SUMÁRIO


Por em 2 de abril de 2024

Varejo supermercadista e as tendências de consumo para 2024

Entender o comportamento de consumo é essencial para varejistas em busca de se destacar da concorrência, conquistar mais clientes e trilhar uma jornada de sucesso no mercado. E essa ação torna-se ainda mais importante quando entendemos o quanto o setor supermercadista é grande:

Conforme o Ranking ABRAS 2023, desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados, o segmento atingiu um faturamento de R$695,7 bilhões em 2022, representando uma contribuição de 7% do PIB nacional. 

No total, são mais de 94 mil lojas, por onde passam diariamente 28 milhões de consumidores, agregando também um total de 245,4 mil check-outs

Esses números são importantes para dar uma dimensão ao setor supermercadista e, também, para reforçar a importância de acompanhar as tendências para garantir que o seu varejo esteja adequado com os desejos e necessidades do público atual.

Pensando nisso, aqui falaremos sobre algumas das principais tendências da área e como os supermercados podem se adaptar para atender às demandas em constante evolução.

A importância de compreender o comportamento do consumo e suas tendências

Antes de mergulharmos nas tendências específicas, é fundamental compreender a importância de acompanhar as mudanças no comportamento de consumo. 

Pois bem, em um ambiente competitivo como o varejo, estar um passo à frente das necessidades e expectativas dos consumidores pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso

Dessa forma, compreender as tendências do comportamento do consumo em 2024 permite que os supermercados ajustem suas estratégias de marketing, estoque e experiência do cliente para maximizar o envolvimento e a satisfação do consumidor.

Tendências de comportamento do consumo para o varejo supermercadista em 2024

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância de compreender o comportamento do consumo, é hora de conhecer as principais tendências do setor: 

Diminuição de gastos = consumo mais consciente 

Um dos principais impulsionadores do comportamento de compra em 2024 é a tendência contínua do consumo mais sustentável

Isso acontece porque os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes, tanto com as suas finanças, priorizando compras que ofereçam valor e qualidade, tanto com o meio ambiente e saúde

Dessa forma, os supermercados podem capitalizar essa tendência oferecendo opções acessíveis, promoções relevantes e destacando produtos de marca própria que atendam a essas necessidades. 

Além disso, pensando no consumo consciente, o supermercado pode incentivar o uso de sacolas retornáveis, por exemplo. Também, valorizar produtos saudáveis no seu mix, ter um ponto de recolhimento de itens como baterias e óleo para o descarte correto, fazer parcerias com o comércio local, entre outras ações sustentáveis. 

– Veja também: 4 motivos para ter sua própria marca de produtos no varejo

Compreender os efeitos da tecnologia na decisão de compra: ver a tecnologia como aliada 

A tecnologia continua a desempenhar um papel fundamental na jornada do consumidor. Assim, é comum que os clientes confiem cada vez mais em ferramentas como inteligência artificial e, também, aceitem se relacionar com o supermercado por diversos canais.

Para se ter uma ideia, de acordo com relatório da Forbes, 69% da Geração Z e da Geração Millennials confiariam na IA para aconselhar sua carreira profissional nos próximos cinco anos, ou já confiam. Também, 60% das pessoas em todo o mundo concordam que a IA será uma parte essencial da sua vida diária até 2035.

Ou seja, apesar de isso não estar 100% relacionado com o consumo varejista, ainda assim diz muito sobre a confiança do consumidor atual nas ferramentas tecnológicas. 

Pensando nisso, os varejistas podem aproveitar essas inovações para oferecer experiências de compra imersivas, personalizadas e convenientes.

Conhecer os elementos que influenciam na decisão de compra 

Além do preço e da conveniência, outros fatores desempenham um papel importante nas decisões de compra dos consumidores

Questões ambientais, responsabilidade social corporativa e transparência na cadeia de suprimentos estão se tornando cada vez mais importantes para os clientes. 

Além disso, a possibilidade de o cliente fazer as compras por diversos canais, como e-commerce e aplicativo, por exemplo, também pode ser um diferencial para ele adquirir o que deseja.

Outro elemento que pode influenciar a decisão de compra é a forma a qual o supermercado se relaciona com o cliente. Por exemplo: a chance de um consumidor fiel voltar à sua loja para comprar um produto que ele já costuma adquirir se ele receber uma oferta segmentada e personalizada especialmente para ele é muito maior. 

Por isso, conhecer o comportamento do consumo do seu cliente e investir em um relacionamento próximo e personalizado com ele pode ser uma excelente estratégia.  

Tecnologia x humanização

Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência do cliente, é essencial equilibrá-la com uma abordagem humanizada. Em 2024, os consumidores valorizam a conveniência digital, mas também procuram interações humanas autênticas e personalizadas

Os supermercados podem alcançar esse equilíbrio integrando tecnologia de forma inteligente, enquanto mantêm um foco na empatia e no atendimento ao cliente.

Marketing holístico e uso de dados

O marketing holístico, combinado com análises de dados avançadas, é fundamental para alcançar os consumidores de forma eficaz. Assim sendo, os supermercados devem adotar uma abordagem integrada que considere todos os pontos de contato do cliente, desde a publicidade tradicional até as redes sociais e o comércio eletrônico. 

Para isso, o varejista deve estar sempre acompanhando os seus resultados e utilizando de forma inteligente e estratégica os seus dados. Isso faz com que seja possível entender melhor as preferências individuais dos consumidores e, então, tomar melhores decisões. 

Omnicanalidade e personalização

A omnicanalidade continuará a ser uma prioridade para os supermercados em 2024, à medida que os consumidores esperam uma experiência consistente e integrada em todos os canais de compra. 

Além disso, a personalização também ganha destaque, por ser com ela que o varejista pode se relacionar com o cliente de forma segmentada. Assim sendo, é importante que os supermercados utilizem ferramentas tecnológicas para:

  • Personalizar ofertas;
  • Oferecer possibilidades de compra e diálogo em diversos canais;
  • Fazer recomendações de produtos;
  • Se comunicar com os clientes de forma assertiva e personalizada. 

– Confira: Aplique a estratégia omnichannel para o seu varejo

Clubes de assinatura e social commerce

Os clubes de assinatura e o social commerce, comércio que acontece em redes sociais, estão ganhando cada vez mais popularidade entre os clientes. Isso acontece porque esses modelos oferecem conveniência e um senso de pertencimento à comunidade. 

Além disso, pensando especialmente nos clubes de assinatura, esse modelo de negócio proporciona aos supermercados uma fonte estável de receita recorrente. Isso tudo ao mesmo tempo em que funciona como uma plataforma para construir relacionamentos mais profundos com os clientes.

Aliás, o clube de assinatura também ganha destaque por oferecer comodidade, variedade e surpresa aos clientes. Assim, eles podem descobrir novidades, experimentar novas marcas e receber itens personalizados.

A importância da análise de dados para entender o comportamento do consumo

Por fim, não podemos subestimar a importância da análise de dados no varejo supermercadista. Em um ambiente onde o comportamento do consumo está em constante mudança, os dados são o combustível que impulsiona a tomada de melhores decisões. 

Assim sendo, os supermercados devem investir em tecnologias e recursos de análise de dados robustos, como o CBM da Mercafacil, por exemplo. Dessa forma poderão compreender e antecipar as tendências de consumo, além de adaptar suas estratégias de negócios de acordo com os objetivos esperados.
Para conferir mais insights sobre o comportamento do consumo em 2024 e saber como se preparar para o futuro, acesse agora mesmo o Calendário Promocional de Varejo – Edição 2024 e faça um planejamento sólido e estratégico para o seu supermercado!

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Daniela Hendler