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Oportunidades no mês de maio: dicas para supermercados

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As oportunidades no mês de maio estão chegando.

Com a pandemia do Coronavírus, o comportamento do consumidor vem mudando bastante nos últimos meses.

Por consequência, o varejo sofre com as oscilações do mercado e as incertezas diante deste cenário. 

E aí vem a pergunta: vale a pena preparar meu supermercado para realizar ações em datas comemorativas no mês de maio, em meio a tantas dúvidas?

Talvez seja necessário realizar algumas adaptações e mudar um pouco a sua abordagem.

Mas acreditamos que a sua loja deve apostar no relacionamento com o consumidor e apostar nas oportunidades no mês de maio.

Confira neste artigo algumas alternativas para aproveitar o mês de maio!

Oportunidades no mês de maio: sugestões de ações para sua loja

01/05 Dia Mundial do Trabalho 👨‍🌾

A primeira data do mês reserva um feriado muito aguardado pelos trabalhadores.

Caso o cenário do país já esteja mais estabilizado no período, a circulação de pessoas tende a ser normal.

Como neste ano o dia cai numa sexta-feira, é possível que muitas pessoas se programem para viajar, mas outras ficarão na cidade.

Assim, para atingir os dois públicos, você pode realizar ofertas durante a última semana de abril e na data do feriado.

Geralmente, há uma tendência maior das pessoas fazerem churrascos e comemorações aos finais de semana.

Por isso, uma boa dica é realizar campanhas segmentadas e oferecer carnes e produtos relacionados (como cerveja e amendoim, por exemplo) ao público que já costuma adquirir essas mercadorias na sua loja.

Caso o cenário ainda esteja instável e as pessoas não estejam adquirindo muitos produtos na loja física, o ideal é realizar a campanha e oferecer entrega em domicílio. 

Não é porque as pessoas estão mais em casa que não terão vontade de consumir algo diferente no fim de semana, não é mesmo?

Por isso, é importante manter o relacionamento com seu público e continuar realizando ações mesmo quando há mudanças no comportamento do cliente.

10/05 Dia das Mães 💕

Esta é uma das melhores oportunidades no mês de maio para inovar e manter a importância da data, independente do cenário.

Estimule o aumento do ticket médio realizando promoções de produtos relacionados, como flores e chocolates.

Caso o movimento físico na loja já esteja normalizado, você pode realizar uma ação na qual um cliente que trouxer sua mãe para as compras, pode ganhar um brinde ou participar de algum sorteio. 

Se seus clientes ainda estiverem adquirindo produtos com baixa frequência ou comprando pelo televendas/e-commerce, é hora de ser criativo.

Envie uma campanha via SMS, WhatsApp e divulgue nas redes sociais que seu supermercado realizará entregas grátis de presentes para as mães.

Assim, seu consumidor entra em contato, escolhe quais produtos deseja e sua loja entrega no endereço que ele decidir. Legal, né?

Caso seja necessário, para não ter prejuízo com os deslocamentos, você pode definir um número mínimo de itens ou criar combos especiais para a data.

17/05 Dia internacional contra a homofobia ❌

Datas como esta são importantes para informar ou reforçar o posicionamento da sua loja perante os consumidores.

Lutas históricas são sempre lembradas de forma vitoriosa, desafiadora e vistas como grandes conquistas para o perfil de pessoas envolvidas. 

Por isso, é relevante que seu supermercado se posicione nestas datas, para criar engajamento com o público relacionado e ele sentir que você também se importa.

Uma ideia é você estudar um pouco sobre a data e divulgar, nas redes sociais e na loja física, pequenas conquistas que levaram a este grande momento.

O ideal é que você descubra por que este dia é tão importante para as pessoas envolvidas.

Você pode envolver seus colaboradores, entender se alguém pertencente ao público possui alguma história que gostaria de divulgar, os desafios que esta pessoa enfrenta e o que a data representa para ela.

Esta pode virar não só uma ação, mas uma grande campanha de relacionamento com seus stakeholders.

25/05 Dia da Indústria 🏭

Você já parou para pensar quantos parceiros estão envolvidos em todos os processos do seu supermercado?

Principalmente os fornecedores, aqueles que conectam os produtos da indústria às suas gôndolas.

Esta pode ser uma data interessante para você escolher alguns parceiros engajados e realizar uma homenagem a eles.

Certamente, você já precisou negociar prazos, valores e re-vender mercadorias paradas no seu estoque, não é mesmo?

Lembre daqueles que sempre auxiliam o seu negócio a girar. Talvez você possa enviar um brinde para eles ou realizar um sorteio entre todos. 

Um bom relacionamento com seus stakeholders também impacta no faturamento e nos resultados do seu negócio.

28/05 Dia Mundial do Hambúrguer 🍔

Esta é uma data incrível para você realizar várias ações criativas.

Divulgue a data nas suas redes sociais antecipadamente, para gerar interesse dos seus clientes.

Na sequência, envie promoções de produtos como hambúrguer, queijo, pão e hortifruti.

Você também pode realizar durante a semana promoções por setores, para estimular a compra de diferentes produtos que servirão para o Dia do Hambúrguer.

Uma ideia fora da caixa é você realizar parceria com alguma hamburgueria conhecida na sua cidade e fornecer bebidas numa margem menor neste dia, pois tende a ter uma grande saída.

Lembre-se das pessoas que são vegetarianas e veganas. Descubra produtos que possam substituir os alimentos mais comuns e envie ofertas para sua base de clientes. Você pode segmentá-la por àquelas pessoas que já consumiram algum produto à base vegetal, por exemplo.

Data bônus: 19/05 Resgate dos inativos no mês de maio 👱

Com as relevantes mudanças no comportamento dos consumidores, nos últimos meses, a taxa de clientes inativos pode ter aumentado na sua loja.

Por isso, conforme o cenário for melhorando, o ideal é realizar uma ação para resgatar estes clientes e fazer com que voltem a consumir no seu varejo. 

Caso você tenha um software para gestão de clientes, identifique os clientes que não compram com você há pelo menos 30 dias.

Assim, você também consegue ver quais os produtos que eles costumam adquirir na sua loja e enviar campanhas segmentadas com ofertas destas mercadorias. 

Por certo, ao ser lembrado pela sua loja este cliente se sentirá especial e mesmo que não adquira o produto neste momento, criará uma ligação afetiva com a sua marca.

Deste modo, esperamos que este conteúdo seja relevante para reforçar a você a importância de realizar ações nas oportunidades no mês de maio. Deixe seu comentário e conte pra gente se sua loja já está planejando alguma ação diferenciada para o período.

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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