Por em 20 de fevereiro de 2024
Como fidelizar o cliente no e-commerce? Confira 5 dicas
Conhecer táticas e estratégias para ter sucesso na fidelização de cliente no e-commerce é importante para empreendedores que estão em busca de construir relacionamentos sólidos com seus clientes e, é claro, aumentar as suas vendas.
Mas afinal, como fazer isso? Preparamos 5 dicas que vão ajudar o seu supermercado a se destacar no ambiente online. Acompanhe!
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Fidelização de cliente no e-commerce: 5 dicas para seu supermercado
1. Oferecer uma experiência personalizada ao cliente
Oferecer uma experiência personalizada ao cliente no e-commerce é algo que envolve diversas camadas, como:
- Investir em um atendimento impecável, humanizado e fácil entendimento, desde o primeiro contato do cliente com a sua marca até o pós-vendas.
- Oferecer promoções, cupons de desconto e benefícios (como frete grátis, por exemplo) que estejam conforme o histórico de compras do cliente. Ou seja, enviar notificações que sejam relevantes para ele de forma individual;
- Criar um relacionamento próximo, de confiança e diálogo com o cliente. Para isso, é importante ter canais de comunicação abertos e sempre monitorados pelo seu time.
Essas dicas são muito importantes para você estabelecer um vínculo personalizado com o cliente, criando um diferencial para ele escolher comprar do seu e-commerce.
– Veja também: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado
2. Invista em um bom mix de produtos
É importante garantir que o seu cliente encontre tudo o que precisa na sua loja, seja ela física ou digital. Por isso, garanta que o seu mix de produtos do e-commerce tenha aquilo que os seus consumidores buscam.
Lembre-se de que: assim como é chato chegar em uma loja física e não encontrar o produto que se busca, também é negativo passar por isso no e-commerce.
Porém, no e-commerce é ainda mais fácil para o cliente fazer as compras na concorrência ao não encontrar o que deseja. E não queremos isso, certo?
3. Ofereça benefícios variados para a fidelização de cliente no e-commerce
Outra dica para fidelizar os clientes nos canais digitais é oferecer benefícios diversos para eles, como:
- Programas de pontos e cashback que estimulam o consumidor a voltar a comprar na sua loja;
- Frete grátis para a entrega em regiões próximas ao seu supermercado;
- Cupons de desconto em compras acima de determinado valor e/ou quando o cliente leva um produto de uma marca específica;
- Brindes, por exemplo: o cliente compra um pack de cervejas e ganha um copo exclusivo;
- Participação em sorteios exclusivos e variados.
– Acesse: 4 motivos para oferecer cupom de desconto no e-commerce
4. Ofereça um e-commerce com boa usabilidade
Tenha a certeza de que você está oferecendo um bom e-commerce aos seus clientes, garantindo que ele seja seguro, intuitivo, rápido e de fácil usabilidade. Nele:
- Os produtos devem ser facilmente encontrados e precisam estar com as descrições completas;
- Os botões que calculam frete, cupons de desconto e demais opções de desconto devem estar funcionando conforme o planejado;
- A página de pagamento (checkout) deve ser confiável, sem falhas técnicas ou dificuldades para o cliente fechar o pedido, entre outros. Inclusive, já que estamos falando de página de pagamento, uma dica muito importante é: lembre-se de aceitar diversas formas de pagamento no seu e-commerce. Assim, você não perderá vendas que já estarão no carrinho por causa dessa questão mais “técnica”.
– Veja também: Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio?
5. Integrar tecnologias, garantindo uma experiência de compra fluida, eficiente e completa
Ao falar de e-commerce é preciso falar sobre a tecnologia, certo? Afinal, o e-commerce é um canal de vendas digital.
Por isso, para ter sucesso na fidelização de clientes por esse canal, é preciso contar com a integração de tecnologias, já que é isso que tornará a experiência de compra mais fluida. Mas de quais tecnologias estamos falando? Pois bem:
O e-commerce deve ser integrado com a sua loja física, garantindo que o cliente tenha a mesma experiência em qualquer canal que optar fazer as suas compras. Nesse sentido, contar com uma plataforma completa de gestão de clientes, por exemplo, pode ser uma boa solução para o seu varejo.
Isso porque essa tecnologia permite que você tenha os dados dos seus clientes sempre em mãos, sejam as compras feitas via online ou PDV físico. Assim, poderá oferecer a ele promoções e ofertas segmentadas independentemente do canal da compra – físico ou digital.
É hora de colocar em prática as dicas de fidelização de cliente no e-commerce!
Agora você já tem insights práticos e acionáveis para impulsionar a fidelização do cliente no seu canal de vendas online, certo? Então, que tal começar a transformar a sua forma de vender e conquistar os seus clientes?
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