SUMÁRIO


Por em 11 de março de 2019

Como conhecer meu cliente: segredos para identificar até 95% da base

Muitos supermercadistas podem se perguntar: “como conhecer meu cliente?”. Essa é uma pergunta fundamental para quem deseja melhorar os resultados no mercado atual.

O tempo em que era possível anotar em um caderninho o que cada cliente comprava e depois tentar agradá-lo com ofertas ou o avisando que os produtos chegaram já não existe mais.

Por isso, tecnologias têm surgido com o objetivo de ajudá-lo a conhecer quem compra na sua loja.

Uma solução de gestão de clientes é um desses exemplos. Traz toda uma metodologia de como identificar clientes e usar os dados deles para criar ações de retenção, principalmente.

Entenda no post de hoje alguns pontos que podem te ajudar a descobrir como identificar o perfil do cliente para melhorar os ganhos da sua loja!

Afinal, como conhecer meu cliente?

Se hoje a sua loja não tem nenhuma informação sobre os clientes, dificilmente pode aumentar a efetividade das suas ações.

Para começar a melhorar os seus resultados, o primeiro passo é identificar seus clientes. Ou seja, saber quem eles são, o que compram e com que frequência.

Você tem alguns caminhos para iniciar esse processo no seu supermercados e a premissa para eles é criar um cadastro de clientes.

A Mercafácil, que é uma empresa especializada em gestão de clientes, adota a metodologia do clube de descontos. Ela trabalha com o preço 1 para os clientes não cadastrados e preço 2, com desconto, para quem se cadastra.

A escolha dessa estratégia se deu, pois com ela o cliente tem um benefício imediato, o que instiga o cadastro e gera maior relevância para o público.

Após isso, sempre que ele for identificado você usará seu software de gestão de clientes para analisar os dados dos seus consumidores e criar ofertas para eles.

Por exemplo, um determinado consumidor comprou arroz nos últimos 30 dias. Quando você fizer uma oferta deste produto, irá enviá-la para esse cliente, pois sabe que ele costuma comprar.

As chances de que ele compre novamente são boas, já que ele já costuma comprar esse item com certa frequência. As chances também são maiores do que se você enviar para 10 clientes, por exemplo, mas sem saber se algum deles comprou aquele produto ou mesmo têm interesse nele.

Além de aumentar a efetividade das ações, com a análise de dados você pode otimizar seus custos com o marketing.

Porém, para chegar até esse resultado será preciso que você e sua equipe tenham comprometimento com o projeto. Caso contrário, os resultados podem não ser os esperados.

Confira alguns problemas que podem atrapalhar o sucesso dessas estratégia e possíveis soluções.

Baixa identificação de clientes

O trabalho da equipe de loja é fundamental para a identificação dos clientes. Os operadores de caixa é que serão responsáveis por oferecer o cadastro e também por identificá-los.

Caso isso não aconteça, você terá poucos clientes na sua base e consequentemente poucas informações para trabalhar.

Para solucionar essa questão é preciso que você tenha um líder de projeto que sempre ajude a equipe.

Além disso, é de grande importância fazer um treinamento com os colaboradores, para que eles saibam e estejam capacitados para realizar suas tarefas.

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Poucos produtos no clube de descontos

A tática de implementar esse programa de fidelização é de entregar benefícios para os clientes. Além disso, ele precisa ser vantajoso, pois se não for o cliente não terá interesse em se cadastrar.

Para que isso não aconteça, você precisa ter uma boa quantidade de produtos entre as opções do clube de descontos.

Mais do que isso, precisam ser produtos relevantes para os consumidores, para que eles consigam enxergar as vantagens do cadastro. Usar a curva ABC, por exemplo, é um bom caminho para conseguir bons resultados.

A equipe comercial da loja tem um dos papéis mais importantes para entregar esse valor para os clientes. Eles também precisam receber um treinamento específico para adequar a sua loja à proposta de um clube.

Falta de material estratégico de comunicação visual

Os seus clientes só vão se identificar se souberem que precisam e se enxergarem algum benefício nisso.

Por essa razão, é de grande importância fazer uma boa comunicação sobre o seu programa. O consumidor precisa saber o que ele precisa para se cadastrar, o que ganha com isso e como fazer o cadastro.

Uma boa ideia é usar materiais de comunicação que fiquem bem visíveis na loja. Muitos optam por cartazes na entrada e nos corredores da loja, outros nas sacolas plásticas ou até mesmo no encarte.

A criação de encartes é um outro ponto que merece atenção para contribuir para uma maior identificação. Ele é uma ferramenta que você pode expressar muito bem a existência do preço 1 e do preço 2.

Valorizar visualmente o preço 2, aquele para quem é cadastrado, é uma ótima forma de engajar os clientes a se cadastrarem.

Webinar | Como conhecer meu cliente

Para descobrir alguns segredos para a identificação de consumidores e enfim conseguir responder a questão de “como conhecer meu cliente”,  a Mercafácil tem um convite para você.

No dia 15 de março de 2019 às 15 horas (horário de Brasília) vamos realizar uma palestra online gratuita para acabar com todas as suas dúvidas sobre como identificar clientes. Ela terá transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube.

Os temas tratados serão:

  • Estratégias utilizadas por grandes redes que você pode aplicar no seu negócio já;
  • Saiba como um clube pode ajudar sua loja a manter os clientes comprando;
  • Segredos para criar um clube eficiente ou melhorar os resultados do seu programa de fidelização atual;
  • Engajamento de equipe: estratégias necessárias para fazer o clube funcionar de verdade;
  • Descubra a importância da integração entre áreas: marketing, comercial e diretoria.
  • Como mapear 70% da base em até 6 meses

Para trazer o melhor conteúdo possível para você, contaremos com dois especialistas no assunto:

Bruno Leal, CSO e Cofundador da Mercafácil, empresa líder no Brasil em Gestão de Clientes para supermercados.

Renan Yared, que tem 15 anos de experiência em varejo e inteligência de mercado e é Consultor de Onboarding na Mercafácil.

Aproveite essa oportunidade de adquirir conhecimento para melhorar os resultados da sua loja. Para se inscrever basta acessar o link e começar a colocar em prática nossas dicas!

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Daniela Hendler