SUMÁRIO


Por em 8 de agosto de 2019

Saiba como melhorar comunicação com o cliente na sua loja

A comunicação com o cliente é um dos aspectos mais importantes na estratégia de qualquer tipo de loja no varejo.

Ser ativo no contato com os clientes pode garantir um número maior de vendas e também uma aproximação no relacionamento.

Porém, é preciso tomar bastante cuidado para não ser invasivo e repetitivo. Caso isso aconteça a sua comunicação pode causar um efeito muito diferente do que você esperava.

Por esse motivo é muito importante ter uma boa estratégia para se comunicar com os consumidores na busca dos seus objetivos.

Entenda como você pode melhorar a comunicação do seu supermercado agora mesmo!

Comunicação com o cliente em supermercados

Em meio ao desenvolvimento das estratégias digitais, os supermercados ainda apostam muito nas ações offline.

Ainda é comum as lojas distribuírem encartes e contratar carros de som, por exemplo. A verdade é que essas táticas permanecem porque de alguma forma elas se traduzem em vendas.

Um ponto complicado nessa questão é a falta de mensuração real dessas ações. Isso acontece, pois realmente é complicado saber quem foi até a loja porque recebeu um encarte ou ouviu uma promoção no carro de som.

Mesmo assim essas e outras estratégias ainda têm o seu devido valor para a comunicação com os consumidores.

Seja qual for maneira que você irá optar para se comunicar com o cliente do seu supermercado, é importante desenvolver um planejamento de comunicação.

Como princípio você deve ter mente que é preciso ser ativo no contato com os clientes. Ao mesmo tempo é preciso ter equilíbrio para não exagerar.

Um dos principais objetivos da sua comunicação precisa ser o de manter os clientes consumindo na sua loja. Para isso, você pode realizar campanhas de maneira recorrente e também trabalhar o relacionamento com os consumidores.

Outra questão fundamental são os canais de comunicação que você vai usar para atrair, reter e fidelizar os seus clientes.

Pensando em uma estratégia com os canais mais tradicionais como encartes, rádio, carro de som e ações no PDV certamente é possível obter bons resultados.

Afinal, esses são pontos de contato em que o consumidor já está habituado a receber a sua comunicação.

É claro que hoje existem estratégias digitais para supermercados que também são capazes de impulsionar os resultados.

E são justamente delas que você pode tirar grandes lições para as suas estratégias de divulgação offline. São elas, o uso de dados para melhorar o desempenho das ações e também a mensuração de resultados.

Como usar dados para melhorar a sua comunicação com o cliente

Utilizar as informações dos clientes para melhorar a comunicação seguramente é um ótimo caminho a ser seguido.

Mais do que melhorar a comunicação, você poderá tornar suas ações mais efetivas com o uso de dados. Com exemplos práticos certamente ficará mais simples de entender como isso funciona na realidade.

É importante lembrar que o trabalho de captação dos dados e identificação dos clientes é fundamental para ter sucesso nessa estratégia.

Quanto mais informações você tiver melhores podem ser os resultados obtidos. Além disso, é preciso um software que organize essas informações de maneira prática e objetiva.

Para melhorar a sua distribuição de encartes, por exemplo, saber onde a maioria dos seus clientes mora é importante, não é mesmo? Dessa forma, você poderá concentrar a sua distribuição nas áreas em que você ainda tem poucos consumidores.

Da mesma maneira, o carro de som, que pode passar por regiões nas quais você ainda não tem uma grande penetração.

As ações no ponto de venda também são ótimos exemplos do uso de dados para melhorar a efetividade de campanhas.

Para isso, você pode utilizar o histórico de compra da sua loja na negociação com os fornecedores. Nesse tipo de ação você pode conseguir desde descontos até ações em parceria.

Ou até mesmo para realizar uma ação de degustação de vinhos na sua loja, por exemplo, você pode convidar clientes que consumiram esses produtos nos últimos 30 dias.

Entender se na sua loja compram mais homens ou mulheres e escolher uma rádio da sua cidade que se adeque mais ao perfil dos seus consumidores é uma outra ideia.

Isso tudo sem falar da criação de ações segmentadas que certamente você já sabe que tem uma efetividade muito mais alta do que as convencionais. Um estudo da Mercafácil, registrou que campanhas de clientes ativos podem chegar a 40% de efetividade.

Esses são apenas alguns exemplos, mas também existem vários outros.

Por que usar dados para fazer comunicação com o cliente?

De uma maneira bem resumida e direta, usar dados na criação de ações é criar ações mais inteligentes para os seus clientes e para o seu supermercado.

Se conseguir resultados mais expressivos nas ações não for o suficiente ainda existem outros motivos para que você opte por usar dados na sua estratégia de comunicação.

A economia no seus investimentos é uma delas. Já que você pode conseguir preços melhores nas negociações e gastar menos para impactar mais clientes, por meio das segmentações.

Além disso, se você usa dados para gerar ações muito provavelmente também vai acompanhar as métricas das campanhas criadas.

Essa é outra questão bem importante, afinal trabalhar com dados busca encontrar o melhor caminho para sua estratégia ter sucesso.

Usar as informações dos clientes sim é importante, mas esteja ciente que os seus dados internos também são relevantes. Analisá-los pode te mostrar ideias que funcionaram, aspectos que precisam ser melhorados e também o que não deu certo.

Tudo isso tem mudado consideravelmente a forma de se comunicar com os clientes em supermercados.

Hoje, até mesmo os métodos tradicionais tem sofrido a influência tecnológica em busca de alcançar resultados melhores.

Certamente isso é algo bastante positivo se o seu desejo é encontrar formas de aumentar as vendas e consequentemente seu faturamento.

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Daniela Hendler