Por em 5 de junho de 2021
Entenda o comportamento de compra das gerações
Também conhecida como millennials, a geração Y é constituída por pessoas nascidas na década de 80.
Inovadores, com fortes valores morais, inquietos e ambiciosos, o grupo intriga o mercado, visto que eles ocupam uma fatia importante dos consumidores.
É por isso que muitas empresas têm buscado conhecer melhor os hábitos de consumo e as necessidades dessa geração.
Como esse público é bastante exigente e está antenado sobre os novos produtos, esse estudo é fundamental.
Pensando nisso, no artigo de hoje abordaremos a relação entre a geração Y e o varejo. Confira!
O mercado online e a geração Y
O e-commerce do Brasil obteve um crescimento acelerado de 2001 até 2015 no Brasil, segundo o SEBRAE.
Esse aumento se deu principalmente pela profissionalização e maior segurança proporcionada pelo comércio eletrônico.
A geração Y teve uma contribuição importante nessa evolução.
Por ser um grupo mais exigente com relação às inovações, as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade, investindo em melhorias e, principalmente, na atração desse público.
Observe, por exemplo, a proporção que as redes sociais tomaram e a crescente geração de conteúdo.
Isso é embasado no fato de que a geração Y procura conhecer bastante o produto que está adquirindo para realizar a transação.
Logo, o monitoramento e análise das informações será essencial para as empresas que desejam ganhar em competitividade, por meio de ações tanto online quanto offline.
Isso graças às inúmeras “pegadas” e dicas que os millennials deixam na web, facilitando a compreensão do comportamento de consumo deles.
O impacto da geração Y no varejo
O impacto no varejo é claro, pois além de terem um poder de compra muito grande nesses canais, a geração Y é constituída por pessoas que influenciam os seus pais, amigos e conhecidos.
Outra questão que vale a pena ressaltar é que esse grupo procura muito mais a personalização dos produtos adquiridos.
Ou seja, prezam pela exclusividade. No entanto, não é só isso: a questão da experiência diferenciada tem sido crucial para encantá-los.
Nesse caso, quando falamos da experiência, podemos enumerar diferentes ações, como:
- entrega mais ágil e cuidado na embalagem (no caso do e-commerce);
- utilização de materiais sustentáveis (em referência à produção);
- atendimento multicanal;
- exaltação dos valores e benefícios ao adquirir determinado produto, entre outros.
Isso quer dizer que o varejo precisa se especializar cada vez mais e segmentar seu público, para que possa atendê-lo em suas demandas. Inclusive, essa mudança na mente dos empreendedores é determinante para o sucesso do negócio.
As novas configurações das lojas físicas
As lojas físicas sofreram um impacto por causa dessa nova configuração do mercado e das facilidades da compra online.
Para encantar a geração Y, muitas delas têm buscado associar o mundo digital ao real, além de promover eventos com influenciadores e centros de personalização dos produtos.
Um exemplo é o da Amazon, que testou um modelo de mercearias em Seattle, nos EUA, intitulado Amazon Go.
Nele as pessoas entram nas lojas, passam por um scanner com celular e a partir disso os produtos que elas retiram das gôndolas são registrados em uma conta (se ela retorná-los também), sem que para isso seja preciso enfrentar filas de pagamento.
A ideia é otimizar a ida ao supermercado, tornando a experiência mais simples e puramente tecnológica.
Dicas para atrair a geração Y para o varejo
Ao longo do artigo, deu para ver alguns exemplos do que fazer em relação à geração Y.
Se o seu desejo é impulsionar as suas vendas no varejo, o primeiro passo é entender o seu público-alvo e as necessidades que ele tem.
A partir disso, utilize os canais que melhor se comuniquem com ele e promova um atendimento personalizado.
Aproveite o momento e ofereça facilidades dentro de sua loja física e virtual, faça com que seu consumidor se sinta atraído pelo seu PDV.
E não se esqueça: procure sempre inovar, oferecer produtos diferentes da concorrência e interagir com esse público, principalmente, nas redes sociais.
Depois de conhecer melhor sobre a relação entre a geração Y e o varejo, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, os seus amigos também ficarão informados sobre esse assunto!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]