Por em 8 de janeiro de 2020
Confira três tendências do varejo 2020
Qual será o caminho do varejo 2020? Essa é uma pergunta normal no início de cada ano, já que o setor varejista tem mudado consideravelmente nos últimos anos.
Em meio a essas mudanças o questionamento em relação aos próximos passos do setor é inevitável. Algumas novidades podem ser colocadas em prática a curto prazo e outras podem exigir um período mais extenso de preparação.
Mesmo assim, é importante que você se mantenha a atento sobre o que há de mais inovador no seu ramo de atuação.
Dessa forma, assim que possível você pode colocar em prática essas ideias inovadoras e sair na frente dos seus concorrentes.
Acompanhe nosso post de hoje para descobrir as tendências do varejo para o ano de 2020 segundo pesquisa da Hibou.
Tendências para o varejo 2020
Esse processo de inovação no varejo é algo constante e os varejistas que não perceberem certamente perderão espaço.
O consumidor mudou, as necessidades mudaram e você precisa entender essa situação o mais rápido possível. Dessa forma, poderá atender o seu cliente da maneira correta e proporcionar a melhor experiência de compra.
Se você ainda não iniciou o processo de inovação na sua loja é importante que o seu planejamento seja revisto. Além de novidades que podem surgir, estratégias já existentes podem se consolidar.
Nesse caso, o prejuízo para sua loja pode ser ainda maior. Mas, fique tranquilo que separamos algumas tendências para o varejo 2020 e você pode começar a investir nessas estratégias em breve.
Estratégias Omnichannel
Ter uma estratégia completa que integre as atividades físicas e digitais da sua loja é um caminho que parece ser inevitável.
Essa estratégia pode atuar como forma de atrair novos clientes e, claro, proporcionar uma melhor experiência de compra para quem já costuma comprar na sua loja.
Além disso, se bem planejada pode inclusive expandir a atuação da sua empresa com a criação de uma loja virtual, por exemplo.
É importante comentar também que utilizar estratégias multicanais não se restringe apenas aos varejistas que possuem lojas digitais.
Ter uma atuação omnichannel, inclui também a comunicação da loja, forma de distribuição e até mesmo o atendimento aos clientes.
Para saber mais sobre esse assunto confira nosso post “Varejo omnichannel: Como isso impacta o seu supermercado”
Autoatendimento
Essa não é uma situação tão nova para os consumidores de maneira geral. O autoatendimento foi introduzido no mercado há alguns anos e tem ganhado cada vez mais força.
A princípio é possível pensar no seu uso em estacionamentos, por exemplo, o que já é bastante comum. Restaurantes também já adotam esse modelo e o varejo tem aumentado os investimentos nesse sentido nos últimos anos.
Talvez para os supermercados essa seja uma estratégia que vai além de melhorar a experiência de compra. Implantar um caixa de autoatendimento pode servir para aproveitar melhorar o espaço de loja, por exemplo.
Os self-checkouts já têm aparecido em algumas lojas e também melhorado seu desempenho nos últimos anos. Em 2020 é possível que essa tecnologia seja ainda mais comum no varejo.
Se interessou por esse assunto? Veja como um self-checkout pode melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Meios de pagamento
O mercado financeiro tem mudado nos últimos anos, com o surgimento de novos bancos e novas tecnologias.
Consequentemente os novos meios de pagamento foram surgindo e tem tudo para ganhar cada vez mais força.
Essa provavelmente é uma mudança que irá exigir um pouco mais de tempo para ocorrer, mas é importante estar preparado para oferecer diversos meios de pagamento para seus clientes.
Afinal, atualmente os consumidores têm aderido a novas tecnologias cada vez mais rápido.
Alguns exemplos desses novos meios de pagamento são:
- Proximidade;
- Cobrança via link;
- Tokens;
- QR Codes.
É importante se manter atento a essas novidades para que assim que possível elas sejam implantadas. Dessa forma tanto varejista quanto consumidor saem ganhando.
O que você achou dessas tendências do varejo 2020? Para continuar lendo sobre novidades do mercado, confira nosso post “4 ideias inovadoras para supermercados”