Por em 17 de março de 2021
Qual é a diferença entre ferramentas de CRM x BI x ERP x SIC
Você sabe o que são e quais as diferenças entre as ferramentas de CRM x BI x ERP x SIC?
Pois bem, primeiramente é essencial compreender que diariamente os estabelecimentos comerciais fazem diversas vendas. Isso significa que são realizadas transações com inúmeros clientes e que essas transações trazem dados importantes para os estabelecimentos.
Ademais, esses dados, quando registrados e bem utilizados, podem gerar uma importante inteligência competitiva para o seu negócio.
Sabendo disso, a maior parte das empresas de varejo conta com artifícios que facilitam o processo de organização e análise de dados. Por exemplo, as que citamos no título, sendo elas: CRM x BI x ERP x SIC.
Não sabe o que significam essas siglas? Não se assuste, abaixo vamos explicar o que significa cada uma delas e como elas são importantes para o sucesso do seu varejo.
CRM x BI x ERP x SIC: o que são e como funcionam?
CRM
CRM é a abreviação para “Customer Relationship Management”, traduzido como “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. Dentre suas principais funcionalidades, o CRM auxilia a:
- Armazenar informações de cada cliente;
- Ajudar a administrar o relacionamento entre a empresa e o consumidor;
- Gerenciar a captação de novos clientes em potencial;
- Centralizar todas as interações da empresa com seus clientes, entre outros.
Resumidamente, o CRM é um conjunto de processos que auxilia o seu negócio a oferecer uma melhor experiência aos clientes. Ele permite que a marca crie um relacionamento mais personalizado com o consumidor e, assim, possa fazer ações assertivas, que vendem mais.
Hoje, mais do que o CRM, os varejistas podem contar com o CBM, que é a evolução do CRM.
Enquanto o CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente, o CBM (Consumer Behavior Management, traduzido como “Gestão de Comportamento do Consumidor”) entende que, antes de fazer o relacionamento com o cliente, é necessário compreender o seu comportamento. Então, a partir dessa compreensão, a empresa desenvolve um relacionamento ainda mais personalizado com o cliente.
– Para saber mais, confira: Conheça o CBM, a verdadeira evolução do CRM
Sistemas ERP
Para seguir explicando a diferença entre CRM x BI x ERP x SIC, é hora de compreender como funcionam os sistemas ERP.
A partir do momento em que a empresa atinge um tamanho maior, controles e registros feitos em planilhas de Excel tornam-se inviáveis.
As ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning) servem justamente para isso: padronizar os sistemas de informação e centralizar todos os dados da companhia de maneira clara e organizada em um único banco de dados.
Se forem alimentadas e atualizadas com frequência, ajudam no gerenciamento das atividades e diminuem o trabalho manual da equipe.
Os principais dados que são registrados nos sistemas de ERP são a entrada e a saída de produtos do estoque, ordens de serviço, fluxo de caixa, etc.
Assim, quando qualquer membro da equipe precisar saber de alguma informação, é só checar os relatórios gerados pela ferramenta de ERP utilizada.
Porém, deixar todos esses registros parados é um desperdício de material.
Se você tem dados de ordens de serviço arquivadas, por exemplo, porque não utilizar essa informação para ver quais são os produtos menos procurados na sua empresa e se adaptar para divulgá-los melhor?!
É exatamente aí que entra o BI (Business Intelligence).
Mas afinal de contas, o que é BI?
Pois bem, Business Intelligence é um processo que reúne ferramentas que transformam os dados gerados pela empresa em informações que ajudam na tomada de decisão.
Coletados e organizados, esses dados poderão trazer insights como:
- Volume de vendas;
- Margens de lucro por categoria de produto;
- Comparações de faturamento entre lojas da empresa e/ou períodos anteriores que, somados a outras informações, adquiridas através ferramentas ERPs, possibilita o cruzamento de dados com o objetivo de emitir relatórios customizados, entre outros.
Pode-se dizer que a principal diferença entre uma ferramenta de ERP e uma de BI é que a primeira apenas coleta dados e os registra de uma forma organizada. Enquanto isso, a segunda analisa esses dados e gera insumo para a tomada de decisão.
Assim, ferramentas de BI são ideais para empresas que já possuem um setor interno de inteligência ou que estão acostumadas a tomar decisões com base em dados e relatórios.
No entanto, não adianta ter em mãos tais dados se você não souber como utilizá-los.
– Leia mais sobre o assunto: Como gerar vantagem competitiva no varejo com o BI
É aí que entra o SIC (Software de Inteligência Competitiva), com intuito de fornecer, através da inteligência competitiva, análises de dados a fim de gerar resultados
Chegamos na última ferramenta de CRM x BI x ERP x SIC para explicar para você.
Pois bem, o SIC (Software de Inteligência Competitiva) é o processo sistemático que transforma dados em conhecimento estratégico.
Dessa forma, ele utiliza informações externas de mercado e cruza-as com análises estatísticas e preditivas internas da empresa. Assim, traz como resultado uma série de ações que irão embasar a tomada de decisão de maneira precisa e no momento certo.
Para isso, serão considerados eventos futuros (e não somente relatórios), para justificar decisões, como ferramentas de BI tradicionalmente fazem.
Um bom software, como o da Mercafacil, por exemplo, pode trazer para você as possibilidades de:
- Identificar os preços ideais de venda para cada produto na prateleira de sua loja;
- Saber quem são os seus clientes e com que frequência eles compram no seu estabelecimento;
- Aumentar as retenções de compras dos segmentos de clientes distintos que compram na sua loja (descubra nesse post a importância da retenção de clientes no varejo);
- Saber de que parte da cidade são esses consumidores através da ferramenta de geolocalização, e quanto eles gastam quando vão ao seu estabelecimento;
- Planejar ações de marketing direcionadas para a região onde seus clientes moram.
Entendeu o que são e quais as diferenças entre CRM x BI x ERP x SIC?
Se você chegou até aqui, com certeza compreendeu melhor sobre as ferramentas de CRM x BI x ERP x SIC. Além disso, entendeu a importância dessas tecnologias para melhorar os resultados do seu supermercado.
Enfim, para arrematar, tenha sempre em mente que:
- CRM é uma ferramenta importante para você armazenar informações sobre os seus clientes e desenvolver um melhor relacionamento com eles;
- Ferramentas de ERP são importantes para a operação diária de venda de qualquer empresa;
- BI’s são uma boa escolha para customizar e gerar relatórios que podem lhe fornecer alguma informação pretérita relevante;
- Ferramentas de inteligência competitiva estão atreladas ao resultado final da empresa. Elas são uma boa alternativa para quem não possui um setor de inteligência interno, luta contra a falta de tempo para analisar os dados de vendas e precisa tomar decisões estratégicas no momento correto.
Gostou do artigo? Esperamos que sim!
Então, para saber mais sobre o assunto, confira o nosso guia completo sobre como utilizar BI e CRM para aumentar vendas e aproveite para colocar em prática todo o aprendizado adquirido!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]