SUMÁRIO


Por em 27 de maio de 2024

Como recuperar os clientes inativos do seu supermercado

Conhecer boas estratégias para recuperar clientes inativos é essencial para supermercadistas que buscam realizar ações de marketing e vendas mais eficientes. Afinal, já é sabido que manter um cliente fiel é mais barato do que atrair novos consumidores.

No entanto, quando se trata da reativação de clientes, é importante ir além: pois estamos falando de pessoas que já conhecem a sua marca e compraram de você, mas que, por algum motivo, pararam de comprar na sua loja. Ou seja, isso significa que essas pessoas passaram a fazer suas compras em outro lugar, valorizando a concorrência.

Então, agora é hora de entender o que aconteceu e, mais importante, reconquistar essa parcela do público, implementando ações eficazes para reativar clientes inativos. Confira nossas dicas que vão te ajudar nessa missão!

– Você também pode se interessar por: Dicas para supermercado: 7 formas de reconquistar um cliente antigo

8 ações para recuperar clientes inativos do seu supermercado

1. Saiba quem são os seus clientes inativos

O primeiro passo para recuperar os clientes inativos é… Saber quem são eles! Para isso, pode ser importante utilizar uma ferramenta tecnológica completa de Gestão de Clientes que te auxilie a fazer essa identificação.

Um exemplo ideal de solução que desempenha esse papel é o CBM (Consumer Behavior Management ou Gestão de Comportamento do Consumidor) da Mercafacil que, dentre suas diversas funcionalidades, permite que você identifique perfeitamente quem são os clientes antigos que deixaram de comprar na sua loja.

Então, a partir desse conhecimento, você pode traçar estratégias para reaproximar o relacionamento com eles. Abaixo citamos algumas dessas estratégias!

2. Localize os seus clientes inativos

A ferramenta de Gestão de Clientes também traz para você informações relacionadas a geolocalização do seu supermercado e dos seus clientes. E essa informação é extremamente importante para você ter em mãos ao desenvolver estratégias para reativar clientes inativos.

Isso porque, ao saber onde estão os seus clientes, você pode também entender a região como um todo, ou seja:

  • Abriu um novo supermercado no local, aumentando a sua concorrência?
  • O que é possível fazer para atrair os clientes dessa localidade para comprarem novamente na sua loja? Talvez você possa fazer ações direcionadas para certas regiões, como o envio de mensagens para clientes que moram em um bairro específico, entrega de folhetos na área, entre outros.

3. Analise os dados referentes aos seus clientes inativos

Mais uma ação facilitada com o uso de uma ferramenta de Gestão de Clientes é a de análise de dados. E essa ação é muito importante quando falamos de reativação de clientes. Afinal, essa análise te auxilia a compreender os motivos pelos quais os consumidores se tornaram inativos.

Para isso, você pode considerar dados de compras anteriores, interações e feedbacks para identificar padrões e motivos de inatividade. Esse conhecimento permitirá que você encontre estratégias mais precisas e eficazes para reativar esses clientes.

4. Crie estratégias personalizadas para alcançar os clientes inativos

Até aqui falamos mais sobre o reconhecimento da situação: ou seja, saber quem são os clientes inativos, análise de dados, entender a localização da sua loja, entre outros.

Então, a partir de agora, é hora de realmente colocar em prática as ações que vão te ajudar a reativar esses consumidores e os trazer de volta para perto da sua marca.

Pensando nisso, crie campanhas específicas para reativar esses clientes. Ofereça promoções exclusivas, descontos personalizados ou vantagens especiais para incentivá-los a voltar. A personalização é essencial para você mostrar que você entende suas necessidades e preferências.

Para isso, leve em consideração o histórico de compras do cliente. Descontos em produtos preferidos e cupons especiais são formas eficazes de atrair clientes de volta para sua loja e mostrar que você valoriza cada um dos seus consumidores.

– Confira: Personalização do atendimento: 7 dicas para aplicar no seu varejo

5. Utilize de plataformas digitais para se aproximar dos clientes

As plataformas digitais são ferramentas poderosas para reengajar clientes. Utilize redes sociais variadas, mensagens SMS, aplicativo do seu supermercado e e-mail marketing para se comunicar de forma eficaz.

Vale lembrar que cada plataforma tem as suas próprias características. Então, é importante conhecê-las bem para aproveitar o máximo potencial de cada uma delas.

As redes sociais, por exemplo, são importantes para você manter a sua marca sempre viva na mente do público, reforçar a sua autoridade, compartilhar conteúdos relevantes, entre outros.

Já os canais de comunicação direta, como e-mail marketing, mensagem SMS e push de aplicativo permitem que você faça uma comunicação mais personalizada e diferenciada para cada cliente.

Assim sendo, é importante que você desenvolva estratégias específicas para cada canal. Para saber mais sobre como fazer isso, acesse: Canais de comunicação com o cliente: quais investir e como usar.

6. Ofereça clubes de descontos exclusivos

Implemente clubes de descontos e/ou programas de recompensas para incentivar a lealdade dos clientes e estimular que eles voltem a comprar na sua loja. Você pode oferecer diversos benefícios, como:

  • Programa de pontos;
  • Cashback;
  • Descontos instantâneos na hora em que os clientes passarem os produtos no caixa;
  • Brindes;
  • Participação em sorteios;
  • Convite para eventos, entre outros.

7. Solicite feedback e invista em melhorias contínuas

Solicite feedback dos clientes para entender melhor suas necessidades e expectativas. Aliás, aproveite a informação fornecida pelos clientes para melhorar seus produtos e serviços, mostrando aos clientes que suas opiniões são valorizadas e levadas a sério.

8. Valorize ao máximo a experiência do cliente em todas as etapas da jornada de compra: desde o primeiro contato com a marca até o momento pós-vendas

Por último, mas não menos importante, invista na melhoria contínua da experiência do cliente. E essa experiência deve ser valorizada por completo, desde o atendimento, passando pela qualidade dos produtos, benefícios e diferenciais oferecidos pela sua marca, entre outros. Cada interação deve ser positiva e memorável para garantir que os clientes que voltam, tenham motivos para continuar comprando com você.

Além disso, essa experiência positiva deve ser valorizada em todos os seus canais de comunicação e vendas. Ou seja: o cliente deve se sentir valorizado e respeitado tanto na loja física quanto nos canais online. Seja como for, a troca que ele tem com a sua marca deve ser satisfatória e deixar uma boa impressão para que ele volte a fazer negócio com você.

Como você pôde perceber, existem diversas ações que você pode colocar em prática para recuperar os clientes inativos do seu supermercado. Porém, o primeiro passo para aplicá-las passa pela utilização de uma ferramenta completa de Gestão de Clientes, como a da Mercafacil.

Para saber mais sobre como a nossa solução pode ser o ponto de partida ideal para você recuperar esses clientes e aumentar o seu faturamento, clique aqui e transforme comportamentos de compra em lucro!

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Daniela Hendler