SUMÁRIO


Por em 23 de julho de 2020

Como gerenciar um supermercado de pequeno porte?

Você tem um supermercado de pequeno porte e está em busca de dicas e sugestões para aumentar as suas vendas, fidelizar os seus clientes e atrair novos consumidores? Então você está no lugar certo!

Seja qual for o tamanho da sua loja – ou das suas lojas, – é fundamental que você, varejista, tenha um bom controle da gestão do seu negócio.

Como o objetivo é sempre fazer com que a sua marca seja lembrada de maneira positiva pelos consumidores, preparamos algumas dicas especiais para você, que está em busca de gerenciar um supermercado de pequeno porte – ou minimercado – com maestria. Confira!

5 dicas para gerenciar um supermercado de pequeno porte

1. Tenha uma equipe engajada e bem treinada 

Oferecer um bom atendimento e contar com colaboradores proativos, eficientes e dispostos a ajudar é muito importante para sua marca ter sucesso. Acredite: este cuidado fará toda a diferença para os clientes voltarem a comprar contigo.

Por isso, escolha bem as pessoas que farão parte do seu time. Ainda, invista em um treinamento adequado e constante para o seu time. Ademais, lembre-se que mesmo que você seja o gestor do negócio, você sempre precisará de outras pessoas para manter o negócio andando. Assim sendo, escolha bem esses colaboradores. 

2. Conheça os seus clientes 

Para o supermercado de pequeno porte decolar, assim como em qualquer negócio, é essencial que você conheça muito bem os seus clientes. Afinal, somente assim você será capaz de oferecer o que eles querem, na hora que eles querem.

Neste cenário, usar a tecnologia a seu favor pode ser de grande auxílio. Ferramentas completas e integradas, como a de Gestão de Clientes oferecida pela Mercafacil, pode te auxiliar a fazer milagres pelo seu negócio!

Com ela, você passa a identificar o seu faturamento e saber quem são os seus clientes fieis. Também, pode desenvolver ações segmentadas de relacionamento e de promoções que tragam muito mais lucro para o seu negócio. 

3. Foque na organização e na limpeza

Agora você já tem uma equipe engajada e sabe muito bem quem são seus clientes, certo? Então, é hora de focar na organização e na limpeza do seu supermercado de pequeno porte.

Esses cuidados são essenciais na hora de causar uma boa experiência de compra para o seu cliente. Lembre-se que os preços e valores dos produtos variam com o tempo, mas a experiência que você faz o seu consumidor sentir permanece com ele.

Assim sendo, se ele tem uma má impressão ao visitar o seu minimercado, é possível que ele não volte a fazer compras lá. Evite essa questão e invista em um negócio limpo e organizado.

Cuide com a disposição dos produtos, deixando os fáceis de serem encontrados e com os rótulos sempre virados para frente. Também, aposte em uma iluminação e em uma decoração que valorizem o seu negócio.

Se coloque no lugar no seu cliente e pense o que você gostaria de encontrar ao ir até um supermercado.

4. Escolha bem o seu mix de produtos 

Você já conhece bem os seus clientes e está mantendo as lojas organizadas… Então, é hora de focar no mix de produtos que serão comercializados no seu negócio.

Assim, para gerenciar o seu supermercado de pequeno porte, conheça as marcas e produtos preferidos dos seus fregueses. Também, preste bastante atenção na questão dos prazos de validade, para que não sejam cometidos erros nesse quesito.

Quando possível, você pode inclusive fazer uma campanha segmentada altamente assertiva, escolhendo a dedo quais serão os produtos ofertados. Também, para quais clientes essas ofertas serão enviadas.

Esse tipo de ação, quando bem feita, vai levar clientes “relevantes” para a sua loja. Ou seja: clientes que realmente compram do seu supermercado. O resultado provavelmente será positivo, já que há a chance dos clientes levarem também outros itens para casa.

Assim, o seu supermercado de pequeno porte sai no lucro, pois realiza mais vendas, e o cliente também fica satisfeito, pois sabe que é valorizado pela sua marca.

5. Mantenha-se antenado

Os hábitos de consumo estão sendo alterados com o passar do tempo. Assim, para você acompanhar essas mudanças e sair na frente dos concorrentes, é muito importante estar por dentro das tecnologias na sua área.

Neste cenário, confira se há ações que podem ser automatizada. Ainda, faça uma boa gestão de redes sociais e confira quais são os outros canais de comunicação mais utilizados e queridos pelos seus clientes.

A tecnologia, quando bem utilizada, pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro. Isso tudo, ao mesmo tempo em que traz mais resultados e ajuda a estreitar o seu relacionamento com o público

Não obstante, mantenha-se ligado nos seus concorrentes, analisando o que eles têm feito pensando no que você pode fazer para trazer ações ainda mais impactantes.

Gostou do conteúdo, mas não sabe por onde começar a fazer o gerenciamento do seu supermercado de pequeno porte? Então entre em contato conosco agora mesmo e agende uma reunião gratuita com os nossos especialistas do varejo.

Comentários

  1. Assis Gonçalves de Araujo disse:

    Gostei e quero me aprofundar nas orientaçoes

  2. Daniela Hendler disse:

    Que legal que você gostou, Assis! Continue sempre nos acompanhando por aqui 🙂

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]