Por em 25 de outubro de 2017
Confira 7 dicas para aumentar o faturamento da empresa
Seja qual for o segmento de atuação ou porte da empresa, o fato é que todos os empreendedores têm uma característica em comum: o sonho de aumentar o faturamento e fazer os negócios prosperarem.
Para isso, é necessário aplicar diversas táticas administrativas, como a realização de ajustes nos preços, o investimento em novas tecnologias, a redução de custos, entre outras ações.
Pensando nisso, separamos 7 dicas para te ajudar aumentar o faturamento da sua empresa. Continue lendo para conferir!
1. Conheça todas as despesas do negócio
As duas formas mais básicas de aumentar o faturamento são ganhando mais dinheiro e reduzindo custos. Neste tópico falaremos sobre a segunda opção.
Para reduzir custos, o primeiro e mais importante passo é conhecer todas as despesas do negócio como a palma de sua mão. A tecnologia oferece soluções eficazes nesse sentido, como os sistemas de CRM para gestão financeira.
Por meio de um sistema automatizado é possível registrar cada despesa da empresa, como:
- contas de consumo (água, luz, internet, etc);
- encargos e tributos;
- despesas fixas (salários, aluguel, etc);
- despesas com propaganda e ações de marketing;
- infraestrutura e custos operacionais, entre outras.
Sabendo para onde a receita da empresa é direcionada, é muito mais fácil melhorar a tomada de decisões, reduzir gastos e, consequentemente, aumentar as margens de lucro.
2. Conheça o consumidor
Conhecer o perfil do consumidor é imprescindível para saber quais produtos ou serviços mais lhe agradam, o que é preciso para melhorar a qualidade e o atendimento e em quais pontos a empresa não está acertando.
Assim, o relacionamento com o cliente pode ser muito útil para aumentar o faturamento por meio de otimizações nos processos operacionais e na redução de custos da empresa. Além disso, é possível identificar se é o momento de mexer com a precificação de produtos ou se é melhor mantê-los estagnados.
3. Analise seus concorrentes
Nada melhor do que analisar as ações da concorrência para manter suas estratégias atualizadas de acordo com o mercado. Considere os preços praticados, ofertas e promoções, além de ações de marketing e relacionamento com o cliente.
Lembre-se de que um produto de qualidade e atendimento diferenciado justificam um preço que se destaca sobre os demais, pois há valor agregado à marca.
4. Use recursos tecnológicos a favor da empresa
Redes sociais, sites, blogs e sistemas de CRM cada vez mais eficientes: a tecnologia só tem a acrescentar ao meio empresarial.
O conceito de digitalização dos canais de atendimento tem aumentado o poder de divulgação das empresas e trazido grandes avanços ao setor de atendimento e relacionamento com o cliente. Assim, o uso da tecnologia torna a empresa mais competitiva, além de ajudar a aumentar o faturamento.
5. Explore seus diferenciais
A estratégia de investir em diversos setores do empreendimento é um tanto obsoleta e acaba gerando mais custos do que receita. Por isso, para aumentar o faturamento da empresa é importante explorar e investir em seus diferenciais de mercado.
Identifique em quais pontos seu negócio se destaca da concorrência e foque seus recursos e energias, sempre considerando as preferências do seu público-alvo.
6. Invista na qualificação de sua equipe
Uma equipe qualificada torna toda a operação mais consistente e competitiva. Portanto, reforce a linha de frente da empresa investindo na capacitação de seus profissionais, pois são eles que proporcionam os recursos e garantem a sobrevivência do negócio.
7. Cuidado com a precificação dos produtos
Tome cuidado com a alteração de preços com o intuito de tornar seus produtos e serviços mais atraentes aos olhos do consumidor. Por mais que essa seja uma estratégia muito praticada, é importante considerar alguns aspectos antes de oferecer promoções e preços exclusivos ao cliente.
Por exemplo, ao abaixar o preço repentinamente, sua empresa pode não estar preparada para os efeitos, o que pode comprometer o orçamento e colocá-la em sérios riscos. Além disso, o consumidor pode se acostumar aos preços baixos e depois rejeitar sua marca quando os preços voltarem ao normal.
Vale lembrar que trabalhar os preços pode até trazer retorno imediato ao fluxo de caixa, mas a concorrência pode aplicar a mesma tática, neutralizando a sua vantagem competitiva.
Quer saber mais sobre como aumentar o faturamento da empresa? Então entre em contato com a gente!
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