Por em 29 de abril de 2024
Marketing de varejo – o que fazer nos dias atuais
Saber como colocar em prática ações de marketing de varejo é essencial para supermercados que desejam se destacar em um cenário competitivo e em constante evolução.
Pensando nisso, preparamos esse artigo que vai te ajudar a atrair a nova geração para o seu negócio, assim como dar um direcionamento sobre estratégias variadas de marketing enfatizando a experiência, a facilidade e a tecnologia, características muito valorizadas pelo cliente atual. Acompanhe!
Como utilizar o marketing de varejo para atrair a nova geração ao seu supermercado?
Para atrair a nova geração para o seu negócio, o mais importante de tudo é oferecer uma experiência que atenda às suas expectativas. Isso inclui diversos fatores, como:
Oferecer uma experiência multissensorial
Investir em uma atmosfera estimulante no ambiente do supermercado, que estimule os sentidos dos clientes, com música ambiente, aromas agradáveis, design moderno, iluminação adequada e layout estratégico pode atrair a atenção da nova geração.
Para isso, garanta que os corredores tenham um espaço adequado para os clientes transitarem e que o seu varejo de fato seja um lugar agradável para os clientes passarem um tempo de qualidade.
Priorizar a sustentabilidade
A geração mais jovem valoriza marcas e empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade. Portanto, oferecer produtos orgânicos, reduzir o uso de plástico e adotar práticas ambientalmente responsáveis pode atrair esse público.
– Confira: Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!
Investir em tecnologia e conveniência
A nova geração é altamente conectada e busca conveniência em suas experiências de compra. Dessa forma, ofereça opções que facilitem o dia a dia dos clientes, como self checkout, pagamento por aproximação, delivery de compras online e aplicativos móveis.
Criar ações interativas
Organize eventos, degustações e workshops no seu supermercado para proporcionar experiências interativas, que incentivem o engajamento dos clientes mais jovens.
– Veja também: 3 dicas para atrair e conquistar o consumidor millennial no seu varejo
4 ações de marketing de varejo para aplicar no seu supermercado
Além dessas sugestões de ações de marketing de varejo para atrair a nova geração de clientes, também existem outras práticas que você pode seguir no seu supermercado em busca de alavancar o seu sucesso, como:
Personalize a experiência do cliente
Uma das maiores tendências atuais do marketing de varejo é a personalização na comunicação, ofertas e recomendações aos clientes. Assim sendo, é possível oferecer programas de fidelidade com benefícios exclusivos. Ademais, esses programas funcionam utilizando como base o histórico de compras dos clientes, permitindo uma relação mais pessoal, incentivando a repetição de compras e o aumento do ticket médio.
Valorize o engajamento nas redes sociais
Mantenha uma presença ativa nas redes sociais, interagindo com os clientes e compartilhando conteúdo relevante. Além disso, incentive o seu público a compartilhar suas experiências nas redes sociais, utilizando hashtags específicas da sua marca. Aliás, é possível ir além na sua estratégia de marketing de varejo nas redes sociais e aumentar ainda mais o seu engajamento – confira a dica abaixo e entenda:
Para potencializar a sua estratégia de marketing de varejo, aproveite a onda de vídeos virais nos supermercados!
A popularidade dos vídeos virais nos supermercados tem crescido, proporcionando uma oportunidade única para as marcas se destacarem. Criar conteúdo divertido e envolvente que destaque os produtos, equipe e valores da sua marca pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores. Também, é algo que pode aumentar o engajamento nas redes sociais.
Para isso, é importante estar sempre de olho nas principais tendências das redes. Afinal, é importante aproveitar a tendência dos vídeos no momento em que eles estão em alta!
Crie campanhas promocionais criativas e obtenha mais sucesso nas suas estratégias de marketing de varejo
Crie campanhas promocionais sazonais, como promoções de verão, ofertas especiais para feriados e datas comemorativas, dia da semana com preços mais baixos em um setor do supermercado – como a segunda da limpeza, terça do hortifrúti, entre outros.
Essas ações de marketing de varejo ajudam a atrair a atenção dos clientes e impulsionar as vendas.
Marketing de varejo: abertura a tendências midiáticas e crescimento do conteúdo
O marketing de varejo está passando por uma transformação, com marcas cada vez mais abertas a tendências midiáticas e investindo em conteúdo relevante. Assim sendo, a criação de blogs, vídeos, podcasts e outros tipos de materiais pode ajudar a estabelecer sua marca como uma autoridade no setor e a se conectar de forma mais significativa com os clientes.
Por fim, vale ressaltar que ao adotar estratégias como as que citamos aqui – aproveitar a onda de vídeos virais, investir em conteúdo relevante e em ações para atrair a nova geração para perto do seu supermercado, por exemplo, – você estará posicionando sua marca para o sucesso no presente e no futuro.
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