Por em 7 de fevereiro de 2020
Confira 4 dicas para ter seu cliente satisfeito e fidelizado
Ter um cliente satisfeito e fidelizado certamente é o objetivo de toda empresa. Porém, esse não é um trabalho simples e para atingir esse resultado é preciso implantar uma série de estratégias.
É importante ressaltar que existem diferenças entre o cliente estar satisfeito com a sua loja e ser fiel a ela.
A satisfação do consumidor pode não garantir que ele volte a comprar de você, mas é uma ótima forma de iniciar esse processo.
Fidelizar o cliente é um processo mais complicado e também um pouco mais difícil de ser mensurado.
Separamos algumas dicas para que você mantenha os seus clientes satisfeitos e fidelizados, confira!
Dicas para manter o cliente satisfeito e fidelizado
Existem uma série de ações que você pode colocar em prática para atingir esse objetivo em sua loja. Nós separamos 4 ideias que consideramos muito importantes nesse processo de fidelização.
Em nossa linha de raciocínio também levamos em conta que a satisfação é um processo inicial para que o cliente se torne fiel a sua empresa.
Confira as dicas que separamos para você!
1 – Experiência de compra
Esse é um assunto que tem ganhado destaque no varejo há algum tempo e tem se tornado um diferencial para várias marcas.
A experiência de compra envolve todo o processo de compra, então consequentemente envolve uma série de estratégias para ser melhorada.
Entre os principais pontos estão a comunicação, o momento de compra e a aproximação do relacionamento. De uma forma bem resumida esses são questões que podem fazer toda a diferença.
Em relação a comunicação, é fundamental que você possua vários canais de comunicação com os clientes. Além disso, seu contato com eles precisa ser recorrente e nem sempre comunicando ofertas.
Dentro da loja você já deve saber que é de grande importância oferecer um ambiente agradável para os consumidores. Outro fator relevante é o treinamento dos seus funcionários, que devem estar preparadas para responder todas as dúvidas dos clientes.
Já sobre o relacionamento, você deve estruturar um planejamento em paralelo a sua operação. Contatos pontuais em datas comemorativas e ações especiais na loja, por exemplo, são opções para você colocar em prática.
Um relacionamento mais próximo tende a aumentar a retenção, fidelização e consequentemente o seu faturamento.
Esses são apenas alguns exemplos que você pode aplicar para aumentar a satisfação e a fidelização dos seus clientes.
Para entender mais sobre a importância de uma boa experiência de compra, clique aqui.
2 – Busque um diferencial relevante
O seu diferencial em muitos casos pode ser justamente uma experiência de compra diferenciada em relação aos concorrentes. Porém, essa não é única forma de fidelizar um número maior de clientes.
Muitas dessas outras formas podem impactar na experiência de compra, mas elas se tratam muito da forma que os clientes enxergam a sua loja.
Um desses diferenciais é ser considerada uma empresa inovadora, por exemplo. Para isso, você vai precisar estudar o seu mercado de atuação, observar quais as principais necessidades dos clientes e investir em novas ferramentas.
Ter um aplicativo da sua loja é uma ótima opção. Dar aos clientes a oportunidade de ter a sua loja nas mãos a todo momento pode aproximar essa relação entre vocês e fazer com que ele compre com mais frequência.
Formatos diferentes de compra e entrega também podem ser diferenciais relevantes para a sua empresa.
Em alguns casos o mix de produtos também é uma questão que pode ser relevante para os consumidores. É interessante que você estude bastante o mercado para entender as tendências de seu ramo e traga esses itens para o seu mix.
O mais importante é que você encontre algo que você e seus clientes considerem relevante. Dessa forma, certamente você pode manter os clientes satisfeitos com a sua loja e, claro, fidelizá-los ainda mais.
3 – Dê valor ao pós-venda
Se você deseja manter o cliente satisfeito e fidelizado, a sua relação com o consumidor não termina quando ele sai da sua loja. Esse contato precisa ser mantido para que ele volte a comprar.
Muitos pensam que esse contato após a venda não faz sentido no varejo de alta recorrência. Mas, ele pode sim ser um diferencial importante no relacionamento entre você e seu cliente.
É claro que nesse tipo de loja esse processo de pós-venda será um pouco diferente e também irá exigir um pouco mais de trabalho.
Para colocar uma ação desse tipo em prática será preciso que você tenha um cadastro de clientes e também identifique essas compras.
Escolher o canal de contato ideal também é uma questão importante, pois ele precisa ser simples para os consumidores.
Uma boa opção para supermercados, por exemplo, é pedir avaliações de setores como açougue, hortifrúti e também em relação ao atendimento.
Essa é uma situação que pode servir para aproximar sua relação com os clientes. Já que mostra que você se interessa pela opinião dele em relação ao seu estabelecimento.
Como consequência desse trabalho certamente você poderá aumentar a satisfação dos seus consumidores.
4 – Valorize os seus clientes fiéis
O que melhor do que dar uma atenção ainda mais especial para aqueles clientes que já estão satisfeitos e fidelizados? Esses consumidores são os que tem o mais potencial para consumir ainda mais na sua loja.
Para que esse trabalho seja feito é importante que você adote uma estratégia de gestão do comportamento de clientes.
Dessa forma, você terá maior controle em relação aos consumidores mais fiéis ao seu estabelecimento. Com o acesso às informações de quem são esses cliente você pode trabalhar um série de ações.
Uma delas é criar um cupom de desconto para esse grupo como forma de agradecimento a eles.
Outra ideia é convidar esses clientes para um café da manhã ou uma degustação especial na sua loja.
Esses clientes já demonstraram que possuem uma relação diferente com a sua empresa, então dar a eles uma atenção diferenciada seguramente é uma boa opção.
Posteriormente esses clientes podem atuar como advogados da sua marca e indicá-la para novos consumidores.
O que você acha sobre essas ideias para manter o cliente satisfeito e fidelizado? Queremos saber o que você tem feito na sua loja em relação a essa questão.
Deixe aqui nos seus comentários suas ideias de ações.