podemos nos esquecer desse ponto.
Afinal, qual cliente não se atrai por ofertas que realmente valem a pena, não é mesmo?
Pensando nisso, busque caprichar nas ofertas do seu supermercado, promovendo itens que realmente vão atrair clientes para a sua loja. Então, ao chegarem no seu ponto de venda, eles poderão ser surpreendidos com todas as suas outras estratégias, como a boa layoutização, a equipe bem treinada, o ambiente organizado, entre outros.
Para acertar em cheio nas ofertas do seu supermercado, lembre-se de que é importante conhecer o seu público. Isso porque esse conhecimento fará toda a diferença na hora de você escolher os itens que entrarão em promoção e a forma de divulgar essa ação.
– Você também pode se interessar por: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação?
6. Crie ações de marketing no PDV focadas no sensorial dos clientes
Por último, mas não menos importante, uma boa dica de marketing no PDV é investir em ações que mexam com os sentidos dos clientes.
Pois bem, sabemos que são 5 os sentidos dos seres humanos: tato, olfato, paladar, audição e visão, certo? Então, que tal fazer ações no seu ponto de venda que estimulem esses sentidos positivamente?
Acredite, são diversas as estratégias que você pode colocar em prática. Uma boa sugestão para estimular o olfato no seu supermercado, por exemplo, é garantir que os pães da padaria da loja saiam em horários estratégicos. Afinal, quem não gosta do cheiro de um pão fresquinho saindo do forno?
Além do pão, o café é outro aroma que pode tornar o ambiente do seu supermercado mais aconchegante e acolhedor para o cliente, ajudando a criar uma experiência completa e sensorial na sua loja.
Aliás, esse assunto é tão legal que fizemos um artigo completo sobre ele. Confira e inspire-se para criar ações sensoriais na sua loja: Dicas para aguçar os 5 sentidos do cliente no seu varejo