SUMÁRIO


Por em 20 de fevereiro de 2024

Como fidelizar o cliente no e-commerce? Confira 5 dicas

Conhecer táticas e estratégias para ter sucesso na fidelização de cliente no e-commerce é importante para empreendedores que estão em busca de construir relacionamentos sólidos com seus clientes e, é claro, aumentar as suas vendas. 

Mas afinal, como fazer isso? Preparamos 5 dicas que vão ajudar o seu supermercado a se destacar no ambiente online. Acompanhe! 

– Você também pode se interessar por: E-commerce para supermercado: 5 motivos para criar o seu

Fidelização de cliente no e-commerce: 5 dicas para seu supermercado

1. Oferecer uma experiência personalizada ao cliente

Oferecer uma experiência personalizada ao cliente no e-commerce é algo que envolve diversas camadas, como:

  • Investir em um atendimento impecável, humanizado e fácil entendimento, desde o primeiro contato do cliente com a sua marca até o pós-vendas.
  • Oferecer promoções, cupons de desconto e benefícios (como frete grátis, por exemplo) que estejam conforme o histórico de compras do cliente. Ou seja, enviar notificações que sejam relevantes para ele de forma individual;
  • Criar um relacionamento próximo, de confiança e diálogo com o cliente. Para isso, é importante ter canais de comunicação abertos e sempre monitorados pelo seu time. 

Essas dicas são muito importantes para você estabelecer um vínculo personalizado com o cliente, criando um diferencial para ele escolher comprar do seu e-commerce.

– Veja também: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado

2. Invista em um bom mix de produtos

É importante garantir que o seu cliente encontre tudo o que precisa na sua loja, seja ela física ou digital. Por isso, garanta que o seu mix de produtos do e-commerce tenha aquilo que os seus consumidores buscam.

Lembre-se de que: assim como é chato chegar em uma loja física e não encontrar o produto que se busca, também é negativo passar por isso no e-commerce. 

Porém, no e-commerce é ainda mais fácil para o cliente fazer as compras na concorrência ao não encontrar o que deseja. E não queremos isso, certo? 

3. Ofereça benefícios variados para a fidelização de cliente no e-commerce

Outra dica para fidelizar os clientes nos canais digitais é oferecer benefícios diversos para eles, como:

  • Programas de pontos e cashback que estimulam o consumidor a voltar a comprar na sua loja;
  • Frete grátis para a entrega em regiões próximas ao seu supermercado;
  • Cupons de desconto em compras acima de determinado valor e/ou quando o cliente leva um produto de uma marca específica;
  • Brindes, por exemplo: o cliente compra um pack de cervejas e ganha um copo exclusivo;
  • Participação em sorteios exclusivos e variados

– Acesse: 4 motivos para oferecer cupom de desconto no e-commerce

4. Ofereça um e-commerce com boa usabilidade 

Tenha a certeza de que você está oferecendo um bom e-commerce aos seus clientes, garantindo que ele seja seguro, intuitivo, rápido e de fácil usabilidade. Nele: 

  • Os produtos devem ser facilmente encontrados e precisam estar com as descrições completas;
  • Os botões que calculam frete, cupons de desconto e demais opções de desconto devem estar funcionando conforme o planejado;
  • A página de pagamento (checkout) deve ser confiável, sem falhas técnicas ou dificuldades para o cliente fechar o pedido, entre outros. Inclusive, já que estamos falando de página de pagamento, uma dica muito importante é: lembre-se de aceitar diversas formas de pagamento no seu e-commerce. Assim, você não perderá vendas que já estarão no carrinho por causa dessa questão mais “técnica”. 

– Veja também: Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio?

5. Integrar tecnologias, garantindo uma experiência de compra fluida, eficiente e completa

Ao falar de e-commerce é preciso falar sobre a tecnologia, certo? Afinal, o e-commerce é um canal de vendas digital. 

Por isso, para ter sucesso na fidelização de clientes por esse canal, é preciso contar com a integração de tecnologias, já que é isso que tornará a experiência de compra mais fluida. Mas de quais tecnologias estamos falando? Pois bem:

O e-commerce deve ser integrado com a sua loja física, garantindo que o cliente tenha a mesma experiência em qualquer canal que optar fazer as suas compras. Nesse sentido, contar com uma plataforma completa de gestão de clientes, por exemplo, pode ser uma boa solução para o seu varejo. 

Isso porque essa tecnologia permite que você tenha os dados dos seus clientes sempre em mãos, sejam as compras feitas via online ou PDV físico. Assim, poderá oferecer a ele promoções e ofertas segmentadas independentemente do canal da compra – físico ou digital. 

É hora de colocar em prática as dicas de fidelização de cliente no e-commerce!

Agora você já tem insights práticos e acionáveis para impulsionar a fidelização do cliente no seu canal de vendas online, certo? Então, que tal começar a transformar a sua forma de vender e conquistar os seus clientes? 

A Mercafacil vai te ajudar nessa missão!

Com as nossas soluções, você pode ter o seu próprio e-commerce e, também, seu clube de descontos exclusivos, que vai te ajudar a conhecer melhor o comportamento de compra dos seus consumidores e garantir que eles tenham uma experiência completa e positiva ao comprar da sua loja – seja de forma física ou digital. Entre em contato conosco e fale diretamente com um de nossos especialistas!

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Daniela Hendler