Gestão

Veja Dicas de Como Fazer o Controle e a Gestão de Jornada no Varejo

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Fazer o controle e a gestão de jornada dos colaboradores é obrigatório em qualquer empresa de mais de 10 funcionários, de acordo com a legislação do Ministério do Trabalho (MTE). 

No ramo do varejo, é possível encontrar alguns desafios para essa rotina: jornadas com horários e durações diferentes, cargos que realizam mais horas extra do que outros e grandes equipes, por exemplo.

Por isso, pensamos em algumas dicas para quem quer organizar a jornada de seus colaboradores e controlar melhor os horários e encargos relacionados. Vamos lá?

Mas o Que São Escalas de Trabalho?

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a escala de trabalho é o período em que o colaborador está atuando em função da empresa. Como previsto na legislação, essa carga horária não pode ultrapassar 8 horas diárias e 44 horas semanais. 

Para o varejo, é comum que sejam criados turnos de revezamento entre os funcionários. Desse modo, é possível manter todos os horários de funcionamento bem equipados para o atendimento sem descumprir com a lei ou infringir o direito dos colaboradores.

Escalas de Trabalho para Lojas, Supermercados e Demais Empresas Varejistas

Fazer o planejamento das escalas de trabalho de cada funcionário ajuda a ter uma visão completa da empresa e de seu funcionamento. 

Lembre-se que: horas trabalhadas em domingos e feriados devem ser remuneradas em dobro e não podem acarretar nenhum prejuízo à remuneração do descanso semanal, independentemente da escala que seja adotada pela companhia.

Nas empresas do ramo de varejo, existem algumas possibilidades de escalas de trabalho que podem ser consideradas:

Escala 5×2

Essa é a jornada de trabalho mais comum: a cada cinco dias trabalhados, são concedidos dois dias de descanso ao colaborador.

Nesse caso, o total de 44 horas semanais é dividido em 5 dias com jornada de 8 horas e 48 minutos por dia. No caso das jornadas de 40 horas semanais, são realizadas somente 8 horas por dia. 

Escala 5×1

Já no modelo de escala 5×1, o empregado trabalha por 5 dias corridos e folga 1 – com direito a 1 domingo de descanso por mês.

Para os colaboradores que realizam essa jornada de trabalho, a carga horária é de 7 horas e 20 minutos por dia.

Escala 6×1

Esse tipo de jornada de trabalho institui que o funcionário trabalhe 6 dias e tenha 1 de descanso. A escala de trabalho 6×1 permite variações, desde que sejam acordadas com o sindicato e/ou coletivos.

Quem adota essa escala deve lembrar que os colaboradores que trabalham nos finais de semana não tem a hora dobrada aos domingos, como em outros modelos de escala. Além disso, vale ressaltar que o empregado tem direito a 1 domingo de folga a cada 7 semanas

Como Fazer o Controle e a Gestão de Jornada dos Funcionários no Varejo?

Com tantas opções de escalas de trabalho, realizar o controle e a gestão de jornada dos colaboradores é fundamental para não ter problemas com a folha de pagamento ao final do mês.

Para isso, você vai precisar que o funcionário realize a marcação do ponto em alguns momentos específicos da rotina de trabalho. São elas:

  • Ao chegar na empresa, ou seja, o registro de horário de entrada;
  • Quando sair para o almoço, que marca o início do intervalo intrajornada obrigatório;
  • Ao voltar do horário de almoço;
  • Quando sair da empresa, no final do expediente, delimitando o fim da jornada diária.

Além dessas marcações, algumas empresas solicitam que os colaboradores registrem os intervalos menores que são realizados ao longo do dia. Isto não é muito comum no varejo, mas é bastante solicitado em empresas de call center, por exemplo.

Seja qual for o modelo de jornada escolhido para a sua companhia, o ideal é realizar um controle de ponto que seja prático e sem burocracias. Conheça alguns modelos abaixo:

Controle de Ponto Manual

É um dos modelos de controle de ponto mais comuns. Geralmente, utiliza-se um livro ou caderno para que os colaboradores façam as marcações de entrada e saída, bem como os intervalos de trabalho.

O controle de ponto manual vem sendo cada vez menos utilizado, pois gera muito trabalho para o fechamento de ponto e da folha de pagamento ao final do mês. Além disso, ele é passível de fraudes e rasuras – itens que podem gerar penalizações no Ministério do Trabalho.

Relógio de Ponto

O relógio de ponto também caracteriza um controle manual. Porém, é realizado com a ajuda de uma máquina, que deve ficar na empresa – de preferência na entrada. Com o relógio do ponto, o funcionário insere o cartão ponto de papel para que o colaborador possa registrar seus horários de entrada e saída.

Essa modalidade de controle de ponto não costuma ser muito vantajosa, pois traz diversos gastos para a empresa. É necessário que o relógio de ponto fique ligado o tempo inteiro na tomada, o que consome bastante energia elétrica. Além disso, há também o gasto com a aquisição de novos cartões ponto todo mês.

Controle de Ponto Online

A gestão de jornada via softwares de controle de ponto online é a maneira mais prática e moderna de realizar o seu fechamento de ponto mensal.

Com ele, o funcionário realiza a marcação diária de ponto via smartphone, tablet ou no próprio computador. É possível viabilizar que o colaborador realize a atividade no seu próprio celular ou em um computador ou tablet disponibilizados pela empresa, por exemplo.

O software de ponto online permite que os gerentes e o RH acompanhem a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real. Além disso, é possível configurar as diferentes escalas de trabalho escolhidas para cada funcionário com maior facilidade, pois o sistema automatiza essa criação.

Outro ponto vantajoso do sistema de ponto online é o acompanhamento das horas extras, faltas e atestados. Toda a comunicação é otimizada na plataforma, para que os gestores e o setor de Recursos Humanos não tenham muitos desafios na hora de realizar o fechamento do espelho ponto.

Viu como o controle e a gestão de jornada dos colaboradores pode ser simplificada? Use a tecnologia a seu favor e garante maior praticidade para a sua empresa!

Esse artigo foi escrito por Alice Maneschy, Analista de Conteúdo da Pontomais

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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