SUMÁRIO


Por em 13 de maio de 2024

O impacto das redes sociais na decisão de compra

O seu supermercado já tem uma boa presença nas redes sociais? Acredite, investir nessa estratégia trará resultados positivos no momento da decisão de compra dos seus clientes, além de tornar a sua marca mais confiável e gerar uma conexão com o consumidor.

Isso acontece porque as redes sociais revolucionaram não apenas como nos conectamos, mas também a experiência de compra como um todo. E é claro que esse impacto também é sentido diretamente nos supermercados – principalmente entre os consumidores da geração Z.

Vem saber mais sobre esse assunto e entenda mais sobre o poder das redes sociais na decisão de compra. Acompanhe!

– Confira também: Marketing de varejo – o que fazer nos dias atuais

Impacto das redes sociais na decisão de compra na Geração Z

As redes sociais já fazem parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento feito pela Comscore, empresa de análise de internet, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com mais de 131 milhões de contas ativas.

Porém, apesar de as redes estarem presentes no dia a dia de muitas pessoas, elas apresentam um impacto sobre a decisão de compra ainda mais forte na geração Z, que contempla pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 e meados dos anos de 2010.

Aliás, segundo um levantamento do Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC), as redes sociais influenciam nas compras de cerca de 85% das pessoas da Geração Z. Além disso, vale destacar que o Instagram e o TikTok (45%) são as plataformas de maior impacto entre esses consumidores.

– Quer garantir que as suas redes sociais tragam bons resultados? Então confira nosso artigo e crie uma estratégia poderosa para esses canais: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

Como as redes sociais complementam a experiência do cliente e influenciam na decisão de compra?

As redes sociais podem estar presentes durante toda a jornada de compra do cliente, desde a pesquisa inicial até o momento pós-compra. Aliás, elas complementam e moldam a experiência do consumidor a partir de diversos tópicos, como:

Feedbacks e avaliações nas redes sociais têm grande influência na decisão de compra

Os consumidores recorrem às redes sociais para compartilhar suas experiências de compra, fornecer feedback sobre produtos e serviços e avaliar as marcas. Esses conteúdos gerados pelo público apresentam grande influência na decisão de compra de outros consumidores, pois oferecem uma perspectiva autêntica e confiável sobre a qualidade e a satisfação do cliente.

Inclusive, uma pesquisa da consultoria global PwC revelou que as redes sociais pesam tanto quanto a indicação de amigos na hora da compra. Conforme o estudo, 32% dos brasileiros pesquisam nas redes sociais sobre o que desejam comprar.

Descoberta de produtos e tendências

As redes sociais são plataformas onde os consumidores descobrem novos produtos, serviços, marcas, tendências e lançamentos.

Assim sendo, seja por meio de postagens de influenciadores, anúncios direcionados e/ou conteúdo compartilhado por amigos e seguidores, os consumidores são expostos a diversos conteúdos que podem despertar seu interesse e influenciar sua decisão de compra.

Suporte ao cliente e atendimento personalizado

Muitas marcas utilizam as redes sociais como um canal de suporte ao cliente, respondendo a perguntas, resolvendo problemas e oferecendo assistência em tempo real.

Dessa forma, esse atendimento personalizado e ágil contribui para uma experiência de compra mais satisfatória, aumentando a confiança do consumidor na marca e influenciando positivamente sua decisão de compra.

Conteúdo variado: desde vídeos virais até materiais educacionais

As redes sociais podem ser utilizadas de diversas formas no seu supermercado. Assim sendo, seja para participar de tendências virais e/ou para compartilhar um conteúdo mais inspirador e educacional, o importante é se fazer presente, conhecer o seu público-alvo e garantir que as suas postagens sejam autênticas. Ou seja: tenham “a cara” do seu negócio.

Dessa forma, ao publicar conteúdos variados, as marcas podem influenciar os consumidores sutilmente, gerando interesse genuíno em seus produtos.

– Acesse: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas imperdíveis

A importância da construção de confiança e conexão com o consumidor na decisão de compra

Estar presente nas redes sociais não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para os supermercados.

Isso acontece porque manter uma presença ativa nessas plataformas aumenta a visibilidade da marca, constrói confiança e gera uma conexão mais profunda com os consumidores. Assim, ao compartilhar conteúdo atraente e original, responder às perguntas dos clientes e demonstrar transparência, os supermercados podem se tornar mais acessíveis e confiáveis aos olhos dos consumidores.

O resultado? Mais atração e fidelização de clientes – além de, é claro, desempenhar um papel mais significativo na decisão de compra do consumidor.

E então, gostou de saber mais sobre o impacto das redes sociais na decisão de compra dos clientes? Esperamos que sim! Agora, para ficar sempre por dentro das maiores tendências e novidades do universo do varejo, clique aqui e siga o nosso perfil no Instagram!

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Daniela Hendler